Notícias da Prefeitura de Botucatu desta terça-feira, 22

Município receberá pela primeira vez a "Virada Cultural", Prefeitura discute Adoção de Atividade Delegada, Trecho da Rua Moraes Barros parcialmente interditada nesta quarta e quinta, Assistência Social forma grupo de mães e adolescentes grávidas, Semutran anuncia nova linha Norte/Sul e GPS no transporte público municipal, Fundo Social lança Projeto Empresa Solidária, Teatro recebe primeira exposição do ano a partir de 3 de março, Audiência Pública apresentará balanço financeiro de 2010, GCM localiza menor que passou a noite na rua após consumir Crak, Funcionários da CEI "Sardenberg" discutem projetos pedagógicos para o ano letivo e Prefeito vai ao Recanto da Amizade para discutir abastecimento de Água.

BOTUCATU RECEBERÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, A ‘VIRADA CULTURAL’

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Secretaria de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, anunciaram nesta terça-feira (22) as cidades participantes da quinta edição da Virada Cultural Paulista, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio. E Botucatu, pela primeira vez, foi confirmada entre os 22 municípios do Interior de São Paulo que receberão o evento.
Além de Botucatu, a Virada Cultural Paulista 2011 também será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, este é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. “O programa cumpre a sua missão de levar cultura de qualidade para cidades do interior e litoral do Estado. A Virada Cultural Paulista cresce a cada ano, leva pessoas às ruas e auxilia na formação de público em São Paulo”, afirma.
Em Botucatu as atrações serão divididas entre o palco do Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” e o palco que será montado em frente à Prefeitura, na Praça Professor Pedro Torres.
Segundo a divulgação prévia da programação estão confirmadas as seguintes atrações: Orquestra Sinfônica de Botucatu, peça teatral “Com quem fica o coração”, Numismata, Soundtrackers, mágico e humorista Ben Ludmer, Assembléia dos bichos – Bendita Trupe, Forró é melhor – Cia. Sopro de Dança, músico Moacir Bedê, Jazz Sinfônica, DJ Benjamin Ferreira, os músicos Luiz Ayrão, Ana Canãs e Zeca Baleiro. Além de exposições, bandas locais e outras como Autoramas, Os Pamonheiros, e Cachorro Grande.
O prefeito João Cury Neto, que acompanhou o lançamento da programação da Virada Cultural Paulista ao lado do secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, considera uma grande conquista o fato de Botucatu figurar pela primeira vez entre os municípios que sediarão o evento.
“Isso não acontece por acaso ou meramente por interferência política. O André Sturm, coordenador da Secretaria da Cultura, esteve em Botucatu e comprovou o enorme potencial que a cidade tem para abrigar grandes eventos culturais. Essa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado será um marco para a cidade e consolida Botucatu como um pólo cultural importante. Desde já convido toda a população a participar da Virada Cultural. Serão 24 horas de intensa programação. Tenho certeza que realizaremos um evento inesquecível”, comenta.

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA/BOTUCATU:

Palco interno 1: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci

Horário – Nome do Grupo
18h – 18h30   abertura oficial
18h30 – 19h30  Orquestra Sinfônica de Botucatu
20h – 20h30   INTERVENÇÃO – em frente ao teatro ou lobby
20h30 – 21h30  Com quem fica o coração
21h30 – 22h   INTERVENÇÃO – em frente ao teatro ou lobby
22h30 – 23h30  Numismata
23h30 – 0h   INTERVENÇÃO – em frente ao teatro ou lobby
0h30 – 2h   Soundtrackers
2h – 2h30   INTERVENÇÃO – em frente ao teatro ou lobby
2h30 – 3h30   Ben Ludmer
10h30 – 11h20  Assembléia dos bichos – Bendita Trupe
12h30 – 13h   INTERVENÇÃO – em frente ao teatro ou lobby
13h – 14h10   Forró é melhor – Cia Sopro de Dança
14h – 14h30   INTERVENÇÃO – em frente ao teatro ou lobby
15h – 16h  Moacir Bedê – vai ser montado em frente ao teatro um praticável e atividade vai acontecer fora
16h – 16h30   INTERVENÇÃO – em frente ao teatro ou lobby
16h30 – 18h   Jazz Sinfônica

