Notícias de Botucatu desta segunda-feira(31)

“Segundo Tempo” oferece 40 vagas para 20 horas semanais e as inscrições vão até quarta-feira(2); Quase pronta para inaguração, Praça Isaltino Pereira recebe ajustes finais; Copa dos Campeões começa com a primeira rodada equilibrada; Nas artes “Cinema da Gente” de 2011 exibe filme infantil na Vila Real neste sábado(5); Desafio de Mountain bike reúne 70 atletas; Semutran propõe mudanças em ruas das vilas Nova Botucatu e no Nossa Senhora de Fátima.


‘SEGUNDO TEMPO’ 40 VAGAS INSCRIÇÕES TERMINAM QUARTA (2)

As inscrições do processo seletivo que visam a contratação temporária de 40 profissionais de Educação Física para cumprir 20 horas semanais, na qualidade de prestadores de serviços e com qualificação exigida, para atender a demanda do Programa Estratégico do Governo Federal “Segundo Tempo” a ser aplicado em Botucatu, se encerram nesta quarta-feira [2].

O programa Segundo Tempo será realizado em Botucatu em parceira com as Secretarias Municipais de Esportes e Educação. A contratação dos 40 profissionais será feita por meio da Associação El Shaddai em razão do convênio nº170/2010, datado em 15 de dezembro de 2010, assinado pelo Município de Botucatu. De acordo com o edital, o salário será de R$ 900.

Sobre as inscrições – O requerimento das inscrições e edital completo do programa está disponível no blog http://recrutamentoaes.wordpress.com/, após o recolhimento da taxa no valor de R$ 10 no Banco Bradesco, na agência 1241-6, conta nº1919-4, em nome da Associação El Shaddai, e o preenchimento da inscrição. O candidato deve se dirigir ao Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Mário Covas Júnior”, localizado na Rua Maria Joana Felix Diniz, nº 1.545, Vila Auxiliadora, para efetivar a respectiva inscrição.

Não serão aceitas inscrições via postal, fax, e-mail ou por qualquer outra via que não a especificada no edital nem inscrições condicionais ou após data de encerramento.

O candidato poderá obter cópia integral do edital acessando o blog http://recrutamentoaes.wordpress.com/, ou pessoalmente na Prefeitura de Botucatu, localizada na Praça Pedro Torres, nº 100, Centro; na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Praça Dom Luiz Maria de Santana, nº 176, Centro; ou ainda na Secretaria Municipal de Esportes, localizada na Rua Maria Joana Felix Diniz, nº 1545, Vila Auxiliadora.

A prova objetiva de múltipla escolha terá a duração de três horas e está prevista para ser realizada no dia 13 de fevereiro, das 13 às 16 horas, na Escola Técnica Estadual “Dr.Domingos Minicucci Filho”, localizada na Avenida Santana, nº 654, Centro.
Segundo o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira, Botucatu está sendo privilegiada com este programa e explica o motivo da demora das contratações. “Quando o prefeito João Cury fez o pedido deste programa para a Cidade ao Ministro dos Esportes, Orlando Silva, eram inicialmente doze núcleos que iam atender cem crianças. Depois o secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior, conseguiu aumentar o programa para 40 núcleos. Consequentemente, tivemos que aumentar o número de vagas aos profissionais de Educação Física”, justifica.

Sobre o programa – O Segundo Tempo, como Programa Estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. O programa tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais.

Objetivos Específicos:
• Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;
• Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade;
• Desenvolver valores sociais;
• Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;
• Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde);
• Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania).

Fonte: Ministério do Esporte

PRAÇA ISALTINO PEREIRA RECEBE AJUSTES FINAIS

A Praça Isaltino Pereira, localizada no Jardim Paraíso, recebe os ajustes finais para que nos próximos dias seja marcada sua inauguração oficial. Durante esta segunda-feira (31) foram executadas obras com a finalidade de melhorar as condições de captação da água da chuva no local.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Cynthia Zanotto, as canaletas possuem um formato diferente. “Elas seguem um movimento orgânico como os rios e contém pedras para a melhor absorção da água”, explica.

Também para conter as águas das chuvas estão sendo colocados em todos os acessos da praça “copos” de provas de concreto, bem como na parte superior junto as guias entre a Avenida Camillo Manozzi e a rua Antonio Álvaro de Campos em frente a escola infantil Sossego da Mamãe.

O material foi doado pelo primeiro “Amigo da Praça”, o engenheiro civil Edson Polli, proprietário da loja Redeforte, Tecnologia de Materiais localizada em frente a praça. Segundo Polli, essa foi uma forma de ajudar o meio ambiente. “Além de ajudar a melhorar um local que todos nós iremos utilizar, esta é uma forma de reutilização para os copos que não teriam mais uso”, conta.

