No RJ, Dilma participa do sorteio preliminar para a Copa 2014

Neste sábado (30/7), a presidenta da República, Dilma Rousseff, participa da cerimônia do sorteio preliminar para a Copa do Mundo. O sorteio, que definirá as chaves das eliminatórias do evento esportivo de 2014 no Brasil, contará com a participação de representantes das 166 seleções que disputarão as 32 vagas na Copa. O evento acontece às 14h45 na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).  Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR                                                   

As 166 seleções disputarão as 32 vagas divididas em seis regiões: Europa (13 vagas); África (5 vagas); Ásia (4 ou 5 vagas); América do Sul (4 ou 5 vagas); América do Norte, Central e Caribe (3 ou 4 vagas); e Oceania (apenas na repescagem). Todas as chaves de cada região serão definidas por sorteio, exceto no caso da América do Sul, que tem sua fase classificatória distinta das demais – todas as seleções se enfrentam em turno e returno, com um jogo no país de cada um. Por ser anfitrião, o Brasil já está automaticamente classificado para o Mundial e não participará das eliminatórias. 

 
O primeiro colocado dentre os não classificados de quatro regiões (Europa; África; Ásia; América do Sul; América do Norte, Central e Caribe; e Oceania) poderão concorrer a uma vaga na repescagem. Do total de 32 vagas da Copa, duas serão destinadas a esse objetivo. As partidas das eliminatórias devem acontecer até novembro de 2013.

O sorteio, com duração prevista de 95 minutos e transmissão ao vivo pelo site da Fifa, marcará o retorno da Copa do Mundo ao Brasil após 64 anos, e será o primeiro grande evento da organização do Mundial de 2014. Para a cerimônia são aguardadas cerca de 100 associações membros da Fifa, em torno de 800 representantes da imprensa de todo o mundo, e ainda 2 mil pessoas entre artistas, políticos, dirigentes, empresários, jornalistas, além de grandes nomes e jovens promessas do futebol – entre eles Ronaldo, Cafu, Zico, Bebeto, Zagallo, Lucas (São Paulo), Fellipe Bastos (Vasco), Lucas Piazón (São Paulo), Adryan (Flamengo) e Neymar (Santos). 
Na última terça-feira (26/07), a presidenta Dilma Rousseff concedeu a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o título de embaixador honorário da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Pelé é tricampeão mundial de futebol e um dos atletas mais conhecidos no mundo. (Da Assessoria de Imprensa do Ministério do Esporte )
 

Notícias relacionadas