Notícias de Itaí

seri15ESF 3seri02seri12

Prefeitura inaugura obras para melhorar serviços do SERI, Audiência pública mostra bons resultados na saúde, Carnaval “Itaí Folia 2012” acontecerá em recinto de festas remodelado, Curso para Gestantes prepara e apóia futuras mães do município, e  Alunos da Rede Municipal recebem kits escolares.

 

Prefeitura de Itaí inaugura obras para melhorar serviços do SERI 

seri13 seri09

seri01Na terça feira, 7 de fevereiro, foram inauguradas as obras de ampliação do SERI (Serviços Especializados em Reabilitação de Itaí), realizadas pela Prefeitura Municipal de Itaí.  Novas dependências no setor foram edificadas a fim de melhorar o atendimento à população que necessita de assistência no local, em especial pessoas portadoras de deficiência física que são atendidas neste setor.

A cerimônia contou com a presença do chefe de Gabinete Reginaldo Barros, funcionários municipais e coordenadores como José Henrique Oshima (Saúde), José Luis Almeida (Esportes), Rosmari “Tica” Sene (Assistência Social), Mirtes Vieira (Meio Ambiente), além de demais autoridades e comunidade. O prefeito, Dr. Luiz Antonio Paschoal, foi representado pela primeira dama, Laodicéia de Souza Paschoal.

Na oportunidade foram entregues pela atual gestão do executivo municipal à população três novas salas de atendimento. Além disso, foi adequada e equipada uma sala para fisiologia do exercício. “Esta é a primeira de nossa região construída pela Prefeitura Municipal, portanto, sendo mais um beneficio aos nossos munícipes que podem ser atendidos em um setor que oferece serviços de reabilitação com qualidade”, disse o coordenador do SERI e secretário municipal de Saúde, Tani Roberto Neres Meira.

“Vocês ainda terão muitas inaugurações para comparecerem nesse começo de ano”, disse Reginaldo, que completou: “estou aprendendo muito nesse trabalho com o Dr. Paschoal, principalmente no que diz respeito a uma administração pública com honestidade e compromisso social”, finalizou.  

Segundo o secretário Meira, o segmento de fisiologia do exercício no SERI visará atender pessoas que necessitam de condicionamento físico com prescrição médica ou ainda servir como complemento a pacientes que realizam reabilitação fisioterapeutica, que também serão beneficiadas pelo atendimento.

Atualmente o SERI atende uma média mensal de 170 pacientes de fisioterapia. São 60 pessoas em média atendidas pela psicóloga, 72 pela fonoaudióloga, 28 em psicopedagogia, 30 em terapia ocupacional, além de 98 portadores de deficiência. A equipe é composta por 13 funcionários e duas estagiárias. “Podemos exaltar ainda o grande empenho de nosso prefeito Dr. Luiz Antônio Paschoal, na realização desta obra, pois não mediu esforços para concretizar mais esta conquista á população de Itaí. Portanto, fica o agradecimento da equipe do SERI, ao senhor prefeito por mais esta melhoria tão significativa”, enfatizou Tani Meira. Ele também deixou um agradecimento especial à presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira dama Laodicéia de Souza Paschoal, pelo fornecimento de toalhas, lençóis, fronhas e guardanapos estilizados como doação ao SERI.

seri03seri05seri06seri07seri08 

 

Carnaval “Itaí Folia 2012” acontecerá em recinto de festas remodelado

carnavalEntre os dias 17 e 21 de fevereiro o Fundo Social de Solidariedade de Itaí estará realizando o tradicional Carnaval de rua em Itaí, com todo apoio da Prefeitura Municipal. Desta vez o Carnaval “Itaí Folia 2012” acontecerá no recinto de festas Mauro Roberto de Moraes, em cinco noites e duas matinês (domingo e terça) com animação da Saigon Banda Show.

O evento vai contar com total infra-estrutura, estacionamento, decoração, segurança e praça de alimentação. O recinto de festas está recebendo reformas e nova cobertura em estrutura metálica para melhor recepcionar os foliões. Mais de 10 mil pessoas serão esperadas para a festa de “momo” itaiense.

“A população local e visitantes estão convidados para prestigiarem o carnaval Itaí Folia 2012 e desde já desejamos a todos uma boa e saudável diversão”, disse a primeira dama Laudicéia Paschoal, presidente do Fundo Social de Solidariedade. 

 

Curso para Gestantes prepara e apóia futuras mães em Itaí

O Curso para Gestantes, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Itaí em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está em pleno funcionamento. O objetivo é assistir e preparar as futuras mães para a gestação saudável, parto e primeiros cuidados com o bebê. Entre as mais recentes palestras esteve a que abordou os sintomas e as mudanças ocorridas no primeiro trimestre de gestação.

A enfermeira Fabiola Corral da Silva, da unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) Monte Alto, é uma das profissionais a colaborar em várias edições do curso. Em recente palestra ela falou às gestantes sobre as mudanças no corpo decorrentes da gestação, do desenvolvimento do embrião e de como aliviar sintomas desconfortáveis como as náuseas nos primeiros meses de gravidez. Em todos os encontros os profissionais da Saúde enfatizam a necessidade de comparecer às consultas e realizar os exames oferecidos pela rede pública de saúde.

Além de palestras semanais, no Curso para Gestantes as participantes têm aulas de artesanato, que servem como atividade terapêutica e também como complemento do enxoval do bebê. Ao final do curso, as peças produzidas pela própria gestante, somadas às confeccionadas pela equipe de costureiras do Fundo Social, são doadas às mesmas.

