Notícias de Botucatu desta segunda-feira,14

Fim de semana movimentado para GCM, Teatro abre agenda de 2011 com a comédia ‘Escola de Mulheres’, Meio Ambiente e VAS realizam projeto piloto no setor Leste, Botucatu já se prepara para os Jogos Regionais dos Idosos e Monte Mor e Serra Negra são finalistas da Copa dos Campeões 2011

O fim de semana foi movimentado para a GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu várias ocorrências entre os dias 11 e 13 de fevereiro. Na última sexta-feira foram registrados atendimentos em casos de transporte emergencial (2), poluição ambiental e uso ou porte de entorpecente.

Na Rua João Lumina Júnior, na Cohab 1, a guarnição atendeu chamado via GCCOM já que no local acontecia uma briga entre familiares. Em determinado momento, um mulher desferiu um soco em uma janela sofrendo cortes profundos em sua mão.

Diante dos fatos, a mesma foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Sorocabana para atendimento médico. Após avaliação foi constatado que a mulher estava embriagada. Após a consulta as partes foram encaminhadas ao 3º Distrito Policial.

Na Vila Carmelo, a GCM averiguou a existência de entulho em um terreno baldio. Não foi possível determinar a origem do material.
Por volta de 16h20, agentes foram acionados via GCCOM e se deslocaram até a Vila dos Lavradores para averiguar a denúncia de tráfico de entorpecentes no local. Após abordagem a um indivíduo foi encontrada com ele uma pequena quantidade de maconha. O mesmo foi encaminhado a DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) onde recebeu orientações e foi liberado em seguida.

Ainda na sexta-feira, Acionada via GCCOM, a GCM compareceu na Rua Augusto Ferreira, no Jardim Cristina, onde encontrou um cidadão caído, aparentemente sob efeito de substância entorpecente. O mesmo foi conduzido até o OS do Hospital das Clínicas da Unesp, acompanhado de sua mãe.

No sábado, uma guarnição da GCM deslocou-se até a Avenida 1, no Jardim Santa Elisa. No local, os agentes foram informados pela solicitante que seu filho havia furtado alguns pertences de sua residência, além de tentar agredi-la. Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas ao Plantão Policial.

Acionada via GCCOM, a guarnição deslocou-se até a Cohab 1, onde uma senhora informou que seu amásio foi a residência de sua irmã e fez diversas ameaças. A solicitante foi encaminhada ao Plantão Permanente por onde foi elaborado o Boletim de Ocorrências. A GCM acompanhou a vítima até sua residência, a pedido da autoridade policial, para acompanhá-la na retirada de seus pertences.

Também no sábado, a GCM compareceu na Rua Regente Feijó, na Vila Real para averiguar a condução de um veículo por um indivíduo aparentemente embriagado. Ao ser abordado, o condutor, bastante alterado, tentou por diversas vezes agredir a guarnição sendo necessário sua condução até Plantão Policial Permanente por onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência por desacato, desobediência, permanecendo o mesmo aos cuidados da autoridade de plantão.

Por volta de 20h20, a GCM compareceu na Rua Pedro Donini, no Parque da Cascatinha, onde uma senhora informou que era ameaçada por um homem, que descumpria o mandado de afastamento expedido contra o mesmo. As partes foram encaminhadas ao Plantão Permanente por onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência.

No domingo, atendendo solicitação da Polícia Militar, a GCM compareceu na Vila dos Lavradores. Na Rua Major Matheus, um GM Astra foi fechado por outro veículo e colidiu em um poste de sinalização. Diante dos fatos, o veículo foi retirado do local através do acionamento de um Guincho.

Na Rua Chico Padre, no Jardim Dona Nicota, a GCM foi informada que por crise de ciúme, uma mulher teria sido agredida por seu ex-namorado. A mãe da moça, ao separar a briga, também sofreu agressões. O autor, bastante alterado emocionalmente, confirmou que agrediu a ex-namorada. As partes foram conduzidas ao Plantão Policial por onde foi registrado a o Boletim de Ocorrências e a vítima orientada quanto ao prazo e necessidade da Representação do fato.

Em Rubião Júnior, na Rua Francisco Figueira, o solicitante informou à GCM que seu veículo havia sido furtado na madrugada. O homem foi orientado quanto as providências a serem realizadas.