Palco externo: Praça Pedro Torres

Horário – Nome do Grupo
18h30 – 19h30  DJ Benjamin Ferreira
19h30 – 20h30  Autoramas
20h30 – 21h   INTERVENÇÃO – em frente ao palco
21h – 21h50   BANDA LOCAL
22h – 22h30   INTERVENÇÃO – em frente ao palco
22h30 – 23h30  Os Pamonheiros
23h30 – 0h   INTERVENÇÃO – em frente ao palco
0h – 1h30   Cachorro Grande
1h30 – 3h30   DJ Benjamin Ferreira
14h – 15h   Luiz Ayrão
15h – 15h30   INTERVENÇÃO – em frente ao palco
15h30 – 16h30  Ana Canãs
16h30 – 17h   INTERVENÇÃO – em frente ao palco
17h – 18h30   Zeca Baleiro

Exposição  
Horário – Nome do Grupo
19h  –  abertura exposição

Sobre a Virada Cultural  – Inspirada na Virada Cultural da capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo, a Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em outras dez cidades, que receberam 381 atrações.

Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Em 2009, o público em 20 cidades do Estado ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiu mais de 560 atrações. Em 2010, a Virada atingiu a marca de 1,6 milhão de pessoas. Para 2011, a expectativa é atingir o mesmo número de público.
Serviço:
Acompanhe as informações da Virada Cultural Paulista nos twitters:
www.twitter.com/viradasp // www.twitter.com/culturasp
e no Facebook:
www.facebook.com/culturasp

SEGURANÇA – PREFEITURA DISCUTE ADOÇÃO DE ATIVIDADE DELEGADA

Botucatu poderá ganhar um importante reforço na área de segurança pública a partir da adoção da chamada Atividade Delegada. O assunto foi discutido na tarde desta segunda-feira (21), no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação. O Major PM Wagner, do Policiamento da Capital, fez uma apresentação detalhada desta iniciativa inovadora, criada em 2009, a partir de um convênio assinado entre o Estado e a Prefeitura de São Paulo.
A reunião foi aberta pelo prefeito de Botucatu, João Cury Neto, que ressaltou a importância de lançar mão de todos os instrumentos que se encontram à disposição para garantir mais segurança à população. Também participaram do encontro, os prefeitos Tharcílio Baroni Júnior (São Manuel) e Claudécio José Ebúrneo (Bofete), os vereadores Curumim e Bombeiro Tavares, oficiais da Polícia Militar, além de representantes de outros municípios da região.
Na prática, a Atividade Delegada permite a utilização de policiais, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização que são responsabilidade do município. As áreas onde os policiais atuarão são pré-determinadas pelo poder público municipal.
O processo para implantação é dividido em etapas, que compreendem a aprovação e regulamentação de Leis autorizando o convênio e a elaboração de um plano de ação integrado. “Não se trata de uma fórmula mágica para resolver os problemas de segurança pública. Mas essa é uma ferramenta importante, sobretudo para ações preventivas”, adverte o Major Wagner.
A participação na Atividade Delegada é voluntária e os policiais só podem trabalhar até 96 horas por mês nessa função. Para os profissionais, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, uma vez que são remunerados pelas prefeituras pelo serviço. Na capital, os oficiais recebem em torno de R$ 1.600,00, enquanto os praças chegam a ganhar R$ 1.200,00 por mês.
Os policiais que participam da Atividade Delegada cumprem escalas, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica. “Essa é a participação do Estado no convênio, fornecendo policiais treinados e equipamentos, além de arcar com custos de viaturas, manutenção veicular e combustível”, frisa o Major Wagner.
Ao município, além do pagamento dos policiais, cabe fornecer as informações necessárias ao desempenho das atividades, compartilhar dados e permitir o uso de imóveis, quando necessário. O prefeito João Cury Neto já determinou à Secretaria de Negócios Jurídicos que acelere a elaboração do projeto de lei que deverá ser enviado para apreciação da Câmara Municipal, a fim de que em breve o município possa assinar convênio que permita a implantação da Atividade Delegada.
“A presença do Major Wagner foi importante para esclarecer os detalhes que envolvem a Atividade Delegada. Posso adiantar que temos todo interesse na sua adoção. A população se beneficia, com a presença ostensiva dos policiais nos locais em que serão escalados para atuar. Isso inibe práticas ilícitas e colabora para a redução dos índices de criminalidade. Ao mesmo tempo, os policiais conseguem melhorar a sua remuneração, desenvolvendo uma atividade absolutamente legal. Creio que contaremos com apoio dos vereadores para trazer essa novidade para Botucatu”, afirma o prefeito. 
 
