Palestra sobre liberação de recursos a agricultores, para Custeio Emergencial, a 1% a.a., carência de 24 meses e prazo total de 72 meses

Foi realizada no final da tarde desta quarta-feira (27), numa promoção de Carvalho Agrícola, Prefeitura de Itaporanga e Secretaria de Agricultura e Abastecimento, uma palestra a produtores rurais, tratando da liberação de recursos para Custeio Emergencial.

O evento aconteceu no Rotary/Clube da 3ª Idade e reuniu bom número de agricultores, além do empresário Pedro Carvalho e sua equipe da Carvalho Agrícola, o prefeito Douglas Benini, o presidente da Câmara Fábio Benini, o vereador Fernando Marques, o secretário municipal de Agricultura Mucio Gonçalves, e gerentes e representantes da Caixa Econômica Federal, Sicredi e Bradesco.

Os palestrantes Eliseu Aires de Melo (diretor da CATI Avaré) e Alexandre Coutinho Duboc (engenheiro Agrônomo da CATI) detalharam como funciona esse benefício de concessão de crédito, sem que o tomador precise oferecer garantias reais, disponibilizado pelo Governo do Estado, nos limites de R$ 80.000,00 por produtor e R$ 1.500.000,00 a associações e cooperativas, a juros de 1% a.a., carência de até 24 meses e prazo total de 72 meses.

Para isso, os palestrantes explicaram como cada produtor deve proceder para formalizar o pedido e as documentações de praxe que comprovam a atividade agrícola. Reunida toda a documentação, essa deve ser apresentada a um servidor na Casa da Agricultura, que se encarregará da análise e encaminhamento para o sistema que irá conferir e decidir a liberação, através de transferência para a conta bancária de preferência do agricultor.

Como o tempo é curto e o processo é trabalhoso, o empresário Pedro Carvalho levantou essa questão que poderá sobrecarregar os servidores da Casa da Agricultura, e questionou se numa eventualidade a Prefeitura de Itaporanga poderia auxiliar cedendo servidores da administração. De pronto o prefeito Douglas Benini assegurou que sim, que cederia quantos servidores do setor administrativo necessitarem para auxiliar na preparação dos processos com os pedidos de empréstimos.

Notícias relacionadas