Atendendo solicitação da GCCOM, a GCM deslocou-se até a Rua Waldemar de Rosa, na Vila Antártica, para averiguar a denúncia de que um bar mantinha jogos próximo a calçada, incomodando os moradores devido aos palavrões proferidos pelos frequentadores do estabelecimento.
 
Teatro abre agenda de 2011 com a comédia ‘Escola de Mulheres’

O Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” inicia suas atividades de 2011 com a peça Escola de Mulheres, no próximo dia 26 de fevereiro, a partir das 20h30.

A comédia, escrita pelo dramaturgo francês Molière, em 1662, tem em seu elenco nomes conhecidos da televisão, como os atores Oscar Magrini (Falconi da Novela “Paraíso” da Globo); Thaís Pacholek (participou das novelas “Amigas e rivais”, “Revelação” e “Vende-se um véu de noiva”, todas do SBT) e Julio Rocha (Edgar da novela “Caras e Bocas”, da Globo). Completam o elenco, também os atores Gerardo Franco, Cris Bonna e Flávio Faustinoni. A montagem, dirigida por Roberto Lage, é produzida em Botucatu por Ferreira Eventos Culturais.

Sinopse – A peça, ao mesmo tempo em que promove muita diversão ao público, estimula reflexões sobre individualismo, poder, moral, amizade, confiança e relacionamento amoroso, entre outros sentimentos humanos.  Para o diretor, o texto, escrito há quase 350 anos, faz parte do mundo contemporâneo.

E quem quer “se dar bem” na história a qualquer custo, sem se importar com ninguém é Arnolfo (Oscar Magrini). O personagem tem pouco mais de 40 anos e o seu maior medo é ser enganado por uma suposta esposa. Por isso, ao longo dos anos, preferiu não se casar. Para não sofrer a dor insuportável da traição, ele “adotou” a menina Inês (Thais Pacholek), que na época tinha quatro anos.

Ele a internou em um convento, para que a garota aprendesse a ler e a escrever, porém que mantivesse a ingenuidade infantil e ficasse, assim, completamente desprovida das atitudes e malícias da sociedade.  Mas, seus planos correm riscos de serem abortados, pois Inês, já com 18 anos, justamente em função de sua bondade e ingenuidade, se apaixona pelo jovem Horácio (Cláudio Andrade), filho de seu amigo Oronte, interpretado por Júlio Rocha.

A história conta também com os hilários Alain (Gerardo Franco) e Georgette (Patrícia Vilela), os quais completam essa mimese teatral.
Apesar de o texto estimular reflexões sérias, a encenação provoca em muitos espectadores um riso desenfreado. É uma comédia inteligente, com grande qualidade dramatúrgica, personagens muito bem definidos, tanto no que concerne aos elementos arquetípicos quanto aos de ação, além de ainda contar com a tradução de Millôr Fernandes.
Preço:
Inteira – R$ 50
Estudantes e idosos – R$ 25
Serviço:
Local: Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”
Praça Coronel Moura, 27 – Centro
Telefone: [14] 3882-9004

Meio Ambiente e VAS realizam projeto piloto no setor Leste

A Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Equipe de Vigilância Ambiental em Saúde [VAS], vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, informa aos moradores dos bairros Jardim Vista Linda e Jardim Ciranda, setor Leste, que nesta quinta e sexta-feira [17 e 18], a partir das 9 horas, pesquisadores realizarão um questionário sobre a questão do lixo nesta região.

De acordo com a bióloga da secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juliana De Lucca, este é o primeiro passo para o desenvolvimento de projetos de melhoria no local. “Este é um projeto piloto para começar a fazer um diagnóstico do lixo nesta região. Temos como objetivo expandir depois para outros bairros que sofrem com esta situação problemática”, conta.

Segundo a agente de saúde pública da VAS, Beatriz Zanelato Rueda, está área foi escolhida para receber o projeto por apresentar problemas constantes com lixo jogado em áreas públicas, como o Pátio 8, onde no último sábado [12] foram retirados 20 caminhões de materiais inservíveis jogados pela população. “Trata-se de entulhos, sofás, pneus, entre outros materiais”, explica.

A escolha de bairros do setor Leste para esta primeira ação voltada ao meio ambiente pode ser explicada através de alguns números.
No último mês de janeiro, por exemplo, equipes da Vigilância Ambiental em Saúde realizaram mais uma Avaliação de Densidade Larvária (Índice de Breteau) por toda Botucatu, na qual identificou que a cada cem imóveis visitados do setor Leste, 4,7 apresentaram algum foco de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.  O resultado coloca a região em situação de alerta, uma vez que o índice preconizado como satisfatório pela Organização Mundial de Saúde deve ser inferior a 1.0.