TRECHO DA RUA MORAES BARROS ESTARÁ PARCIALMENTE INTERDITADO NESTA QUARTA E QUINTA

A Secretaria Municipal de Transporte [Semutran] comunica que na próxima quarta e quinta-feira [dias 23 e 24] a Rua Moraes Barros, trecho entre a Rua General Telles e o Largo da Catedral, Centro, estará interditada em meia pista. Durante esses dias serão feitos serviços de adequação da parte elétrica do prédio da Prefeitura de Botucatu.
Assim, veículos estarão impossibilitados de estacionar junto à Praça Rubião Júnior, podendo transitar apenas um carro por vez. Por este motivo, a Semutran recomenda que os motoristas evitem transitar por este determinado trecho da Moraes Barros, nos dias de execução do serviço, principalmente nos horários de pico, como os de entrada e saída dos alunos nas escolas.
Serviço – O cidadão pode fazer críticas, sugestões e elogios à Semutran pelos telefones 156 ou 3813-3515. O contato também pode ser estabelecido através da internet com envio de e-mail para o endereço
[email protected]”. O horário de atendimento da Semutran é de segunda à sexta-feira das 7 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas.
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL FORMA GRUPO DE MÃES E ADOLESCENTES GESTANTES

A Secretaria Municipal de Assistência Social está formando o grupo “Amor e Afeto”, destinado a mães ou adolescentes  gestantes, com faixa etária dos 14 aos 24 anos. O objetivo é fazer com que estas mulheres troquem experiências e recebam orientações de uma forma dinâmica.
De acordo com a psicóloga do projeto, Ana Carolina Oliveira, a ideia do grupo surgiu da demanda de atendimento social. “No grupo ‘Pró-jovem’ havia muitas adolescentes que estavam grávidas e outras que já tinham filhos”, conta.
O grupo irá trabalhar a questão dos vínculos familiares, retorno à escola e questões sociais relacionadas à gravidez. As reuniões e oficinas terão a duração de no máximo duas horas e serão realizadas uma vez por semana no Núcleo da Assistência Social Integrado de Atenção Social Básica, em horários que ainda serão definidos.
As interessadas devem realizar suas inscrições gratuitas até o dia 28 de fevereiro, das 8 às 17 horas, no próprio Núcleo Integrado localizado, na Rua Dr. Cardoso de Almeida, número 825, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3813-9071. 
 
