Para saber como funciona o Legislativo, alunos de escola pública de Itapeva visitam a Câmara

Na última quinta-feira(14), acompanhados dos professores  Lucas e Tânia alunos da quarta série da EM Auta Rolim, da Vila Santa Maria, estiveram visitando a Câmara Municipal de Itapeva. Na ocasião eles foram recebidos pelo presidente da casa, Paulo de la Rua Tarancón e os vereadores Áurea Aparecida Rosa e Ney Gonçalves. Os estudantes aproveitaram para fazer reivindicações.

Na programação preparada pela escola os alunos estiveram também na Biblioteca Pública Municipal e no Centro de Eventos Zico Campolim, onde fizeram um piquenique  e participaram de atividades de lazer.

TRABALHO EDUCATIVO – Durante a visita ao Legislativo os estudantes ouviram orientações sobre a função do vereador, como fiscalizador dos recursos públicos e porta voz da comunidade junto ao Executivo. Além disso, foram convidados pelo Presidente Paulo de la Rua para em outra ocasião visitarem o novo prédio da Câmara que deverá ser inaugurado no  final do mês de novembro. Esclareceu que será desenvolvido um trabalho educativo sobre o funcionamento dos diversos departamentos da  Câmara, o papel dos vereadores e a tramitação de matérias no Legislativo Municipal.

REIVINDICAÇÕES – Os alunos fizeram perguntas sobre  melhorias para o bairro em que moram, e receberam esclarecimentos da  vereadora Áurea. Os questionamentos foram quanto a pavimentação de ruas e operação tapa buracos na Vila Santa Maria,  falta de água e iluminação pública no Jardim Bonfiglioli, além de melhorias em loteamentos. Áurea explicou que existe o processo de licitação  para que as obras sejam realizadas, e que pavimentação deverá ter início em breve. Enfatizou que a Câmara está atenta aos reclamos da comunidade e tem encaminhado ao Executivo todos os pleitos. 

CIDADANIA  – Os vereadores foram unânimes em afirmar que a visita dos alunos à Câmara é muito importante, pois recebem noções de cidadania e conhecimento sobre o trabalho dos Poderes constituídos. Parabenizaram a escola pela iniciativa e colocaram à Câmara à disposição para visitas e orientações sobre o trabalho que é desenvolvido pelo Legislativo Municipal.  (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).
 

Notícias relacionadas