Para Cynthia Zanotto, este é um grande gesto de colaboração com o meio ambiente. “Ficamos muito felizes com esta colaboração e a Secretaria de Meio Ambiente está aberta para novos amigos da praça que possam contribuir de alguma maneira”, conta.

SEMUTRAN – A Secretaria Municipal de Transporte também traballhou ao redor da praça Isaltino Pereira nesta segunda-feira.No local foi realizado o serviço de pintura de solo nas Avenidas Raphael Laurindo e Camillo Mazzoni.

Segundo o secretário da pasta, Vicente Ferraudo, no decorrer da semana também será feita a colocação de sinalização vertical de advertência, regulamentação de velocidade, canalização de fluxos, pintura de faixas de pedestre ao redor da rotatória e instalado um dispositivo de redução de velocidade. 

SEMUTRAN PROPÕE MUDANÇAS EM RUAS DAS VILAS
NOVA BOTUCATU E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) prevê colocar em prática, nos próximos dias, mudanças em pelo menos três ruas localizadas nas vilas Nova Botucatu e Nossa Senhora de Fátima, setor Norte da Cidade.

A proposta é que as ruas Virgílio Bartoli e Lincon Vaz tenham a mão de direção invertida. Assim, aqueles que trafegam pela Avenida Leonardo Villas Boas, por exemplo, não mais poderão fazer a conversão na rua Lincon Vaz, em direção à Vila Nova Botucatu e Jardins Planalto e Itamaraty. Para ter acesso aos bairros, os motoristas poderão utilizar agora a Virgílio Bartoli. 

A mudança complementa outra ação executada em outubro de 2010 pela Semutran, na qual havia invertido a direção das ruas Teotônio de Araújo e Napoleão Laureano, localizadas na Vila Antártica.
Por conta das possíveis alterações de direção em tal trecho, a Leonardo Villas Boas poderá passar a contar com um novo conjunto semafórico no cruzamento com a Lincon Vaz, enquanto que o instalado na Virgílio Bartoli será desativado momentaneamente para contagem dos fluxos e, se necessário, será reativado.

A mudança prevê uma melhoria significativa no trânsito da região, especialmente no cruzamento com a Rua Rodrigues César, que em horários de pico registra um fluxo considerável de veículos.
Já a Rua Guido Zanoto, região da Vila Nossa Senhora de Fátima, de acordo com o projeto da Semutran, poderá ter mão única no trecho entre as ruas Jaguaribe e Avenida Leonardo Villas Boas, no sentido Vila Nova Botucatu.

Moradores das vilas Nova Botucatu e Nossa Senhora de Fátima foram entrevistados por técnicos da Semutran. Nas residências em que os moradores não foram encontrados foi deixado um comunicado com mapa e a explicação das mudanças que registraram aprovação de até 75%. Ainda assim, a Secretaria de Transporte aguarda manifestações da população sobre as mudanças propostas.
Serviço – O cidadão pode fazer críticas, sugestões e elogios à 

Semutran pelos telefones 156 ou 3813-3515. O contato também pode ser estabelecido através da internet com envio de e-mail para o endereço “156.semutran@botucatu.sp.gov.br”. O horário de atendimento da Semutran é de segunda à sexta-feira das 7 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas.
 
DESAFIO DE MOUNTAIN BIKE REÚNE 70 ATLETAS EM BOTUCATU

Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Associação Botucatuense de Ciclismo [ABC] realizou no último domingo [30 de janeiro], em Botucatu, a 15ª edição do Desafio Centro Oeste Paulista de Mountain Bike. O evento esportivo reuniu 70 atletas inscritos, provenientes não apenas de Botucatu,  mas também de cidades como Bauru, Ourinhos, Araraquara, Santa Bárbara d’Oeste, Itatinga, São Manuel, entre outras.

O percurso, com largada e chegada em frente à escola municipal de Ensino Fundamental “Professor José Antonio Sartori, no Jardim Eldorado, totalizou 45 km em 11 categorias diferentes: Elite, Juvenil, Júnior, Master A (30 a 40 anos), Master B (35 a 39), Master C (40 a 44 anos), Master D (45 a 49), Master E (50 a 54 anos), Master F (55 a 59 anos), Veterano (acima de 60 anos) e Dupla Mista. Apenas na categoria Turismo os participantes tiveram um circuito menor: 25 km. Em ambos os trajetos, a natureza foi o pano de fundo aos ciclistas.

