Notícias de Itaí: SENAI e Prefeitura oferecem curso de costura

cost4_640x439LIX1_640x236TER1_640x409gota2_640x480VAC4_640x428

E mais: Banheiros públicos de praça no centro receberam reformas, Confira os dados sobre a vacinação contra a raiva animal ocorrida no município, Itaí trabalha na imunização de crianças contra paralisia infantil, Prefeitura adquire mais um caminhão novo para a coleta de lixo, e Patrulha Agrícola Municipal realiza técnica de Terraceamento. 

SENAI e Prefeitura Municipal oferecem curso de costura gratuito em Itaí

cost4_640x439cost5_640x468

cost1_631x480Uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal e o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, trouxe para a cidade de Itaí o curso de Costureiro Eclético, que conta com duas turmas de 12 alunas cada. 
O curso é especifico para costureiras que já tem noções na área e é um dos mais completos do setor.
“Serão ministradas durante cerca de cinco meses 100 aulas com quatro horas de duração cada, para uma turma ás segundas e quartas e para a outra ás terças e quintas-feiras, entre ás 18h00 e 22h00. O preço total desse curso é de quase R$ 1 mil reais, valor que será custeado pela Prefeitura em conjunto com o SENAI chegando ás alunas gratuitamente”, disse o instrutor Ivan, do SENAI.

Além da iniciação e introdução das alunas para familiarizarem-se com a máquina overlock, serão passadas também pela professora Rosemeire Aparecida Bucci outras noções de nomenclaturas, assessórios, regulagens e demais referencias que diferenciam o curso, em andamento desde o dia 18 de junho nas instalações do Fundo Social de Solidariedade, na Avenida Santo Antonio.

Junto com o curso estão inclusos quatro apostilas para cada aluna, disponibilização de todo material necessário e ao término um certificado de conclusão com reconhecimento em todo território nacional.

 


 

Patrulha Agrícola Municipal realiza técnica de Terraceamento

TER1_640x409TER2_640x410

A Patrulha Agrícola Municipal de Itaí inicia nesta época a execução de técnicas de conservação de solos, nos meses com menos índices de chuva, sendo priorizados os produtores que estão dentro da Microbacia do Lageadinho, onde se encontra a área urbana do município e demais produtores das diversas Microbacias que constituem a rede Hidrográfica da cidade.

Agindo na última semana nas imediações do bairro Monte Alto, atualmente a Patrulha Agrícola vem utilizando um terraceador de 16 discos, suficiente para implementação de um sistema de conservação de solo através da pratica de Terraceamento. Assim as águas das chuvas deverão causar menos transtornos quando o tempo mudar, sendo melhor utilizadas na lavoura e levando menor quantidade de enxurradas aos ribeirões da Zona Urbana. 

O Terraceamento é uma técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos inclinados. Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas, requerendo elevados conhecimentos técnicos e aceitam mecanização. Quando bem planejado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e grotas. Terraços são estruturas hidráulicas conservacionistas, compostas por um camalhão e um canal, construídas transversalmente ao plano de declive do terreno.

Essas estruturas constituem barreiras ao livre fluxo da enxurrada, disciplinando-a mediante infiltração no canal do terraço (terraços de absorção) ou condução para fora da lavoura (terraços de drenagem). O objetivo fundamental do terraceamento é reduzir riscos de erosão hídrica e proteger mananciais (rios, lagos e represas). “Estamos conectados com as informações sobre clima e tempo e, sabendo que uma frente fria e chuvosa se aproximaria de Itaí por volta da terça-feira (dia 19 de junho) tomamos essas providências de terracear propriedades agrícolas nas regiões mais altas de zonas próximas à parte urbana da cidade, pois a previsão mostrava alto índice no volume de chuvas e a medida poderia servir para abrandar um suposto aumento de águas pluviais nas galerias de contenção”, disse o engenheiro Maurício Medeiros, da Casa da Agricultura de Itaí.

 


 

 

Prefeitura adquire mais um caminhão novo para a coleta de lixo

LIX1_640x236

Nessa semana chegou mais um veículo novo para compor a frota da Prefeitura de Itaí, trata-se de um caminhão apropriado para o trabalho de coleta do lixo nos bairros da cidade, adquirido com recursos próprios da municipalidade. “Apenas nessa gestão já são mais de 70 veículos novos que foram comprados para tornar a frota municipal eficiente e confortável para servir a comunidade itaiense. Já havia chegado recentemente um caminhão a mais para a coleta do lixo reciclável, agora fica completa também a frota para a coleta do lixo doméstico”, disse o secretário do Meio Ambiente Melquíades Melo.

Entre peruas escolares, ambulâncias, caminhões, micro-ônibus, máquinas, utilitários, carros, vans, tratores e ônibus, destaca-se ainda a compra pela Prefeitura de uma bem equipada UTI Móvel, que serve exclusivamente a Santa Casa local.

