No Minas, prefeito de Itapeva ministra palestra sobre gestão pública

Prefeito Luiz Cavani em palestra, no MinasO prefeito de Itapeva Luiz Cavani deu início à Semana de Administração da Escola Técnica (Etec) Demétrio de Azevedo Júnior, a Escola de Minas, em Itapeva, na tarde desta segunda-feira, 7 de junho. Com o tema “Gestão Pública”, sua palestra abordou diferentes aspectos da administração municipal, em especial os seus cinco princípios básicos (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e elegeu como atitudes essenciais do gestor a busca frequente pela ética, pela aplicação de metas e pela elaboração de planejamento para atingi-las.

 

“Hoje o que faz diferença na administração pública é antever os problemas. É preciso pensar o que será necessário fazer no ano que vem. É preciso fazer a previsão orçamentária”, ensina o prefeito. Cavani também explicou para os mais de 100 alunos presentes a estratégia utilizada em sua gestão, iniciada em 2005. Segundo ele, foi necessário implantar toda a infraestrutura viária, educacional e de saúde, além da organização territorial e a regularização fundiária de que o município necessitava. “Não se reforma uma casa começando pelo acabamento”, compara, lembrando que esse tipo de obra nem sempre tem visibilidade, e sim funcionalidade.

Um dos desafios da administração pública, segundo Cavani, é a morosidade no desenvolvimento de alguns projetos. “Não se pode imaginar uma ação hoje e já realizá-la. Mas estamos caminhando positivamente no cumprimento das nossas metas”.

Entre as metas alcançadas pelo governo Luiz Cavani está a do aumento no número de crianças de zero a seis anos frequentando a escola. No início do seu mandato, havia cerca de 1.800 crianças matriculadas no Ensino Infantil. Hoje são mais de cinco mil crianças estudando. Só no ano passado, foram abertas 800 vagas nas 21 Escolas de Educação Infantil (Emeis) de Itapeva. A partir de agosto, com a inauguração da Emei do Jardim Nova Itapeva, serão 22 escolas. A nova escola vai oferecer 400 novas vagas. “Estamos investindo hoje no ensino para as crianças para que no futuro elas sejam adultos melhores do que nós”, diz o prefeito.

Respondendo as perguntas dos alunos, o prefeito ainda falou dos investimentos nas áreas de Saúde, Cultura e Turismo, Esportes e Agricultura. Nessa última, a prefeitura conseguiu nesta gestão unir os agricultores em associações, garantindo com lucratividade à atividade. Hoje, o pecuarista que recebia cerca de R$ 0,20 por litro de leite, recebe mais de R$ 0,70. “Foi um salto de qualidade comemorado por todos nós”, conclui Cavani.

Alemanha – Luiz Cavani aproveitou a palestra sobre gestão para transmitir informações sobre a gestão pública nas cidades do interior da Alemanha. No início deste ano, o prefeito foi convidado a conhecer a região por ser um dos prefeitos paulistas que mais atuam de forma regionalizada (Luiz Cavani é presidente do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo, o Condersul). Segundo ele, na Alemanha uma das situações que despertam a atenção dos visitantes é o trabalho realizado em conjunto. Ele destaca, no entanto, as características física e de logística das mais de 10 mil cidades, abrigadas em uma região que se compara, em tamanho, ao Estado de Goiás, no Brasil. “Eles têm pouco espaço, por isso as pessoas aproveitam ao máximo o pouco que têm”, diz. “No entanto, é importante lembrar que vivemos num país muito bom, pelo clima e pela fartura de alimentos em todas as estações do ano”, finaliza. (Juliana Oliveira, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapeva)

 

 

Notícias relacionadas