Padre Bento é o novo pároco de Itaporanga-SP

Na noite da última terça-feira (21), em missa de posse na Igreja Abacial de São João Batista, presidida pelo bispo diocesano de Itapeva-SP, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, com as presenças do bispo emérito Dom José Moreira de Melo, do abade Dom Celso de Oliveira, abade do Mosteiro Nossa Senhora de Santa Cruz de Itaporanga-SP, (O.Cist) e demais padres da diocese, o padre Bento José Gonçalves de Oliveira (O.Cist.) foi empossado como pároco da Paróquia de Itaporanga, sucedendo o padre João Batista.

Muito estimado pela comunidade católica local, padre Bento nasceu em Itaporanga-SP, no Bairro Santo Antonio, no dia 15 de março de 1976. É filho de Antonio Gonçalves de Oliveira e Benedita Evangelista de Oliveira.

Iniciou o noviciado no Mosteiro de Itaporanga no dia 26 de janeiro de 1998, fazendo Profissão simples no dia 6 de fevereiro de 1999.

Cursou Filosofia e Teologia na Faculdade São Bento, no Rio de Janeiro.

Participou do Curso de Formação Monástica em Roma.

Recebeu o diaconato no dia 16 de dezembro de 2007, e em 01 de agosto de 2009 foi ordenado padre, juntamente com os padres Alberico José Nabor (atual pároco de Barão de Antonina-SP) e Roberto Xavier Fernandes (atual prior do Mosteiro de Itaporanga-SP).

Com isso, acredita-se, salvo engano, que o padre Bento passa a ser agora o primeiro pároco genuinamente itaporanguense dos últimos 82 anos, pós chegada dos monges cistercienses na cidade.

Na Abadia, além de sacerdote ele exercia a função de administrador da fazenda do Mosteiro, o que verá continuar mesmo com as novas responsabilidades de pároco.

Curiosidade: padre Bento tem hábitos saudáveis e é esportista. Gosta de futebol e joga no gol. Segundo amigos não padres dele, pelo menos uma vez por semana, nas quintas-feiras, quando possível, eles se reúnem para uma boa partida de futebol. “E ele joga muito bem. É um excelente goleiro, e em campo age normalmente como os outros goleiros, e quando precisa, nos dá bronca, nos xinga e reclama. Ele esquece que é padre, e nós também, pois mandamos de volta e o xingamos da mesma forma”, conta um amigo próximo dele.

(Com fotos da Assessoria de Comunicação da Diocese de Itapeva-SP)

Notícias relacionadas