Nova gestão: Prefeitura e grandes empresas reativam Incubadora

Botucatu(SP) – Em um processo liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, através da Subsecretaria de Indústria, foi definido o novo modelo de gestão para a Incubadora de Empresas de Botucatu. O projeto, implantado na cidade em 1985, numa parceria entre a Prefeitura e a diretoria regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), corria o risco de fechar as portas, em razão de sérios problemas operacionais.

A situação começou a se agravar em junho de 2010, quando o Sebrae, entidade responsável pelo repasse dos recursos financeiros decidiu denunciar todos os convênios que possuía com as mais diversas incubadoras existentes no Estado. Por conta disso, em setembro de 2010, a PARQTEC de São Carlos, contratada para gerir e operar o projeto de Botucatu, optou pelo seu desligamento. A partir de então, os empresários incubados tomaram a frente da gestão de maneira voluntária, com anuência da Prefeitura e do CIESP, evitando o encerramento das atividades.

Após várias reuniões entre as partes interessadas, a solução encontrada foi a criação da ADET – Associação para o Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico de Botucatu e região, que reunirá empresários locais e será a nova gestora da Incubadora.

A primeira assembleia geral aconteceu em 30 de novembro de 2010, ocasião em que foi aprovado o estatuto da associação e nomeados o Conselho Gestor e a Diretoria Executiva. A presidência ficará a cargo da Dra. Vânia Vieira Cunha Rudge, representante da Anidro do Brasil.

Em dezembro, a Prefeitura e o Ciesp assinaram um termo de comodato, com validade até setembro de 2011, que permitirá ao município continuar investindo na manutenção do imóvel que sedia a Incubadora, localizado na Rua Joaquim Lyra Brandão. Os recursos financeiros a serem investidos no projeto virão das contribuições mensais das empresas que se associarem à ADET, variando de R$ 100,00 a R$ 1.000,00, conforme o porte de cada uma delas.

“Acredito que encontramos o modelo adequado para manter a nossa Incubadora em pleno funcionamento, evitando que ela venha a fechar as portas, como já ocorreu em outras cidades do Estado. Além disso, ao estimular o associativismo entre as empresas estamos cumprindo um item importante do nosso programa de governo”, enfatiza o prefeito João Cury Neto”.

Atualmente, há seis empresas incubadas, mas existem tratativas com outros empreendedores que já demonstraram interesse em se instalarem no local. “As pessoas que hoje estão associadas à ADET são muito sérias e sabem a importância da Incubadora para o desenvolvimento econômico de Botucatu. Já foram gerados mais de trezentos empregos na cidade a partir de empresas que nasceram na Incubadora. E elas contribuíram, em 2009, com cinco milhões de reais para o valor adicionado do município. Estamos prontos para construir uma nova história”, destaca o secretário adjunto da Indústria, Paulo Urbanavicius.

Entre as empresas fundadoras da ADET estão a Blowpet, Irizar, Aços MB, Mega Whip, Tegen, Anidro do Brasil, Botubric, Acorse Seguros e Manualtech. Qualquer empresa do ramo industrial ou de prestação de serviços poderá se associar. Da Secretaria Municipal de Comunicação de Botucatu

  

Notícias relacionadas