Nesta quarta, Botucatu inicia Mostra de Música Instrumental

Pau Brasil, dia 23O Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci recebe nesta quarta-feira (23) a primeira noite do Cuesta Instrumental – Mostra de Música Instrumental de Botucatu. O evento está em sua terceira edição e segue até sexta (25). Ele terá início, todos os dias, às 20h30, com entrada franca. A mostra reunirá três espetáculos. No dia 23, a abertura do evento…

será marcada pela apresentação do quinteto Pau Brasil junto ao conjunto de música de câmara Ensemble SP e o cantor Renato Braz com o show Villa-Lobos – Música e Paixão. O mesmo é uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos e reinterpretará canções como Lundu da Marquesa de Santos, A Lenda do Caboclo e Bachianas Brasileiras nº5 – Cantilena e Martelo, entre outras.

Na mesma data, às 17 horas, o quinteto Pau Brasil ministrará um workshop gratuito voltado a estudantes de música. Ele mostrará o processo criativo dos arranjos e a concepção geral de duas músicas, além de discutir o modo de trabalho e a organização do grupo. Informações sobre inscrições podem ser obtidas junto à administração do Teatro Municipal.

No dia 24, o Cuesta Instrumental receberá o contrabaixista Rodrigo Pinheiro acompanhado de músicos conceituados de Botucatu, São Manuel e Tatuí. Com diversidade de repertório e formações, o espetáculo contará ainda com a participação especial do baterista francês Thibaud Pontet.

Para fechar com chave-de-ouro, no dia 25, o compositor Fernando Marques e o grupo Éramos Três subirão ao palco do Municipal com uma seleção de clássicos instrumentais. O show contará com a participação do percussionista Marco Bosco, que está de volta ao Brasil após 26 anos no Japão.

Quinteto Pau Brasil – O Pau Brasil é formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Paulo Bellinati, Teco Cardoso e Ricardo Mosca e está em atuação desde 1978. Os trabalhos mais recentes do grupo foram o álbum Villa-Lobos Superstar, o Concerto Antropofágico, criado para apresentações com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp); e Caixote 1982/2012, box com a discografia completa do grupo.

Ensemble SP – Marcelo Jaffé (viola), Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino) e Bob Suetholz (violoncelo) compõem o Ensemble SP. Premiados em diversos concursos nacionais e internacionais na área de musica de câmara, os instrumentistas desenvolvem também atividades didáticas nos principais festivais de música erudita.
Renato Braz – O cantor Renato Braz já gravou seis CDs: Renato Braz (1996), História Antiga (1998), Outro Quilombo (2002), Quixote (2002), Por Toda a Vida (2006) e Casa de Morar(2012). Neste último, interpreta compositores como Fred Martins, Celso Adolfo, Mario Gil, Zé Renato, Simone Guimarães e Claudio Nucci, Dori Caymmi, Theo de Barros e Gilberto Gil. Em 2002, venceu o 5º Prêmio Visa da MPB.

Cantos da Cuesta – Nos próximos dias 26 e 27 de outubro, a Prefeitura de Botucatu promove o Cantos da Cuesta, etapa regional do Botucanto – Festival Nacional da Canção. O evento acontecerá no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci e será aberto a toda população.

A etapa é voltada para compositores naturais ou residentes no Polo Cuesta e cidades em um raio de 100 quilômetros de Botucatu. Ela terá caráter competitivo para seleção de quatro canções ao Festival da Canção, que será realizado em Botucatu de 28 a 30 de novembro.

O festival Botucanto tem como objetivo divulgar e incentivar a criação musical, revelar talentos, promover intercâmbio cultural entre artistas de diversas regiões do Brasil e proporcionar lazer cultural para a Cidade e região.

Serviço
Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Moura, 27 – Centro
Telefone: 3882-9004
Da Secretaria de Comunicação de Botucatu-SP

Notícias relacionadas