Os cuidados na hora de dar banho no Pet em casa

Momento deve ser relaxante e prazeroso

Texto: Sérgio Dias
Foto: Divulgação

Não é todo Pet que gosta de tomar banho no pet shop. Para alguns o momento pode ser de alegria e prazer, mas para outros, bem estressante.

Em busca de alternativas que deixassem essa atividade mais tranquila e relaxante, alguns donos assumiram essa missão e passaram a dar banho em seus Pets em casa. Porém, para que o banho não traga problemas aos animais, é preciso estar atento a alguns cuidados, entre eles a temperatura da água, do secador e os produtos a serem utilizados.

Em primeiro lugar, é preciso separar todos os itens que serão utilizados no banho: toalha, xampu, condicionador, pente, escova e secador. Como o banho deve ser de morno para frio, o espaço ideal para isso é no chuveiro ou em uma bacia com a água ligeiramente aquecida.

Aldo Macellaro Júnior, veterinário e proprietário do Clube Cãompo, explicou para o Itaponews que “a água quente pode agredir a pele do cão, assim como o uso de produtos não específicos para a espécie. A região dos ouvidos é uma das mais sensíveis e não pode ser molhada, por isso, é fundamental protegê-la com chumaços de algodão. Olhos e nariz também precisam de atenção para que nenhum produto entre em contato com essas áreas.”

Dando início ao banho, é importante começar do pescoço para baixo, deixando a cabeça por último, para que o cão não se assuste. Entre os diversos produtos disponíveis no mercado que podem contribuir com essa tarefa, como xampus e condicionadores, soluções para cuidados neutros, com óleo de amêndoas, além de outras opções específicas para pelagens claras, escuras, neutralizador de odores, com função repelente e para peles sensíveis, sem corantes, fragrâncias ou parabenos. Para cães de pelo mais longo, xampus com dupla função quanto condicionadores que proporcionam maciez à pelagem e auxiliam no desembaraço.

Com o banho finalizado é hora de partir para a próxima etapa, a secagem. É importante retirar o excesso de água com a ajuda de uma ou mais toalhas secas. “A umidade pode contribuir para a proliferação de fungos e bactérias, além de deixar o animal resfriado nos dias mais frios, por isso, é necessário secar bem todas as partes. O dono pode aproveitar esse momento para conferir se os ouvidos continuam secos e limpá-los com produtos específicos para isso. Ao utilizar o secador, ele precisa estar em temperatura morna ou fria, jamais em temperatura quente, para não queimar a pele no animal. Pode-se utilizar uma escova de arame, para desembaraçar os pelos”, explica o veterinário.

Quanto à frequência dos banhos, Macellaro Júnior esclarece que cada Pet é único e pode apresentar necessidades específicas, entretanto, a média é de banhos quinzenais para Pets maiores e que vivem em espaços abertos, e semanais para pets menores, que vivem dentro de casa e compartilham espaços como cama e sofá.

Notícias relacionadas