Durante a Campanha da Faxina 2010 o mesmo setor registrou, em um único dia, 70 toneladas de lixo, um dos maiores volumes coletados em todo Município na oportunidade. A VAS sempre esclarece que o lixo descartado indevidamente, principalmente em áreas públicas, só contribui ainda mais para a proliferação de animais peçonhentos e pragas urbanas que podem transmitir doenças ao ser humano.

Botucatu já se prepara para os Jogos Regionais dos Idosos
Botucatu já iniciou os preparativos para os Jogos Regionais dos Idosos [Jori] 2011 que serão realizados na cidade de Jaú, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. A delegação botucatuense contará com aproximadamente 95 atletas que disputarão nas modalidades atletismo [masculino e feminino], bocha [masculino], buraco [masculino e feminino], dama [masculino e feminino], dança de salão, dominó [masculino], coreografia [feminino], natação [masculino e feminino], xadrez [masculino e feminino], tênis de mesa [masculino e feminino] e truco [masculino].

De acordo a chefe da delegação botucatuense, Mariuza Carvalho, os atletas iniciaram o treinamento agora em fevereiro para formar as equipes de competição. “O ano passado Botucatu foi vice-campeã da competição em Avaré. Neste ano já estamos treinando para com a expectativa de conquistar a melhor colocação”, conta.

Umas das novidades do treinamento para o Jori em 2011 foi o projeto realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade [FSS], que oferece aulas gratuitas de coreografia para mulheres acima de 60 anos.

Botucatu, nesta modalidade, ficou com a quarta colocação na edição realizada em Avaré, no ano passado. Já no ano de 2009 foi campeã na competição organizada na cidade de Itapetininga.

De acordo com a presidente do Fundo Social, Rachel Cury, esta era a única modalidade do Jori que não tinha treinamento o ano todo. “Esta era uma promessa às meninas feita pelo prefeito João Cury. Agora elas irão poder treinar constantemente e não só no período antecedente à competição. Além das atletas, esse projeto também é aberto para o público feminino em geral”, conta.

Serviço
As aulas de coreografia são ministradas pelo professor Fábio Henrique Gonçalves, na Associação Atlética Ferroviária [AAF] nos seguintes dias e horários: quintas-feiras, das 8 horas às 9h30 e sextas-feiras, das 9h10 às 10h40.
As interessadas em participar devem fazer suas inscrições na própria AAF, no período das aulas. Basta apresentar uma foto 3×4 e cópia do RG. Serão limitadas 30 vagas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 9772-6539 e 3813-8504.

Monte Mor e Serra Negra são finalistas

Após três rodadas, a terceira edição da Copa dos Campeões, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, definiu no último domingo [13] os finalistas.
No Estádio Petrarca Bacchi, na Vila Maria, o Monte Mor encerrou sua campanha no grupo A com mais uma vitória, desta vez sobre o Turbinado, pelo placar de 1 a 0. A equipe chega à final depois de somar sete pontos na fase de classificação.

O segundo finalista da Copa é o Serra Negra, que fechou sua participação no grupo B com 100% de aproveitamento. A última vítima do time foi a Ferroviária, que perdeu por 2 a 0 em confronto também realizado na Vila Maria.

No campo do 7 de Setembro, no Jardim Paraíso, os demais times participantes da Copa apenas cumpriram tabela. A Vila Real Itatinga venceu o União da Vila por 2 a 1 e enfrentará na decisão de terceiro e quarto colocados o 7 de Setembro, que apenas empatou em 2 a 2 com o Paulistano.

A final, que estava prevista para acontecer no próximo domingo [20], será reagendada  pela Secretaria de Esportes e Lazer em virtude do amistoso entre as equipes femininas de futebol do Botucatu/Ferroviária e da Coréia do Norte, marcado para a mesma data, no Estádio “Dr. Acrísio Paes Cruz”.

Até o momento a competição contabiliza 40 gols marcados. O melhor ataque é o do Serra Negra, com oito gols.

Serviço
Secretaria Municipal de Esportes
Telefone: 3882-6261

(Da Secretaria Municipal de Comunicação) 

Notícias relacionadas