Paraná: pedágio 5 vezes mais caro que em outros estados e falta de investimentos vira CPI na Assembleia paranaense

Deputados Artagão Júnior, Nereu Moura e Péricles de MeloSegundo o deputado Nereu Moura(ao centro), a CPI tem a finalidade de acabar com o assalto a mão armada, praticado todos os dias nas praças de pedágio Na manhã desta terça-feira (13), ele, que integra a Comissão Parlamentar de Inquérito – (CPI) dos Pedágios na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, participou da terceira reunião ordinária. 

 
No encontro foi apresentado um documento com o estudo técnico-financeiro apontando o desequilíbrio econômico entre o lucro das concessionárias de pedágio e a falta de investimentos nas rodovias paranaenses. Após a apresentação, o parlamentar peemedebista e demais membros da CPI tiveram a oportunidade de discutirem os dados levantados e possíveis convocações de técnicos e personalidades políticas, para oitivas futuras, bem como de alguns Secretários de Estado e de representantes das Concessionárias.
 
A CPI do Pedágio é uma reivindicação da população, que está sendo prejudicada devido às altas taxas pagas, para se deslocar pelas estradas do Estado. Segundo pesquisa apresentada pela Comissão, o valor do pedágio nas estradas do Paraná é 5 vezes maior do que em outros Estados. A exemplo disso, um caminhão de oito eixos que sai de Foz do Iguaçu com destino à Paranaguá, gasta em média mil e quatrocentos reais de pedágio, para ir e retornar ao ponto de partida.
 
Segundo Nereu Moura, a CPI tem a finalidade de acabar com o assalto a mão armada, praticado todos os dias nas praças de pedágio. “A população paranaense e principalmente quem trabalha nas estradas do Paraná, desembolsam um valor absurdo nos pedágios, ocorrendo assim um aumento nos produtos transportados. E, nós sabemos que quem paga essa conta é a população.”, afirma.
 
Nos próximos encontros os deputados já deverão apresentar uma lista com os nomes das pessoas que deverão ser convidadas ou convocadas para depor na CPI. Para o caso de alguns representantes a serem chamados, conforme sugestão dos parlamentares, o apoio do Ministério Público estadual, com a participação de promotores de Justiça, será muito importante, auxiliando nos trabalhos da comissão. (Com a assessoria de imprensa de Nereu Moura)

Notícias relacionadas