SEMUTRAN ANUNCIA NOVA LINHA ‘NORTE/SUL’ E GPS NO TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL

Nesta segunda-feira [21], a Secretaria Municipal de Transporte [Semutran] apresentou novas mudanças que serão aplicadas junto ao transporte público municipal a partir deste mês de fevereiro.
A primeira novidade é a criação de uma nova linha, intitulada “Norte-Sul”, que unificará outras duas linhas: Sesi/Vila Paulista e Hospital Psiquiátrico/Vila Aparecida. A rota criada continuará a contemplar o itinerário e a frequência da linha Sesi/Vila Paulista e atuará como uma verdadeira ligação entre bairros, com passagem pelo Jardim Paraíso (Hospital Sorocabana, avenidas Raphael Laurindo e Camilo Mazoni), Vila Paulista (Rua Paleogele Guimarães), Vila dos Lavradores (rua Major Matheus e Tenente João Francisco), Centro (Terminal Rodoviário, Avenidas Santana e Dom Lúcio), Avenida Leonardo Villas Boas, Jardim Aeroporto, Cedro e Santa Maria.
“De hora em hora, ônibus sairão dos dois sentidos, ou seja, do Jardim Paraíso e região do Sesi. Usuários destes dois pontos agora terão acesso a uma linha com passagem pela Rodoviária, o que antes não acontecia em ambos os casos. Com a mudança, contemplamos também os moradores das 407 casas que serão entregues em breve pelo programa habitacional Nosso Sonho, no Santa Maria 1”, destaca Vicente Ferraudo, secretário municipal de Transporte.
Além da nova linha, foram criados novos horários para três das mais movimentadas linhas do transporte coletivo municipal. São elas: Marajoara/Jardim Paraíso; Jardim Brasil/Centro; e Cohab/Vila Paulista.
No caso da Jardim Brasil/Centro haverá melhoria do itinerário, com a extensão da linha para a Rua Horif Jorge, Roberto Fernandes e Adeodato Faconti. Já na linha Marajoara/Jardim Paraíso os horários de domingo se manterão os mesmos.
A partir deste mês o Porto Said também será atendido pela linha Vitoriana/Botucatu. Agora os moradores deste bairro contarão com saída de ônibus a partir das 6h35. O horário da volta para o Porto Said será às 15h30.
Tanto a linha Norte/Sul quanto os novos horários do transporte coletivo foram idealizados em sintonia com o Conselho de Usuários do Transporte Coletivo e passarão a valer a partir do próximo dia 28.
“Desde quando assumimos a Secretaria de Transportes não foi preciso gastar com novos veículos. Na verdade fizemos adequações e remanejamento em mais de 80% das linhas do transporte público, sempre com o intuito de melhorar a vida da maioria dos usuários”, argumenta Ferraudo, que completa: “Mesmo estas mudanças que estamos propondo podem ser alteradas. Vai depender muito da satisfação da população”.
Monitoramento do transporte coletivo – Mas a principal novidade para este início de ano será a instalação de aparelhos GPS nos ônibus da atual empresa que presta serviço de transporte público municipal. Nesta terça-feira [22] teve início a instalação de equipamentos em cinco dos atuais 55 veículos. A intenção da Semutran é com o decorrer do ano instalar os aparelhos em toda a frota.
“Os aparelhos permitirão ao Poder Público e inclusive aos próprios usuários fiscalizar se o serviço está sendo executado da maneira correta. Pela internet poderemos verificar se o veículo está andando acima da velocidade permitida, se desviou o trajeto ou mesmo se parou decorrente de algum problema mecânico, por exemplo”, explica o secretário de Transporte.
O investimento coloca Botucatu como uma das primeiras cidades do Estado e do País, a possuir um sistema como este. A utilização de cada aparelho custará aos cofres públicos R$ 100 por mês. “É um investimento que dará retorno à qualidade do serviço de transporte público e que não implicará aumento na tarifa, que desde 2009 está congelada em R$ 2,15”, enfatiza Ferraudo.
De acordo com a Semutran, somente no mês de janeiro deste ano, o serviço de transporte coletivo de Botucatu registrou um total de 562.015 passageiros transportados, média de 18.129,52 passageiros por dia.
Mudanças de direção – O secretário de Transporte reforça as mudanças que estão sendo executadas nas ruas Virgílio Bartoli e Lincon Vaz, Vila Nova Botucatu, que terão a mão de direção invertida. Na Lincon Vaz um conjunto semafórico será instalado e complementará outro semáforo, hoje instalado na mesma avenida, no cruzamento com a Virgílio Bartoli. A colocação de mais um semáforo deve melhorar o fluxo de veículos que cruzam a Avenida Leonardo Villas Boas, pela Rua Rodrigues César em horários de pico.
Na sequência, outras mudanças serão efetuadas na Vila Nossa Senhora de Fátima. As ruas Teotônio Araújo, trecho entre as ruas Dr. Guimarães e Galvão Severino, e Guido Zanotto, trecho entre a Rua Dr. Jaguaribe e Avenida Leonardo Villas Boas, se tornarão vias de mão única. A ação complementa outra mudança de direção executada ainda em 2010 na mesma região.

