Notícias de Barão: SESI Nutrição e SP Solidário reforma casas de moradores

Do jornal O Imparcial, Barão de Antonina recebe Unidade Móvel de Nutrição do SESI-SP e Programa São Paulo Solidário beneficia famílias com reformas de residências

O município de Barão de Antonina recebeu a Unidade Móvel de Nutrição do Serviço Social da Indústria (SESI-SP), de 10 a 26 de março, onde nutricionistas da entidade ensinam gratuitamente receitas dos programas “Alimente-se Bem” e “Sabor na Medida Certa”. A previsão de atendimento é de 210 pessoas, divididas em sete turmas com até 30 alunos.

As aulas são realizadas em uma das cinco unidades móveis da instituição – carretas totalmente adaptadas com eletrodomésticos e utensílios de cozinha.
No curso “Alimente-se Bem” são ensinadas receitas do livro “Frutas e Hortaliças”. Alguns exemplos são a sopa de cará com talos de brócolis, arrumadinho de berinjela, pastel assado de brócolis e cenoura, beijinho de batata e o nhoque de abacate, entre outras.

As dicas e receitas para controle e prevenção de hipertensão arterial, diabetes, colesterol e obesidade fazem parte do programa “Sabor na Medida Certa”, criado para promover alimentação saudável e corrigir excessos que comprometem a saúde. Os alunos aprendem receitas saborosas que inibem o uso de sal, gorduras e açúcares. Também recebem informações sobre ingredientes saudáveis, índice nutricional balanceado e técnicas dietéticas.

Unidades Móveis – Construídas no Centro de Treinamento SENAI de Lençóis Paulista, as cinco unidades móveis do SESI-SP têm capacidade de atendimento para 30 participantes por turma, comportando até quatro grupos por dia. Isso é viável graças a um sistema retrátil, que faz surgir uma sala integrada à estrutura do caminhão quando ele está estacionado.

Os cursos do “Alimente-se Bem” unem teoria e prática, com o objetivo de ensinar preceitos de uma alimentação saudável, econômica e sem desperdício, além de aumentar o consumo de vegetais e a utilização integral dos alimentos.

Todas as aulas são ministradas por nutricionistas do SESI-SP, que preparam receitas balanceadas, nutritivas, econômicas e com ingredientes de fácil acesso. Os calendários são elaborados com o intuito de atender o maior número de alunos, respeitando o máximo permitido e o horário de trabalho da equipe técnica.

Prefeito Silvio Melo e as assistentes sociais, Adriana e Marilena junto da carreta móvel

Famílias são beneficiadas com o Programa São Paulo Solidário

 


Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Barão de Antonina, Governo do Estado de São Paulo, através da Assistência Social Municipal, o município foi beneficiado com o Programa São Paulo Solidário.

Depois de um levantamento feito pelas assistentes sociais Marilena Oliveira e Adriana G. O. Silva, na parte burocrática, o município recebeu R$ 146 mil para atender 12 famílias que foram beneficiadas com o programa. Na última sexta-feira, o prefeito Silvio Melo juntamente com Marilena e Adriana estivera visitando algumas residências que estão recebendo as melhorias. Dentre as melhorias efetuadas nas casas está: pintura interna e externa, colocação de azulejos em alguns locais das residências, portas, janelas, pisos, enfim, reforma e até ampliação em algumas residências que se encontravam em situação precária.

O São Paulo Solidário foi lançado em 2011. Sendo implantado em municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano. O programa para superação da extrema pobreza visa promover a mobilidade social das pessoas que vivem com algum tipo de privação social. São Paulo Solidário está estruturado nos eixos: a localização feita pelo Busca Ativa; a organização dos dados resultando no diagnóstico, chamado Retrato Social; e a responsabilização efetiva de cada uma delas na superação de suas privações socioeconômicas, com a assinatura da Agenda da Família Paulista.

Com o Compromisso Paulista, o Estado garante apoio real para a superação das privações, a partir de investimentos pontuais nas cidades beneficiadas. O prefeito Silvio Melo falou do trabalho realizado pelas assistentes sociais Marilena e Adriana, para que essas famílias pudessem ser beneficiadas com as melhorias em suas residências, pois, muitas delas (residências) estavam em situações precárias. “Agora essas famílias terão um espaço mais digno de se morar, afinal até ampliação em algumas residências estão sendo feitas, fora todas as outras melhorias”, disse o prefeito. As obras tem o acompanhamento do engenheiro André Nakasone.

Compartilhar

Notícias relacionadas