No Dia Nacional da abelha, 03/10, CATI promove evento com atividades, exposição e oficinas de culinária do mel e seus derivados 

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, promove um evento em comemoração ao Dia Nacional da Abelha no próximo dia 3 de outubro, a partir das 8h, em Campinas. Os visitantes poderão conferir palestras de especialistas no assunto, plantio de espécies de mudas de interesse das abelhas, oficinas de manejo de abelhas sem ferrão e de culinária com mel, exposição e explicações sobre as abelhas nativas, feira do mel e seus derivados, entre outras ações. O evento é gratuito e as inscrições devem der feitas no dia.

“Nem todos sabem, mas as abelhas são importantíssimas para a agricultura. Não apenas se responsabilizam pela produção do mel e de seus subprodutos, como são fundamentais para a manutenção e para o desenvolvimento da biodiversidade, além de serem essenciais para a produção de alimentos. Isso se deve à sua capacidade polinizadora, que permite o aumento da disponibilidade de frutos e sementes para a manutenção dos ecossistemas. Algumas plantas dependem exclusivamente desses insetos polinizadores para sua reprodução, outras se beneficiam deles produzindo frutos de melhor qualidade; por isso estimulamos a apicultura e a melipolinicultura”, afirmou João Brunelli Júnior, coordenador da CATI.

Segundo o engenheiro agrônomo Osmar Mosca Diz, que trabalha na Divisão de Extensão Rural (Dextru) da CATI e é um dos organizadores do evento, o encontro oferecerá uma oportunidade para troca de saberes e experiências a respeito das abelhas e de sua importância no processo de polinização e perpetuação da vida. “O Dia da Abelha nos convida a voltar as nossas atenções para esses insetos, ao papel que desempenham nos ecossistemas e também aos riscos que elas enfrentam para sobreviver por causa do uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, sobretudo em se tratando das pulverizações aéreas”.

“A nossa instituição constituiu, recentemente, um grupo de gestão em apicultura e meliponicultura, composto por extensionistas de diversas regiões do estado. A proposta agora é desenvolver projetos regionais visando ao fortalecimento dessas atividades no meio rural, promovendo cursos e capacitações, oficinas, palestras em instituições de ensino, parcerias, entre outras ações”, afirmou Osmar.

Oficinas de culinária

O evento terá, também, oficina de culinária com foco em receitas com mel. “São 25 vagas para quem deseja aprender a fazer bolo de mel, pão de mel, suco de maracujá com manjericão adoçado com mel, bolachas de mel, entre outras receitas”, afirmou Beatriz Cantusio, nutricionista da CATI e uma das responsáveis pela oficina de culinária.
Curiosidades

• A apicultura é a atividade de criação de abelhas do gênero Apis (dotadas de ferrão, as quais no Brasil são resultado do cruzamento entre as abelhas europeias introduzidas na época da colonização e uma espécie africana, introduzida na década de 1950, por isso são denominadas “africanizadas”).
• Mais de 20 mil espécies abelhas – pertencentes a várias famílias da ordem Hymenoptera – já foram descritas e um número indefinido ainda permanecem desconhecido. Entre as abelhas nativas sem ferrão, o Brasil detém 75% das espécies, sendo um valioso patrimônio da nossa rica biodiversidade
• Para produzir mel, as abelhas que coletam o néctar precisam realizar inúmeras viagens todos os dias, visitando milhares de flores.
• A maior parte do mel produzido no Brasil é silvestre, retirada de floradas nativas. A exceção fica para o mel de Santa Catarina, que é retirado das macieiras, e para o mel de São Paulo, cuja boa parte é produzida com base nas laranjeiras e nos eucaliptos.

Serviço: Encontro Dia Nacional da Abelha

Programação: palestras; vivência com as abelhas nativas sem ferrão, juntamente com os meliponicultores; conversa com um apicultor; oficinas de culinária e manejo de abelhas sem ferrão; exposição e venda de produtos do mel e seus derivados.
Data: 3 de outubro de 2018
Local: Auditório e parque da CATI – Avenida Brasil, 2.340 – Jd. Chapadão – Campinas (SP)
Horário: das 8h às 17h
Inscrições gratuitas no local

Notícias relacionadas