O corpo do padre Benedito, depois de preparado no Velório Municipal seguiu em cortejo composto de monges e fiéis pela Avenida Santa Cruz até a Igreja Abacial de São João Batista (Abadia), onde chegou às 01h04 saudado pelos sinos, nesta quinta-feira para ser velado até o final da tarde e depois será sepultado no Cemitério dos Monges no Mosteiro Nossa Senhora de Santa Cruz, O.Cist.
Já com o corpo no início do altar, após oração, com a participação de fiéis bastante emocionados, o prior padre Celso presidiu missa concelebrada pelos demais padres.
O padre Celso relembrou os 50 anos de história do padre Benedito no mosteiro, cuja a trajetória, difícil, começou em frente a igreja de Itaberá, com um convite do padre Miguel Beltrame. Sua primeira atividade no convento foi como cozinheiro dos monges, junto com o irmão Pedro, ainda na época dos pioneiros, que tiveram o primeiro abade Dom Athanázio Merkle. Depois seguiu estudos até se ordenar padre, em 1989.
Em 1991, após o falecimento do padre Osvaldo Guedes Paulo, padre Benedito o sucede na continuidade da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Até por volta das 02h15 o povo continuava chegando para o velório. Muitos vinham de cidades vizinhas.