Newton passa a contar com Brigada de Incêndio; próxima etapa será o treinamento de primeiros socorros

Visando a segurança dos clientes, das instalações e cumprindo a legislação, na quarta-feira (24) feriado de São João Batista, padroeiro de Itaporanga, a Casa de Carnes e Mercado Newton, através do Bombeiro Gilberto Galvão, realizou um treinamento para a equipe da Brigada de Incêndio, uma das exigências para a obtenção do AVCB Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

“Essa licença é obrigatória de acordo com o decreto estadual n 63911/18 em caso de construção e reforma de edificações e áreas de risco. O processo para a solicitação do AVCB é denominado de Projeto Técnico PT e é composto pela documentação que contém elementos formais exigidos pelo Corpo de Bombeiros para a apresentação de medidas de segurança contra incêndio de uma edificação.

Para a intenção da licença ainda a empresa tem que apresentar o projeto com cálculos feito por um profissional Técnico de todo o sistema de proteção e segurança contra incêndio para a edificação, onde após aprovado esse projeto por uma comissão do Corpo de Bombeiros dá-se início a execução do projeto.

E por se tratar de projeto técnico (acima de 750m de construção no caso do Newton) as exigências de segurança e sistema de proteção contra incêndio são maiores como: sistema de proteção por hidratante, sistema de proteção por extintores de incêndio, sistema de proteção por alarme de incêndio, sistema de iluminação de emergência, sistema de saídas de emergência, sistema de sinalização de emergência e a brigada de incêndio.

O que é o sistema de prevenção e combate a incêndio?

Conjunto de medidas construtivas e de instalação hidráulica, elétrica, acessórios e demais componentes que, quando acionado possibilitam evitar a propagação do incêndio , permitir a detecção e aviso aos ocupantes da edificação para a saída segura pelas rotas de fuga projetadas no sistema além dos equipamentos de proteção contra incêndio em sua fase inicial.

Devido a essa solicitação o Newton está se adequando e já fez a instalação do sistema de proteção e combate a incêndio e uma das exigências é a brigada de incêndio que a empresa deve possuir uma equipe treinada para manusear esses equipamentos e orientar os ocupantes da edificação no caso supermercado para um abandono seguro em caso de emergência orientados pela brigada de incêndio.

Brigada de incêndio é um conjunto de pessoas treinadas e capacitadas para manusear os equipamentos de emergência de uma edificação, trabalha na prevenção contra o acidente e também no combate em uma situação de emergência.

Nesta primeira fase os brigadistas foram capacitados para combate a incêndio com uso de extintores portáteis e sistema de hidratante, alarme e evacuação de emergência e está agendado para a segunda fase do treinamento com o tema primeiros socorros onde o brigadista será capacitado para fazer um primeiro atendimento em uma situação de emergência clínica ou trauma”, explicou o Bombeiro Gilberto Galvão.

Notícias relacionadas