“No desafio de 45 km, os atletas passaram por Santa Maria da Serra, Araquá e Rubião Júnior”, conta Messias José da Silva, presidente da Associação Botucatuense de Ciclismo. “Chegamos a 15ª edição deste desafio, que a cada ano tem crescido e estimulado a prática do mountain bike na região de Botucatu”, completou.

Em todas as categorias, exceto a Turismo, a premiação foi feita da seguinte forma: os três primeiros colocados receberam, respectivamente, R$ 100, R$ 80 e R$ 50; e os quartos e quintos colocados foram premiados com medalhas. Na Turismo, os três primeiros colocados ganharam troféus e os quartos e quintos colocados, medalhas. Ao final do evento, o presidente da ABC agradeceu a participação dos ciclistas, e os apoios da Subsecretaria de Turismo, da Guarda Civil Municipal (GCM), e da direção da escola Sartori. 
Serviço: 
Outras Informações sobre a Associação Botucatuense de Ciclismo podem ser obtidas pelo telefone: 9679-2576.
Classificação final do Desafio, por categoria:
Elite
1º – Fernando Augusto 
2º – Wesley Reis dos Santos
3º – Vagner Ricardo
4º – Gabriel Nascimento
5º – Jorge Augusto Jorgelo
Juvenil
1º – Gean Camargo Pedroso Coronel Macedo
2º – Gustavo Roberto Lima
Júnior
1º – Rodrigo Gonsalves 
2º – Gean Carlos da Cruz
3º – Lucas Fernando Mairo
4º – Antônio Carlos Amancio 
5º – Vinícius M. Daniel
Master A (30 a 34)
1º – André da Costa Machado
2º – Telmo Carlos de Oliveira
3º – Willian Rogério Furuta
4º – Luis Augusto Pereira
5º – Luciano G. Rodrigues
Master B (35 a 39)
1º – Emerson Ferreira da Silva
2º – Rodrigo Altheman Lopes
3º – José Eduardo de Almeida
4º – José Francisco de Assis
5º – Dorival Peixoto de Almeida
Master C (40 a 44)
1º – Jurandir Raimundo da Costa
2º – Elcio Delfino Nogueira
3º – José Roberto de Oliveira
Master D (45 a 49)
1º – José Antônio dos Santos
2º – Maurício Mendes
3º – Arley de Jesus
4º – Tony Osvaldo Braga
Master E (50 a 54)
1º José Luiz de Andrade 
2º Radenson Pacheco 
3º Dirceu Batista 
4º Ibrain Roque
5º Messias José da Silva
Master  F (55 à 59)
1º João Luis Rodrigues
Veterano [acima de 60 anos]
1º Ludorico Melotti
2º Benedito Soler de Campos
Dupla Mista 
1º Cristiane Castro  e Edimir de Almeida
Turismo masculino 
1º João Renato Spadotto
2º César Júnior Mendes
3º Paulo Thiago Machado
4º Tomé
5º Bruno Rafael Alves
 
"CINEMA DA GENTE" DE 2011 EXIBE FILME INFANTIL
NA VILA REAL, NESTE SÁBADO(5)

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove no próximo sábado [5], a segunda sessão do “Cinema da Gente” de 2011, levando aos bairros da Cidade filmes brasileiros de forma gratuita e itinerante.

O filme exibido será o infantil “Cine Gibi” com a turma da Mônica, às 19 horas, na quadra da Obra Social Madre Marina Videmari, localizada na Rua Nicola Zaponi, 2.100, Vila Real.

Sinopse – Neste longa, Franjinha, o inventor da turma, resolve que o modo atual de se ler gibis tornou-se chato demais. Ele cria, então, uma nova forma de consumir essas publicações: com os quadrinhos em movimento. Assim, inventa um liquidificador que engole revistas em quadrinhos e projeta suas histórias nas telas dos cinemas. 

Enquanto termina os ajustes, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali começam a preparar a inauguração do aparelho.
Sucesso de público – A primeira sessão do projeto em 2011 reuniu no dia 21 de janeiro, no Centro Comunitário da Cohab 4, mais de 150 crianças que assistiram o longa infantil “O grilo feliz”. 

A coordenadora do projeto, Ivone Mafalda, avalia o início do projeto: “Começamos com o pé direito. O público foi excelente. Estamos planejando levar mais títulos nacionais a outras regiões do Município que não foram contempladas pelo projeto em 2010, que beneficiou mais de 800 pessoas”, finaliza. (Da Secretaria Municipal de Comunicação)

 

 

Notícias relacionadas