Novas tecnologias para o campo serão demonstradas na Agrifam

Visando demonstrar aos visitantes da Agrifam novas tecnologias com possibilidade para aplicação em propriedades rurais, a Fetaesp, idealizadora e realizadora da Feira, trará ao Sítio Modelo novidades em técnicas de plantio, cultivo, criação e estruturação em diversos segmentos que vão do curral à estufa de mudas, passando

 por projetos de irrigação, aspersão, entre outros. Diversas parcerias foram realizadas para trazer a maior gama de atrativos possíveis para a implementação em propriedades rurais.

“No Sítio Modelo o agricultor irá encontrar o que há de mais novo em desenvolvimento estrutural dos agricultores familiares, contando com diversas opções e o auxílio de técnicos especializados para a retirada de dúvidas e de como realizar a implantação em sua propriedade”, explica Jessica Tiemi, engenheira agrônoma responsável pelo espaço do Sítio Modelo na Agrifam.

Destaque – A grande atração do Sítio Modelo será uma micro destilaria de etanol que estará disponível para observação e venda aos produtores rurais. Braz Albertini, presidente da Fetaesp e idealizador da Agrifam, aponta que esse é um objetivo alcançado a ser comemorado. “Não há porque o agricultor produzir apenas a matéria-prima, se já há tecnologia disponível para se chegar ao produto final”, comenta.

Órgãos públicos – A Secretaria da Agricultura de São Paulo atuará no espaço através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) com estandes de diferentes espécies de mudas e sementes para comercialização e o atendimento técnico para os visitantes. A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) estará apresentando técnicas de plantio e cultivo, além de programas de atendimento de produção e cooperativismo.

Pesquisa – A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp Botucatu, parceira em todas as edições da Agrifam, demonstrará suas tecnologias aplicadas ao campo e sistemas de baixo custo. A atuação dos alunos da Unesp Botucatu na feira é bem ampla, envolvendo os setores de irrigação, agricultura, desenvolvimento sustentável, estufas, entre outras. A Faculdade de Tecnologia de Botucatu apresentará uma máquina para a produção de Biodiesel a partir de óleo de cozinha. Outra instituição educacional presente, é a Unimar, oferecendo demonstrações de adestramento e comercialização de animais.

Ciência – Devido à parceria com o Instituto Biosistêmico (IBS), entidade do terceiro setor voltada ao desenvolvimento, o Sítio Modelo terá laboratórios sobre rodas, realizando exames de resultados instantâneos no gado leiteiro e explicando os benefícios desses exames na melhoria de seus rebanhos e produções.

Outras parcerias também poderão ser vistas no local, como a apresentação de novas tecnologias para tratamento de ovos de codorna, galinha caipira, entre outros. Até uma área destinada à equoterapia estará instalada no Sítio Modelo. 

Ainda existem negociações com outras empresas e instituições em andamento. Aguardam-se concluir novas parcerias com pequenos laticínios, criadores e produtores de gados e aves. “Fechamos as atrações o mais próximo possível da execução da Feira para garantir o que há de mais atual para o segmento”, informa Albertini.

A Feira – A 8ª edição da Agrifam acontece de 4 a 6 de agosto, quinta a sábado, das 8h às 17h, sendo a entrada e o estacionamento gratuitos. Em 2011, é esperada uma média de 35 mil visitantes, gerando uma movimentação financeira de R$ 18 milhões em negócios. A Agrifam é realizada no km 322 da rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, região central do estado de São Paulo. (Da Assessoria de Comunicação da Fetaesp)
 

 

Compartilhar

Notícias relacionadas