Serviço
O cidadão pode fazer críticas, sugestões e elogios à Semutran pelos telefones 156 ou 3813-3515. O contato também pode ser estabelecido através da internet com envio de e-mail para o endereço
[email protected]”. O horário de atendimento da Semutran é de segunda à sexta-feira das 7 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Horários da linha: Norte/Sul
Saídas : Hospital Sorocabana
06h05* 07h05* 08h05 09h05 10h05
11h05 12h15* 13h15 14h15 15h15
16h15* 17h15 18h15* 19h15 20h15
21h00 21h45 22h30
(*) ônibus seguem até a Fatec, Cantídio e ITE
Saídas : Jardim Aeroporto
05h50 06h50* 07h50* 08h50 09h50
10h50 11h50 13h05* 14h05 15h05
16h05 17h05* 18h05* 19h00 20h00
21h00 21h45 22h30
(*) ônibus saem da Fatec 5 minutos antes

Horários da linha: Marajoara/Jardim Paraíso
Saídas : Marajoara (Segunda-feira a sábado)
06h15 06h45 07:15 07h45 08h15 08h45
09h15 09h45 10h15 10h45 11h15 11h45
12h15 12h45 13h15 13h45 14h15 14h45
15h15 15h45 16h15 16h45 17h15 17h45
18h15 18h45 19h15 19h40 20h40 21h40
Saídas: Jd. Paraíso (Segunda-feira a sábado)
06h30 07h00 07h30 08h00 08h30 09h00
09h30 10h00 10h30 11h00 11h30 12h00
12h30 13h00 13h30 14h00 14h30 15h00
15h30 16h00 16h30 17h00 17h30 18h00
18h30 19h00 19h30 20h00 20h30 21h00
22h00 23h00

Horários da linha: Cohab/Vila Paulista (diariamente)
Saídas: Cohab
06h00 06h15 06h30 07h00 07h30
08h00 08h30 09h00 09h30 10h00
10h30 11h00 11h30 12h00 12h30
13h00 13h30 14h00 14h30 15h00
15h30 16h00 16h30 17h00 17h30
18h00 18h30 19h00 19h30 20h00
20h30 21h00 21h30 22h00 22h30
23h00
Saídas: Vila Paulista
06h35* 07h05 07h35* 08h05 08h35* 09h05
09h35* 10h05 10h35* 11h05 11h35* 12h05
12h35* 13h05 13h35* 14h05 14h35* 15h05
15h35* 16h05 16h35* 17h05 17h35* 18h05
18h35* 19:05 19h30* 20h00 20h30* 21h00
21h30* 22h00 22h30* 23h00 23h40*
(*) ônibus seguem para o Parque Pinheiro

Horários da linha: Jardim Brasil/Centro (diariamente)
Saídas: Centro (Igreja São Benedito)
06h15 07h15 08h15 09h15 10h15
11h15 12h15 13h15 14h15 16h15
17h15 18h15
Saídas: Jardim Brasil
06h35 07h35 08h35 09h35 10h35
11h35 12h35 13h35 14h35 16h35
17h35 18h35
 
FUNDO SOCIAL LANÇA PROJETO ‘EMPRESA SOLIDÁRIA’