Em todos os encontros as gestantes recebem o material para o artesanato e lanche, doado pelo Fundo Social de Solidariedade, cuidado esse priorizado pelo Fundo Social de Solidariedade, representado por sua presidente, Laodicéia de Souza Paschoal, que cuida com muito carinho da organização do curso. Ele ocorre neste ano na Casa da Criança Maria Cristina de Melo Duarte (Jardim Brasil), que atende pelo telefone 3761-1244. Gestantes interessadas em participar devem procurar a coordenadora voluntária, Marli de Souza, na Casa da Criança.   

 

Alunos da Rede Municipal  de Itaí recebem kits escolares

D. Emília, secretária da Educação entrega os kits aos alunosSecretária da Educação D. Emília entregou os kits na Emei Maria de Araujo

Nesta semana as crianças da rede municipal de ensino de Itaí receberam kits escolares que serão utilizados no ano letivo de 2012. O kit contém: 1 caderno de desenho grande, lápis, borracha, lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta, massa de modelar e conjunto de pintura a dedo.

Crianças se divertem com os novos kitsNa EMEI Maria Araujo Pinheiro, onde aconteceu a entrega simbólica dos kits, a diretora Rosangela Monteiro afirmou que também montou kits para os professores, sendo um kit para cada sala de aula, ou seja, os professores do turno da manhã dividirão o kit com os professores do turno da tarde. O kit dos professores contém: 1 tesoura grande, 1 tesoura pequena, grampeador, grampos para grampeador, clips, borracha, caneta, caneta marca texto e furador de papel.

 

Audiência pública mostra bons resultados na saúde municipal de Itaí

ESF 1ESF 2ESF 3ESF 4ESF 5ESF 6

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaí realizou há alguns dias Audiência Pública referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2011. Na oportunidade foram apresentados  os tipos e  números de atendimentos feitos nas unidades de saúde pública do município.  Aberta à população, a audiência reuniu no Plenário da Câmara Municipal membros do Conselho Municipal de Saúde e coordenadores da área, os quais deram parecer favorável às aplicações e gestão da saúde municipal.

Houve informações sobre os médicos disponíveis para consultas via SUS, entre eles vários clínicos, além de especialistas na em ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, pediatria, psiquiatria, gastrocirurgia, neurologia, ortopedia, geriatria, urologia e otorrinolaringologia.

Os dados demonstraram a ampliação do acesso à saúde pública de Itaí.  As consultas médicas nos postos de ESF (Estratégia Saúde da Família), hospital e unidades básicas de saúde foram de mais de 18.300 no trimestre. As duas unidades básicas juntas realizaram nos últimos 12 meses 874 eletrocardiogramas para a população.

Nos consultórios odontológicos os dentistas do município fizeram juntos perto de 2 mil atendimentos. Entre os serviços realizados estiveram o tratamento periodontal e de cáries, aplicação de flúor, polimentos, extrações, entre outros.  Entre os destaques da atual administração municipal está o fornecimento de medicamentos nas farmácias municipais.  Foram mais de 43.500 atendimentos no último trimestre do ano nas duas farmácias municipais e 9.126 medicamentos manipulados na farmácia de manipulação.

Com sua equipe de motoristas de ambulâncias e outros veículos de transporte de pacientes a Prefeitura Municipal de Itaí beneficiou mais de 3.600 nos últimos três meses de 2011. Tais pessoas utilizaram o serviço público para tratamento de saúde em centros maiores, entre eles o Hospital das Clínicas de Botucatu (Unesp) e vários outras unidades de saúde de referência no Estado, totalizando cerca de 28 municípios. Além de Botucatu, as cidades mais procuradas são Avaré, São Paulo, Jaú e Bauru. Neste setor vale destacar que a Prefeitura Municipal mantém dois ônibus recém-adquiridos para levar e trazer gratuitamente, de segunda a sexta-feira, pacientes atendidos pela medicina de alta complexidade na Unesp de Botucatu.

Via Serviço Social da Saúde foram vários os pacientes assistidos com recursos como a oxigenoterapia domiciliar, que registrou média de 20 usuários nos últimos três meses, fraldas geriátricas, com média de 75 pacientes ao mês, e fornecimento de mais de 450 unidades de fórmulas nutricionais prescritas por médicos, tais como os complementos alimentares para doentes, leite de soja para crianças alérgicas e  os leites especiais para bebês.

Agentes de controle de endemias, que trabalham sobretudo na prevenção da dengue, fizeram mais de 5.300 visitas domiciliares para orientação e procedimentos de combate a insetos causadores de doenças no quarto trimestre de 2011.  A Vigilância Sanitária, que atua na eliminação, diminuição e prevenção de riscos à saúde, intervindo nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, registrou mais de 620 procedimentos no período.

No Projeto Colibri em média 24 crianças, com encaminhamento médico, passam o dia recebendo cuidados especiais e reforço alimentar para combate à desnutrição e na Oficina Terapêutica Oásis em média 30 doentes mentais são bem cuidados e alimentados, além de passar o dia fazendo atividades de terapia e que contribuem para sua inclusão social. Somado a tudo, através das unidades de saúde no município, a população tem vacinação, retirada de pontos, curativos feitos em domicílio, pré-natal, controle do diabetes e hipertensão, tratamento de hanseníase e tuberculose, pequenas cirurgias, inalações, entre outros.

Notícias relacionadas