Notícias de Botucatu: Com 342.977,08 m2 em 2011, município bate recorde em recapeamento de ruas

Recape João Passos - Arquivo - Foto Marco Magnoni (22)E mais – A partir de segunda-feira, UNIT cadastrará interessados em cursos; Prefeitura suspende temporariamente doação de mudas no viveiro Municipal; GCM localiza foragido da Justiça e prende menor por tráfico de drogas. A Prefeitura de Botucatu fechou 2011 com o recorde absoluto de metros quadrados de vias recapeadas.

 

É o que revela o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Obras apresentado ao prefeito João Cury Neto.

No total foram recapeados 456 quarteirões de 123 ruas e avenidas, que somam 342.977,08 metros quadrados. Desse total, 200.907,08 metros quadrados com execução direta (maquinário e mão-de-obra próprios do município) e 113.320 metros quadrados através de empresas terceirizadas.

Para se ter uma ideia do tamanho do investimento feito pela atual administração, a quantidade de recapeamento asfáltico executado apenas em 2011 é superior a soma dos oito anos da gestão anterior que alcançou 339.015,20 metros quadrados.

“Era uma necessidade grande. Tínhamos bairros como a Cohab 1, com mais de vinte anos, onde o pavimento das ruas era o mesmo desde a sua inauguração”, lembra o secretário municipal de Obras, Nivaldo Vizotto.

A política adotada pela atual administração foi de contemplar localidades onde o desgaste do asfalto já era grande com o recapeamento completo de suas ruas e não apenas de alguns trechos. Foi o que se viu, por exemplo, na Cohab 1, Parque Marajoara, Jardim Peabiru, Cohab 2, Vila São Luiz e Recanto Azul onde as condições de tráfego melhoraram consideravelmente, oferecendo mais conforto e segurança a quem circula por esses bairros.

Além disso, a Prefeitura também deu continuidade ao plano de recuperação dos principais corredores comerciais da cidade. Depois de executar o recape das ruas General Telles (2009) e Cardoso de Almeida (2010), em 2011 foram contempladas as ruas Rangel Pestana e João Passos que tiveram cerca de 30 mil metros quadrados de pavimento recuperados, ao longo de 35 quarteirões.

Outros bairros beneficiados com recape foram: Vila Nova Botucatu, Bairro Alto, Jardim Planalto, Jardim Continental, Vila Pinheiro, Jardim Paraíso, Vila Sonia e Vila Paraíso. Nos três anos da administração João Cury foram recuperados 489.329,48 metros quadrados de ruas e avenidas.

“Hoje Botucatu conta com cerca de 90% de ruas asfaltadas. Nos últimos vinte anos, os prefeitos trabalharam bem para que a cobertura da cidade chegasse a esse patamar. Também temos feito grandes investimentos na pavimentação de ruas como aconteceu no Convívio, em Rubião Júnior e em diversos outros bairros. Mas era preciso priorizar a recuperação de vias onde há mais de dez anos esse tipo de serviço não era feito. No Jardim Peabiru, por exemplo, o asfalto estava esfarelando. E para 2012, o Programa Mãos à Obra beneficiará mais uma série de ruas com asfalto e recape. Ainda temos muito a fazer”, anuncia o prefeito João Cury.

RECAPEAMENTO ASFÁLTICO

Ano   Metros quadrados

2011   342.977,08
2010   77.800,00
2009   68.552,40
2008   22.793,00
2007   41.429,00
2006   22.653,00
2005   26.809,00
2004   71.485,00
2003   66.480,00
2002   75.606,50
2001   11.759,70 

 

A partir de segunda-feira, UNIT cadastrará interessados em cursos

A Secretaria Municipal de Educação informa que a partir da próxima segunda-feira (9) a Universidade do Trabalhador (Unit) começará a realizar o cadastro das pessoas interessadas em participar de cursos de informática, garçom, camareira, corte e costura, cozinheiro e barman.