Aconteceu na manhã desta terça-feira [22], na sede do Fundo Social de Solidariedade, a apresentação oficial do projeto “Empresa Solidária”. A iniciativa visa estimular parcerias com empresas legalmente constituídas que permitam a disponibilidade regular de recursos financeiros, materiais ou até mesmo de pessoas voluntárias, que serão empregados em projetos.
Na ocasião, além de apresentar o projeto, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rachel Ferronatto Cury, aproveitou também para reconhecer as quatro empresas que já são parceiras há algum tempo do FSS: Torta Digital, Sabrina Taufic, Sollér Brasil e Posto São Paulo.
Segundo a presidente do Fundo Social, o “Empresa Solidária” será um instrumento importante que se somará aos investimentos públicos para potencializar a qualidade e a eficiência das ações executadas pelo Município. “Mais que ser parceiro do Fundo Social, é primordial que a ajuda seja direcionada às pessoas da Cidade que mais necessitam”, afirma.
Sobre o ‘Empresa Solidária’ – A empresa ou instituição que aderir ao projeto deverá obedecer regularidade e constância nas doações oferecidas e receberá certificação através de um selo denominado “Empresa Solidária”. Caberá a ela estipular o período, valor e modalidade de doação (financeira, material ou serviço) a ser feita. Não serão aceitas doações de peças ou produtos inservíveis, com prazo vencido ou não aprovado pelos órgãos competentes de fiscalização. Os valores doados não serão dedutíveis do Imposto de Renda.
Os recursos arrecadados não serão utilizados em campanhas, eventos ou doações, sendo a destinação exclusiva para a implantação e aprimoramento de projetos como o “Pró-Criança” (Desenvolvimento Infantil) e o “Criadores Solidários” (geração de trabalho e renda), além de outros que impulsionem grupos de trabalhos cooperativos e que expressem demandas municipais não atendidas por políticas públicas.

SERVIÇO:
Fundo Social de Solidariedade
Rua General Telles, 1434
Fone: (14) 3813-8504
 
TEATRO RECEBE PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO ANO A PARTIR DO DIA 3 DE MARÇO

O Teatro Municipal “Camilo Fernandez Dinucci” recebe a partir do dia 3 de março até o dia 2 de abril a exposição de pinturas “Suave”, de Norma Rugolo. Ela estará aberta todos os dias, das 10 às 17 horas e também durante os espetáculos.
O tema escolhido para a apresentação dos quadros foi a rosa, onde a artista mostra seu lado delicado e suave demonstrando o encantamento do tema.
Seu trabalho autodidata reflete a pesquisa constante de Norma em aperfeiçoar a técnica e o olhar para a harmonia da composição das cores e formas.

Serviço
Teatro Municipal “Camilo Fernandez Dinucci”
Praça Coronel Moura, 27
Telefone: 3882-9004
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTARÁ BALANÇO FINANCEIRO DA PREFEITURA EM 2010

Na próxima sexta-feira [25], às 9 horas, a Prefeitura Municipal de Botucatu realizará Audiência Pública com objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais relativas ao 3º Quadrimestre e encerramento do Exercício de 2010.
O evento, aberto à população, será realizado nas dependências da Câmara Municipal, sob o comando da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade. A demonstração dos números e apresentação das informações ficarão a cargo do secretário municipal da Fazenda, Hermínio Nilso Rodrigues da Silva.
A Audiência Pública, além de dar transparência à movimentação financeira do município, será realizada em cumprimento ao artigo 48, parágrafo único, da Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
GCM LOCALIZA MENOR QUE PASSOU A NOITE NA RUA APÓS CONSUMIR CRACK

