Na Sabesp, Suécia-Brasil discutem biogás como alternativa para transporte sustentável

Dentro do Semanas de Inovação, evento da Embaixada da Suécia ocorreu hoje (26) na sede da Sabesp, uma das parceiras da ação em São Paulo.

A Embaixada da Suécia promoveu hoje (26) o seminário Biogás: Uma Cadeia Sustentável para o Transporte Público
– evento realizado na sede da Sabesp em São Paulo – uma das parceiras da iniciativa. O seminário, seguido de debate, fez parte das ações das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, organizado pela embaixada e que está na sétima edição.

O objetivo foi o de discutir o potencial de utilização do biometano como combustível sustentável para o transporte público. A Comgás, maior distribuidora de gás natural do Brasil, também foi parceira do evento.

Na oportunidade, autoridades, especialistas em biogás e representantes de empresas pioneiras em sustentabilidade compartilharam conhecimentos e soluções com objetivo de reduzir as emissões de carbono de grandes cidades brasileiras, a exemplo do que já ocorre na Suécia, país pioneiro na implementação do biogás e biometano nas frotas de ônibus públicos.

A abertura do evento foi realizada pela diretora-presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade. Também compuseram a mesa de abertura Ricardo Daruiz Borsari, secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; Antonio Celso de Abreu Junior, subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo; Andrêas Rentner, adido comercial da Embaixada da Suécia no Brasil e Gustavo Bonini, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania.

A diretora-presidente da Sabesp destacou que as parcerias são a melhor forma de tecer novos projetos, mesmo diante da “pesada” agenda do saneamento básico no Brasil, com muitos desafios. “Temos de conseguir enxergar as oportunidades que estão atrás deste desafio. Conquistar e manter foco nos novos negócios é um item do planejamento estratégico da Sabesp, recentemente atualizado”, disse Karla Bertocco.

Para o vice-ministro da indústria e tecnologia da Suécia, Nicklas Johansson, “o Brasil possui um grande potencial no que tange a utilização do biogás como fonte de combustível verde para o transporte público. O biogás, além de oferecer um combustível limpo, pode ajudar a solucionar vários problemas enfrentados pelas cidades brasileiras”.

Abastecimento de ônibus – No dia 12/11, também como uma ação da Semanas de Inovação, a Sabesp abasteceu o ônibus da Scania com gás do tratamento de esgoto, produzido pela companhia de saneamento desde abril deste ano na Estação de Tratamento de Esgoto de Franca, no interior de São Paulo.

O mesmo ônibus estará em demonstração na sede da Sabesp. O modelo é um Scania K 280, 6×2, de 15 metros de comprimento e piso baixo.

O projeto da Sabesp em Franca é o único com produção de biometano gerado a partir do tratamento de esgotos na América Latina. O biometano é a purificação do biogás, gerado a partir de dejetos, e leva esse nome devido à alta concentração de metano. No entanto, pelo fato de a matéria-prima ser de origem orgânica e não fóssil, tem mínima emissão de gases poluentes.

Cadeia de biometano – Com a missão de buscar um futuro sustentável, o evento Semanas de Inovação Suécia-Brasil destaca o potencial brasileiro de implementar uma cadeia de biometano positiva para todos seus integrantes, por meio de soluções na agropecuária e, ainda, de empresas de tratamento de água e esgoto.

Os resíduos da agropecuária, juntamente com o lodo das plantas de tratamento de água e esgoto produzido no Brasil, são capazes de suprir a demanda de combustível das frotas de ônibus de todas as cidades brasileiras. O volume de biogás poderia chegar a mais de 50 bilhões de metros cúbicos por ano.

“No Brasil, o biogás é produzido atualmente a partir de resíduos do setor agrícola e utilizado na geração de energia elétrica, porém existe um potencial ainda não explorado, que dará acesso a um recurso verde e inesgotável, que permite a produção deste biocombustível em larga escala”, reforça o vice-ministro.

Com a implementação de uma cadeia, as empresas de saneamento seriam capazes de solucionar problemas com lodo do tratamento de água, enquanto as operadoras de gás seriam independentes do gás fóssil, bem como a sociedade que se beneficiaria da redução de poluentes.

“A cadeia do biometano é uma forma de introduzir o conceito de economia circular, a qual propõe um novo desenho de sociedade e sua relação, de forma sustentável, com as matérias-primas e os resíduos gerados”, pontua Johansson.

Há décadas a Suécia direciona a maior parte do biogás que ela produz para o transporte público, considerado um dos mais limpos do mundo. Por meio do conhecimento científico e os incentivos do governo, 90% da rede de gás veicular roda com biometano.

Sobre a Sabesp

A Sabesp é a quarta maior empresa de saneamento do mundo em número de clientes. São 27,9 milhões de pessoas atendidas diretamente em 369 municípios. Atua também em parceria com empresas privadas em mais 4 cidades. Possui a maior planta de produção de água de reúso do Hemisfério Sul e uma estação de tratamento de esgotos não domésticos.

Suas ações são negociadas nas Bolsas do Brasil e Nova York, sendo o Governo do Estado de São Paulo o maior acionista, com 50,3%. Em abril de 2018, a Sabesp começou a usar o biogás gerado no tratamento do esgoto para movimentar a frota de veículos da empresa em Franca. Atualmente, o projeto da Sabesp é o maior da América Latina em produção de biometano para uso veicular gerado a partir do tratamento de esgotos.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Franca trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm³ de biogás por dia, suficiente para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente.

Sobre a Scania

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, é um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional.

Com 49,2 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos.

Em 2017, a receita líquida da Scania alcançou 119,71 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 8,7 bilhões de coroas suecas.

Sobre a Business Sweden

A Business Sweden, também conhecida como o Conselho de Comércio e Investimento da Embaixada da Suécia, é uma agência semigovernamental, com 53 escritórios em 46 países.

O papel da agência é auxiliar nas relações comerciais entre o Brasil e a Suécia assim como promover investimentos, cumprindo a função de conselheira, mediadora e parceira no diálogo entre os países.

A Suécia é líder global em inovação e tem como premissa um grande foco em sustentabilidade e desenvolvimento do conceito de economia circular. (Da Assessoria de Imprensa da Sabesp)

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