Os cursos gratuitos são realizados em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) e a Subsecretaria de Turismo. Os interessados devem preencher a ficha cadastral na unidade I da Unit, localizada na Rua Moraes Barros, nº357 no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. As inscrições podem ser feitas no local até o dia 20 de janeiro. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação as aulas estão previstas para começar no mês de fevereiro.

Já os cursos de torno, freza, solda, chapeamento e construção civil oferecidos na unidade II da Unit, localizada na Vila São Benedito,  têm início no próximo dia 14 deste mês com uma turma formada por guardas mirins. Esses cursos serão realizados em parceira com o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], Escola Técnica “Dr. Domingos Minicucci Filho” e indústrias da cidade como a Induscar Caio.

Serviço
Unit – polo 1
Rua Moraes Barros, 357 – Centro
 

Prefeitura suspende temporariamente doação de mudas no viveiro Municipal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que está suspenso temporariamente e por prazo indeterminado o processo de doação aos munícipes de mudas do viveiro municipal. Segundo o secretário Layre Colino Júnior, a medida foi adotada com a finalidade de contribuir para o planejamento que norteará a elaboração de um novo plano de arborização urbana que atenda todo o município.

“Já temos algumas ações delineadas mas pretendemos avançar na elaboração da proposta a partir de parcerias que pretendemos estabelecer com a Unesp, através das Faculdades de Ciências Agronômicas e de Engenharia Florestal”, frisa Colino.

Outro fator que motivou a suspensão temporária da doação de mudas à comunidade é a priorização da utilização do material que se encontra no viveiro para atender os termos de ajustamento de conduta assumidos pelo município.
Mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Rua General Telles, 1603 ou através do telefone 3882-1290.  

GCM localiza foragido da Justiça e prende menor por tráfico de drogas

Na manhã de quarta-feira (4), em patrulhamento de rotina pela Avenida Paula Vieira, na Vila Jaú, a Guarda Civil Municipal (GCM) localizou um indivíduo que havia sido beneficiado com a saída temporária de Natal. Ao fazer a averiguação, a guarnição constatou que o mesmo deveria ter regressado ao sistema prisional no dia anterior.

Por conta da desobediência à determinação da justiça, o mesmo foi conduzido à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) onde permaneceu à disposição da autoridade policial para as providências cabíveis.

Por volta de 19h40, a GCM foi acionada para atender um caso de inundação na Rua Donato di Credo, na Vila Antártica. O solicitante relatou que o esgoto de sua residência teve refluxo devido ao entupimento de uma galeria pluvial. Segundo ele, a empresa esteve no local realizando a avaliação do problema e executou a limpeza da tubulação, mandando uma equipe para a limpeza interna da residência.

Em razão do ocorrido teriam ocorrido danos nos seguintes objetos: sofá de três e dois lugares, duas cômodas, dois guarda-roupas, dois “racks”, um colchão de casal, um colchão de solteiro, dois criados mudo. Porém, não houve danos estruturais à residência.

Agentes do GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) realizaram a prisão em flagrante, pelo crime de tráfico de Entorpecentes do adolescente M.H.M.P. O fato ocorreu na Rua Layre Colino, na Cohab 4, por volta de 21h20. A ação teve início durante patrulhamento de rotina. Os agentes avistaram um indivíduo entregando algo a uma pessoa desconhecida e ao visualizar a viatura empreendeu fuga, adentrando em uma área verde.

A equipe conseguiu localizá-lo no momento em que iria pegar a bicicleta para dar continuidade a fuga. Foi localizado no bolso do averiguado a quantia de R$ 35,00 em dinheiro e próximo a ele um invólucro preto contendo em seu interior 28 pedras de crack embaladas em plástico transparente.

Ao ser indagado, o adolescente informou que havia realizado a venda de uma pedra de crack pelo valor de R$ 10,00. Na ocasião foram apreendidos uma bicicleta de cor azul e um aparelho celular. O menor foi recolhido à Cadeia Pública de São Manuel. (Da Secretaria Municipal de Comunicação)

Notícias relacionadas