Novos alunos da Medicina/Unesp são recepcionados com foco na integração e sem trotes

A movimentação pelas dependências da Faculdade de Medicina de Botucatu ganhou nova dinâmica desde a manhã de segunda-feira, 1º de março, com a chegada dos novos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem. Teve início uma extensa programação de integração que deve seguir até quarta-feira, 3. Após receberem o “kit bixo”, com informações sobre o campus e a cidade, manuais acadêmicos e dos projetos de extensão, além do Código de Ética Médica, os

calouros se reuniram no salão nobre da FMB para receber as boas vindas dos diretores da faculdade e Hospital das Clínicas. O clima foi de tranquilidade e acolhimento.

Professor Sérgio Swain Müller, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, ressaltou que é função da universidade formar pessoas – compromisso ainda maior em se tratando de uma instituição que oferece ensino público. Ele também aproveitou para resgatar dados históricos sobre a FMB e observou que a faculdade alcançou reconhecimento nacional na formação de bons médicos.

 “Temos observado também nos últimos anos uma grande aceitação de nossos ex-alunos no mercado de trabalho. Vemos não só competência científica, mas ainda a participação dos egressos da FMB em importantes instituições governamentais”, disse.

O diretor da FMB aconselhou aos recém-chegados dedicação à iniciação científica para que possam se aprimorar e oferecer cada vez mais um atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes. Ao finalizar seu discurso, o dirigente destacou a proibição de qualquer tipo de trote e orientou aos novos universitários que denunciem caso sintam-se prejudicados de alguma forma. “Temos um canal para denúncias e é importante que fique claro: atitudes relacionadas a qualquer tipo de trote sofrerão as devidas conseqüências”, pondera professor Sérgio.

Professora Silvana Artioli Schellini, vice-diretora da FMB e presidente da Comissão de Recepção dos Calouros, enfatizou que toda programação foi cuidadosamente pensada para que os novos alunos conheçam tudo que a faculdade oferece e se integrem sem que ocorram trotes. “Neste ano, preparamos atividades como a arrecadação de livros que serão posteriormente doados, em substituição aos pedágios, que muitas vezes humilham o calouro. Em relação ao curso, sugiro que os estudantes aproveitem todas as oportunidades que lhes são oferecidas e que farão valer a pena os anos de graduação”, citou.

Participaram, ainda, da recepção aos futuros médicos e enfermeiros as professoras Irma de Godoy, vice-superintendente do HC; Norma Pinheiro Modolo, coordenadora do curso de Graduação em Medicina e Vera Tonete, coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem.

Excelência no ensino foi decisivo para escolha dos calouros

A grande maioria dos novos alunos dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina mantidos pela FMB/Unesp optou pela faculdade devido à excelência no ensino e o incentivo à pesquisa e projetos voltados à comunidade.

Após prestar vestibular nas principais universidades e escolas médicas do Estado, Luiz Augusto Lucas Martins iniciou sua trajetória acadêmica na Faculdade de Medicina de Botucatu. Diz estar ansioso em conhecer as primeiras disciplinas. Optou pela carreira de médico por estar próximo da população. “Pelo que percebi este é um curso dinâmico, que envolve contato muito próximo com pessoas. Este foi um dos fatores que me fizeram optar pela faculdade e também por Medicina”, declarou.

O mesmo pensamento- ajudar o próximo- motivou Cíntia Vanette a cursar medicina. Após se preparar durante três anos, a moradora de Americana (SP) prestou Unicamp e Unesp. Optou pela última por já conhecer a estrutura da FMB durante a realização de workshops em Botucatu.

“A faculdade (FMB) é uma faculdade renomada em todo o Estado. Saber o que a faculdade oferece, tanto em estrutura quanto conteúdo favorecem a escolha do aluno no vestibular”, declarou. Serviço – Disque trote (14) 3815-9000.
Leandro Rocha – Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu e Hospital das Clínicas
Assessoria de Comunicação e Imprensa

Para comunicar erros: redacao@itaponews.com.br


 

Notícias relacionadas