 


 

 

Itaí trabalha na imunização de crianças contra paralisia infantil

cost5_640x468gota2_640x480

O Dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) realizado no sábado (16) atingiu 71,87% das crianças menores de cinco anos em Itaí. O primeiro balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde divulgado mostra que 1.221 crianças foram vacinadas, contudo a campanha continua para atingir a totalidade do público estimado.

Cerca de 32 servidores foram mobilizados nas unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) Monte Alto, Jardim Brasil, Capitão Cesário e na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Durval Garcia no primeiro dia de campanha. Para chamar a atenção do público infantil, estiveram presentes nos postos, voluntários fantasiados de “Zé Gotinha”, Turma da Mônica e palhaços. Eles também percorreram a cidade distribuindo guloseimas e anunciando o dia de vacinação.

Na semana que antecedeu o lançamento da campanha doses da vacina foram levadas por equipes volantes à zona rural do município.  Como em outras campanhas, o empenho tem sido grande, visto que a meta é vacinar 95% da população dessa faixa etária residente no município. Além disso, a equipe de imunização também verifica a carteira de vacinação das crianças e aplica doses que por ventura estejam em falta.

A vacina gratuita contra poliomielite (paralisia infantil) estará disponível nos postos até o dia 6 de julho. A recomendação é que as crianças não vacinadas no Dia D sejam levadas às salas de vacina das unidades de saúde dos ESF’s Monte Alto, Jardim Brasil e UBS Dr. Durval Garcia para receber a dose. A vacinação é fundamental para evitar a doença, que causa sérios danos à saúde da criança e pode causar a morte.

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. Ela acontece por via oral, sendo que o poliovírus pode estar presente nas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada favorecendo a contaminação das pessoas não vacinadas. A doença pode causar danos irreversíveis, dependendo da gravidade pode evoluir para óbito.

No Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio. Em 2012 entra no 23º ano sem a doença no país, graças às campanhas de vacinação feitas anualmente.

 


 

Confira os dados sobre a vacinação contra a raiva animal ocorrida no município

VAC1_640x445VAC3_585x480VAC4_640x428VAC5_629x480

No mês de maio aconteceu a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal na cidade de Itaí. A imunização ocorreu entre os dias 7 e 10 na Zona Rural e de 14 a 18 de maio na Zona Urbana do município, tendo sido estendida até o final do mês. A campanha foi voltada a todos os cães e gatos maiores de três meses.
Durante a campanha, postos itinerantes de vacinação foram disponibilizados na cidade e na zona rural, a fim de facilitar o acesso dos donos dos animais às doses. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária (VISA), Marcos Gandolfi, “o objetivo era garantir a aplicação do medicamento nos animais do município”.

Animais debilitados não puderam ser vacinados e os proprietários dos saudáveis receberam a informação da VISA de que deveriam ministrar vermífugo em seus cães e gatos 15 dias antes da vacinação. No dia da aplicação foi necessário apresentar a carteira de vacinação do animal. Aqueles que não tinham o documento puderam fazer o cadastro no local.

O Relatório de Vacinação do ano de 2012 da VISA apontou que no período foram montados 20 postos na zona rural, cobrindo os bairros: Pinhal, Urtiga, Trevo, Praia das Graças, Cerrado, Laranjal, Passo Fundo, Santa Terezinha, Mineiros, Leandros, Fonseca, Machula, Restinga Grossa, Campina, Londra, Gaspari, Farrapos e Fazendas (Cercadinho, Liberdade, Veldt e Derks), com a vacinação atingindo nessa área um total de 663 cães e 181 gatos.

Outros 11 postos de vacinação estiveram servindo a população na Zona Urbana, nos seguintes bairros: Praça da Bandeira, Escola Lúcia, Recanto dos Pássaros, Praça da Bíblia, Monte Alto I e II, Terminal dos Trabalhadores, Beira Rio, Vila da Paz, Praça do Fórum, Jardim Planalto e na sede da Vigilância Sanitária. Um total de 2.662 cães e 335 gatos foram vacinados nesses locais.

“No total, foram imunizados 3.841 cães e gatos, lembrando que o objetivo do município é também referente á proteção humana do risco de transmissão da raiva por seus animais de estimação”, disse Gandolfi.
A raiva é uma doença muito grave que afeta todos os mamíferos, causada por um vírus que geralmente está na saliva dos animais doentes.

 


 

Banheiros públicos de praça no centro receberam reformas

ban1ban2

A Prefeitura de Itaí está finalizando as obras de reforma nos banheiros públicos masculino e feminino, localizados sob o coreto da Praça da Bandeira, no centro da cidade. O projeto da reforma é inovador com trocas das pias, sanitários, metais, canos e mictórios, além da colocação de divisórias em granito com portas de alumínio e adequação dos banheiros públicos às leis vigentes, como construção de rampa e adequação de box próprio para o uso de pessoas com necessidades especiais.

Os banheiros também ganharam novos pisos e pintura, além de ter seu espaço físico melhor aproveitado e paredes internas refeitas. Foram realizadas ainda impermeabilização em argamassa polimérica com reforço e revestimento cerâmico no prédio, para maior conforto dos usuários.

Notícias relacionadas