No Brasil em Pauta, presidente do INSS fala sobre expansão das agências e programa empreendedor individual

O programa Brasil em Pauta recebe nesta quarta-feira (28), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild. Na pauta do programa, o plano de expansão da rede de atendimento da Previdência Social (que construirá 720 novas agências em todo o Brasil), o

Programa do Empreendedor Individual e a importância do pagamento dos benefícios da Previdência Social para a movimentação da economia nos municípios brasileiros.  Produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o Brasil em Pauta é um programa de rádio mensal que aborda ações e políticas do governo federal. A entrevista acontece ao vivo, das 8h às 9h, com transmissão pela TV NBR.

O Plano de Expansão da Rede de Atendimento da Previdência Social (PEX) prevê a implantação e o funcionamento das novas 720 Agências da Previdência Social (APS) que estão sendo construídas em todo o país. Dessas, 80 novas APS já estão em funcionamento. O Ministério da Previdência Social (MPS) e o INSS estão construindo novas unidades de atendimento em municípios com mais de 20 mil habitantes e que não contam ainda com a presença da Previdência Social. O Governo Federal entra com toda a estrutura e os governos municipais, em contrapartida, doam os terrenos para a construção das agências.

Além da expansão da rede de atendimento, todas as unidades já existentes estão sendo reformadas, ampliadas ou transferidas para prédios próprios. O total de investimentos para a expansão e recuperação da rede é de R$ 1,1 bilhão.
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL – Em março deste ano, ao anunciar a adesão de um milhão de trabalhadores ao Programa do Empreendedor Individual (EI) as entidades parceiras do programa estipularam a meta de 500 mil novos cadastros até o final de 2011. Este número foi alcançado no final do mês de agosto. Segundo dados da Receita Federal do Brasil (RFB), o país atingiu a marca de 1.592.046 empreendedores individuais cadastrados no Simples Nacional, até 23 de setembro.

O trabalhador que possui o próprio empreendimento e tem faturamento bruto de até R$ 36 mil por ano pode se cadastrar como empreendedor individual no Portal do Empreendedor na internet (www.portaldoempreendedor.gov.br). São quase 500 ocupações nas quais o trabalhador pode ser enquadrado como empreendedor individual, entre elas o pipoqueiro, a manicure, o artesão, a bordadeira etc.

Participam do programa as rádios: Caturité AM (Campina Grande/PB), Líder FM (São José do Rio Preto/SP), Onda Sul FM (Francisco Beltrão/PR), Verdes Campos FM (Teresina/PI), CBN (Rio de Janeiro/RJ), Bandnews FM (Porto Alegre/RS), Capital FM (Campo Grande/MS), Bandnews FM (Brasília/DF), Educadora AM (Xapuri/AC), Globo AM (Governador Valadares/MG), Educadora AM (Sobral/CE), Grande Rio AM (Petrolina/PE), Mais FM (Joinville/SC), 730 AM (Goiânia/GO).

O programa Brasil em Pauta é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no portal da Presidência da República.

Notícias relacionadas