Nos 242 anos, Itapeva homenageia educadores

DSC_0015Câmara promoveu Sessão Solene e entrega honrarias – O evento comemorou os 242 anos de Itapeva e as homenagens foram para três profissionais da área de educação: Brasilina Lucano Gimenez, Laerte Roque de Barros e Rui Gomes Pinheiro. Em Sessão Solene realizada no dia 08 de setembro – quinta-feira, a Câmara Municipal de Itapeva procedeu a entrega

honrarias a três educadores: Brasilina Lucano Gimenez, com o Título de Cidadã Itapevense proposto pelo vereador Paulo de la Rua; Laerte Roque de Barros, Título de autoria do vereador Roberto Comeron e Rui Gomes Pinheiro, que recebeu a Comenda Antonio Furquim Pedroso da Ordem e do Mérito de Itapeva, apresentada pela vereadora Áurea Aparecida Rosa.

DSC_0031DSC_0046DSC_0054DSC_0093

DSC_0100DSC_0146DSC_0185DSC_0214

DSC_0220DSC_0223

A solenidade contou com presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados e foi abrilhantada pelo Coral Municipal, sob regência do professor Elcir Melo. As honrarias foram entregues pelo prefeito Luiz Cavani e as senhoras  Brasilina Gimenez,  Maria Inês Mancebo de Barros e Célia Regina Costa Galvani Pinheiro foram agraciadas com vasos de flores, oferecidos pela Câmara e entregues pela vereadora Áurea Aparecida Rosa.

ITAPEVA E O PODER LEGISLATIVO
Ao abrir os trabalhos da Sessão o Presidente Paulo de la Rua afirmou que é que com grande alegria e satisfação  que estamos aqui reunidos para homenagear pessoas que muito contribuem para o desenvolvimento de Itapeva, dona Brasilina, seu Laerte e Rui são professores o que faz deles merecedores da honraria.

Trata-se também de uma solenidade alusiva aos 242 anos de Itapeva e salientou  que Itapeva e o Poder Legislativo tem praticamente a mesma idade, de acordo com pesquisas feitas pelo historiador e professor Euflávio Barbosa.

Muitos documentos se perderam devido a ação do tempo, no entanto, na ata datada de 20 de março de 1823, verifica-s que haviam cinco vereadores: O Juiz Presidente Joaquim de Melo Rego, os vereadores Salvador Loureiro de Almeida, Manoel da Silva Barbosa, João José de Lara e o Procurador Inácio de Almeida Lara, que, supostamente foram indicados aos cargos pelo Governador da Província.

Consta que a primeira lei aprovada pelos vereadores foi exatamente a da criação da Câmara, no dia 12 de outubro de 1829.

A primeira sede do Legislativo funcionou a Rua Dr. Pinheiro, 42, no ano de 1937. Em 1948 mudou-se para o Edifício do Fórum à Rua Cel. Crescêncio, 592. Em 5 de janeiro de 1968, foi inaugurada a Câmara Municipal na Praça Duque de Caxias, 22, ao lado do Paço Municipal.

Em março de 1993, o Legislativo mudou-se para a Estação Cultura, à Avenida Mário Covas, onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Em 1997, a Câmara passou a funcionar à Rua Lucas de Camargo, 520, até que finalmente em novembro de 2010, inaugurou a sede própria, à Avenida Vaticano, 903, e lembrou Paulo de la Rua  que o idealizador da obra foi o  Dr. Ulysses, hoje deputado estadual e que esse  novo prédio  é um presente para nossa cidade.

Voltando aos homenageados parabenizou-os e registrou que a missão do educador é mais nobre de todas, pois tem na sua essência a formação do ser humano, do cidadão, dos homens e mulheres que serão os responsáveis pelo futuro, e isso é de fato grandioso.

ENTREGA DE HONRARIAS
Depois de receber o Título de Cidadã Itapevense a professora e escritora Brasilina Lucano Gimenez usou da palavra lendo um poema de sua autoria onde fazia referência a Itapeva, a hospitalidade e generosidade de seus moradores.
Afirmou que esta é uma oportunidade para manifestar o quanto ama e é grata a essa cidade, à sua população, uma oportunidade de agradecer. Falou que aqui realizou sonhos, entre os quais o de ser professora, e o de escrever. Fez comentários sobre seus familiares, o quanto os ama e são importantes em sua vida. Agradeceu aos amigos presentes à sessão, ao Presidente da Câmara Paulo de la Rua, autor da honraria e aos demais vereadores, por a aceitarem como filha de Itapeva. Parafraseando um poeta, afirmou que “aqui encontrei a mim mesma, a Deus e ao próximo”.

O professor Laerte Roque de Barros saudou as autoridades e todos os presentes à sessão, lembrando de como conheceu Itapeva, quando veio para cá e a maneira como foi recebido pelas pessoas. Disse que a emoção o impedia de falar muito, mas que precisava contar um segredo guardado em seu coração, o grande amor de sua vida, que teve consequência saudáveis e benéficas. Falou de seu trabalho, que como professor de educação física passou por quase todas as escolas do município, obtendo novos aprendizados e tantas emoções. “O segredo é que amei Itapeva a primeira vista, amei tudo e todos. Itapeva morará em meu coração para sempre”.

Ao receber a Comenda Rui Pinheiro afirmou que é uma grande honra estar entre o seleto grupo de comendadores e gostaria de compartilhar a honraria com seus filhos, netos, genro, noras e com sua companheira Célia Regina. Afirmou que é uma noite memorável, mais do que emocionante, especialmente por receber a homenagem juntamente com os professores Brasilina e Laerte, isso é mais que um júbilo. Isso é compartilhar sonho de amor e de vitória. “Sou grato por essa homenagem e muito darei de mim para caminhar rumo ao desenvolvimento de nossa cidade”. Disse que seu sonho é criar com os comendadores o Instituto Antonio Furquim Pedroso, para junto continuarem a missão pela querida cidade.

Em seu pronunciamento o deputado Dr. Ulysses teceu comentários sobre os trabalhos desenvolvidos pelos professores Brasilina, Laerte e Rui, a atuação profissional, ações sociais, educadores que marcaram suas trajetórias e contribuíram com a cidade e com seus moradores. Parabenizou  os homenageados pelas honrarias e à Câmara Municipal por essa importante iniciativa.

O prefeito Luiz Cavani destacou a sessão como uma das mais belas, e falou de sua emoção e alegria em compartilhar com todos os presentes a entrega das honrarias a esses ilustres homenageados. O evento por ocasião da passagem dos 242 anos de Itapeva  é importante, pois são pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade, que é hoje uma referência regional, estadual e que vem se destacando em diversas áreas. Parabenizou aos vereadores pelas honraria e afirmou que a sessão que presta homenagem a esses educadores ficará marcada na história de Itapeva.(Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva  – fotos: Edson Takao).

Notícias relacionadas