“No rastro das tropas”: Sérgio Coelho de Oliveira ganha prêmio por Histórico de Realização em Literatura do PROAC LAB 2020

O jornalista e historiador Sérgio Coelho de Oliveira ganhou o Prêmio por Histórico de Realização em Literatura do PROAC LAB 2020 e como contrapartida ao recebimento do importante prêmio, publicou o Livro “No rastro das tropas” e desenvolveu duas palestras que já estão sendo veiculadas nas redes sociais e no canal VIMEO.

O livro “No rastro das tropas” prefaciado pelo jornalista e historiador Geraldo Bonadio ao longo dos textos e ilustrações tem como proposta apresentar os registros de vestígios culturais e históricos remanescentes do tropeirismo no trecho paulista – Itararé a Sorocaba – que Sérgio colecionou nas suas visitas ao caminho; a obra comemora e eterniza a história dos tropeiros e das tropas com uma excelente pesquisa e visão características do historiador.

Há 100 anos da passagem das últimas tropas pelo trajeto, o autor se dispôs a rever o trecho para sentir o que restou da saga tropeira e chegou à conclusão que sobrou muito pouco do patrimônio material – trilhas, pontes, sedes de fazendas, potreiros, marcas de pousos e de invernadas. Porém, viu e sentiu em cada canto, em cada cidade a alma tropeira, o jeito de ser tropeiro expresso nas manifestações culturais, em hábitos e costumes dos seus moradores.

As festas comemorativas ao tropeirismo, as cavalgadas, o artesanato de couro e madeira, as danças como o fandango, os cururus, as feiras de animais vivos, os livros, as poesias, as músicas, as lendas e os causos são a herança imaterial do tropeirismo na região do Caminho das Tropas.

Outro aspecto que o “Rastro das Tropas” coloca em apreciação é a definição e o conceito de Estrada Geral das Tropas, ou seja, o corredor por onde transitavam as tropas soltas ou xucras: Itararé, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra e Sorocaba. “Esse número de cidades vai se multiplicar quando passamos a considerar os caminhos alternativos, utilizados pelas pequenas tropas dos “picadores de tropas”, contrabandistas e fazendeiros, cujas propriedades ficavam fora da estrada geral. Já os caminhos das tropas cargueiras cruzam o Estado todo, do litoral ao interior, de cidade a cidade, de sítios e fazendas onde quer que haja uma riqueza a ser transportada. Todas essas cidades do sudeste paulista já fizeram parte do território de Sorocaba, o mais importante centro de comercialização de muares do Brasil”, acrescenta Coelho.

O local e a data escolhidos por Sérgio Coelho de Oliveira para o lançamento do livro são muito significativos, pois além de ser comemorado o dia do tropeiro – 29/05 – no município, o Largo do Divino em Sorocaba foi a passagem e caminho das tropas.

O Prêmio por Histórico de Realização em Literatura do PROAC LAB 2020, viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Lei Aldir Blanc do Governo Federal abriu em setembro/2020 várias linhas de premiações nas áreas culturais, contando com a participação de mais de 2 mil projetos, entre os quais o premiado do jornalista escritor e historiador Sérgio Coelho de Oliveira.

Vencedor, o historiador desenvolveu duas palestras online sobre temas tropeiros: “O tropeirismo e a construção das cidades do interior” e “No rastro das tropas (de Itararé a Sorocaba)”, gravadas no CEHICAT- Centro de Estudos Históricos Caminho das Tropas, cujo presidente é o historiador Sérgio Coelho de Oliveira e que poderão ser assistidas nas redes sociais e nos canais https://vimeo.com/530614702 e http://vimeo.com/530606795.

Uma equipe multidisciplinar desenvolveu em contrapartida ao projeto a produção do livro e a realização e gravação das palestras: Editora TCM- Marta Silva e Moreno Mota, Mambo Produções- Cleiner Micceno e produção geral de Angel Art´s e Cultura-Angeles Paredes Toral. Apoio CEHICAT Sorocaba.

Todos envolvidos no projeto são residentes em Sorocaba e região e atuaram ao lado do jornalista e escritor para a realização desse projeto. O resultado desse trabalho vem a enaltecer a importância da mão de obra artística que atua no interior do Estado de São Paulo, principalmente na cidade de Sorocaba e região, colaborando no resgate do seu histórico e cultural.

Haverá venda do livro no dia do lançamento, no valor de R$ 25,00, com renda beneficente ao CEHICAT- Centro de Estudos Históricos Caminho das Tropas.

Serviço:
Lançamento: 29 de maio, um sábado da Semana do Tropeiro
Horário: 09h às 12h
Local: pátio da antiga Capela do Divino, ao ar livre

Palestras: https://vimeo.com/530614702 e http://vimeo.com/530606795.
Seguindo todos os protocolos de segurança e saúde
Obrigatório o uso de máscaras.

Notícias relacionadas