O processo de recrutamento de seleção para o YPP da ONU consiste em três etapas.
Inscrições são gratuitas e vão até 13 de fevereiro de 2022; vagas e áreas estão discriminadas no portal de empregos da organização conhecido como Careers; este ano, as oportunidades são em assuntos sociais, política social e desenvolvimento, estatística e ciência de dados; candidatos podem se informar em vídeo tutorial.
As Nações Unidas estão buscando jovens profissionais em todo o mundo para trabalhar nas áreas de política social e estatística como funcionários de carreira.
O exame conhecido como Programa Jovens Profissionais oferece inscrições gratuitas até 13 de fevereiro. O limite de idade é de 32 anos completos até o fim de 2022.
O YPP é o maior programa de contratação do Sistema das Nações Unidas e a única oportunidade para jovens profissionais com pouca experiência conseguirem uma posição na organização como funcionário permanenteArquivo pessoal
O YPP é o maior programa de contratação do Sistema das Nações Unidas e a única oportunidade para jovens profissionais com pouca experiência conseguirem uma posição na organização como funcionário permanente
Processo
Este ano, o concurso é realizado nas áreas de assuntos sociais, política social e desenvolvimento (job opening #164785), estatística e ciências de dados (job opening #164791).
O edital com as vagas está no portal de empregos da ONU, o Careers Portal e no sistema Inspira. Candidatos e interessados podem assistir ao vídeo tutorial para aprender mais sobre o processo de seleção e como melhor se preparar.
Uma dica importante é a candidatura ou inscrição para apenas uma vaga. A inscrição em mais de um posto levará à anulação da candidatura.
Já os funcionários da ONU podem ser inscrever através do Inspira, o sistema interno, através dos programas G para P ou G para N.
O YPP é, atualmente, o maior programa de contratação do Sistema das Nações Unidas.
No portal careers, candidatos também poderão ser informados sobre faixa salarial, benefícios, os valores da organização e as diferentes sedes das Nações Unidas pelo mundo.
A ONU inclui em seu processo de seleção elementos como inclusão, representação geográfica e igualdade de gênero incentivando a candidaturas de mulheres e de pessoas com deficiência também.
O exame inclui uma série de testes escritos, redação e uma entrevista baseada em competência profissionais como trabalho em grupo, planejamento e organização e profissionalismo, entre outras.
Os candidatos aprovados são colocados numa lista à espera da abertura de vagas. O Programa Jovens Profissionais oferece contratos permanentes que duram toda a vida profissional dos aprovados até à aposentadoria.
Fonte: news.un.org/pt/