Na segunda-feira (21), por volta de 7 horas, a Guarda Civil Municipal (GCM) deslocou-se até a Rua José Gondim G. de Matos, na Vila Aparecida onde foi localizado um menor, de 16 anos de idade, que saíra de sua casa na noite anterior e, havia adormecido na calçada, após ter feito uso de crack.
O adolescente relatou aos agentes relata que já é do conhecimento de seus pais seu envolvimento com as drogas, há cerca de dois anos. O fato foi encaminhado ao Conselho Tutelar, que compareceu no local.
Atendendo solicitação da GCCOM, a GCM compareceu na Rua Manoel Luiz, no Comerciários, para averiguar denúncia de que um homem realizava poda drástica em uma árvore. Foi constatado que o proprietário da residência contratou o serviço e o mesmo já havia sido executado.
Tal poda foi realizada, segundo o proprietário da casa, devido aos danos causados pela raiz da planta e, que não requereu nenhuma autorização ou licença para tal atividade. Foi registrado o Boletim de Ocorrência e o caso será encaminhado ao órgão competente da Prefeitura para a realização das demais providências cabíveis.
Em patrulhamento pela Rodovia Marechal Rondon, nas imediações do Posto Pontal da Serra, foi encontrado um homem que havia saído de uma clínica de tratamento de saúde. Foi realizado contato com o responsável do local e a pessoa reconduzida ao seu tratamento.
 
FUNCIONÁRIOS DO CEI ‘SARDENBERG’ DISCUTEM PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA ANO LETIVO

No final da tarde da última segunda-feira [21], o Centro de Educação Infantil (CEI) “Maria de Lourdes Torres Sardenberg”, localizada no Comerciários, realizou uma reunião com sua equipe escolar com objetivo de discutir assuntos relevantes para o melhor atendimento dos alunos. O encontro contou com a participação de todos os funcionários, entre eles professores atendentes, auxiliares de serviços gerais, coordenação pedagógica e direção.
De acordo com a diretora da unidade, Catia Silene Sardinha, inicialmente a reunião abordou o projeto “Desenvolvimento Infantil” do Município, que na escola será focado na valorização do brincar.
“O projeto do CEI irá se chamar ‘Brincar faz a diferença’ e será desenvolvido pelo meio do faz de conta, de uma dinâmica proposta pela coordenadora Fernanda Zagatti Picoloto Tardim. Um fato curioso ao falar sobre do projeto é que todos os funcionários relembraram suas brincadeiras de infância preferidas e desta forma pudemos resgatar a importância do brincar na educação infantil”, conta.
Em seguida foram discutidas as metas e ações que os funcionários pretendem alcançar em outro projeto, o “Político Pedagógico”, que será reformulado em 2011 pela unidade escolar.
 
PREFEITO VAI AO RECANTO DA AMIZADE PARA DISCUTIR ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O prefeito João Cury Neto e os secretários de Governo e Planejamento, Caco Colenci e de Descentralização e Participação Comunitária, João Carlos Figueiroa, participarão de encontro com moradores e proprietários de imóveis do Recanto da Amizade. A reunião está marcada para quarta-feira (23), às 19 horas, na Rua Vicente CamiIo, 631 (residência da Gil).
O motivo do encontro é que a Prefeitura e a Sabesp avançam nos entendimentos para resolver um grave problema que se arrasta há cerca de 35 anos: o abastecimento de água no local. Todos os proprietários de chácaras e moradores do loteamento estão convidados a participar.
“Ainda tenho que cumprir o compromisso que assumi de levar água até o Recanto da Amizade. Essa é uma demanda antiga, que vamos resolver. As conversas com a Sabesp estão bastante avançadas. Além disso, também estamos trabalhando pela melhoria da iluminação pública, outra solicitação da comunidade”, frisou João Cury.
O Recanto da Amizade conta com 96 chácaras e 34 residências e tem como atrativo o Parque Natural Cachoeira da Marta. Como não existe rede de abastecimento de água no local, os proprietários são obrigados a recorrem a poços artesianos, sem que a água tenha o tratamento adequado. (Da Secretaria de Comunicação de Botucatu)

Notícias relacionadas