Patrimônio cultural do município, Lira Itapevense reinaugura sua sede social

Patrono Joaquim José de Almeida e o maestro emérito da Lira Antonio de Jesus Duch Margarido foram homenageados – Na noite de terça-feira, 7 de outubro, a Lira Itapevense promoveu solenidade de reinauguração de sua sede social, que desde o ano passado vinha sendo reformada. A obra durou um ano e foi executada por meio da parceira entre a Lira e a Prefeitura Municipal, que disponibilizou os recursos necessários para a aquisição de materiais.

O patrono da entidade, Joaquim José de Almeida (Santo de Almeida), e o maestro emérito da Lira, Antonio de Jesus Duch Margarido (Toninho Margarido), foram homenageados com a entronização de suas fotos na sala de ensaios da Corporação Musical. A solenidade contou ainda com a apresentação de vários números musicais de instrumentistas da Lira, sob a regência no maestro Emerson Urba.

Ao falar da importância do novo espaço para a continuidade dos trabalhos da Lira, a presidente Elaine Regina Simonini Margarido Knap se emocionou ao lembrar-se de seu pai, Toninho Margarido, falecido em 2012, que desde a fundação da Lira em 20 de setembro de 1962 se dedicou à fazer da Banda uma referência musical não só em Itapeva como em outras localidades.

Antes de encerrar o discurso, a presidente agradeceu o empenho do ex-presidente Rogério Oliveira e a colaboração do engenheiro Luiz Fernando da Costa Butzer, que elaborou o projeto de reforma sem qualquer custo para a Lira.

O vereador Dr. Pedro Correa, autor da emenda parlamentar que permitiu a destinação dos recursos para a reforma do prédio, afirmou durante discurso que esse foi a primeira proposta que ele encabeçou ao chegar na Câmara Municipal. “Este foi o meu primeiro projeto quando cheguei ao Legislativo e agradeço a Deus por esse resultado que ficou acima do esperado por todos”, disse o vereador.

Para a secretária municipal da Cultura e Turismo, Setembrina Oliveira, a Lira se confunde com a história do município, pois representa o que há de melhor na nossa música instrumental. “Corpo e alma se fundem neste especo numa só harmonia. Quero parabenizar a administração do prefeito Roberto Comeron e a Lira por mais esse presente para a nossa cultura”, comemorou.

Representando o prefeito Roberto Comeron, que estava em viagem de trabalho, o vice-prefeito professor Geraldo Almeida reafirmou o compromisso do governo municipal com a cultura e falou dos avanços nesses dois anos de mandato. “Quero reforçar a necessidade da parceria entre o Executivo, Legislativa e a sociedade civil para viabilizar os avanços na área cultural, numa demonstração de que através dessa união muitos outros avanços serão conquistados”, garantiu o vice-prefeito.

Também participaram da solenidade de reinauguração da sede da Lira, a dirigente regional de Ensino, Edilene Aparecida Simão Freitas, vereador Preto do Bairro de Cima, secretários municipais Luiz Carlos Piloto (Administrações Regionais) e Rogério Vieira Galvão (Esportes), além de músicos e representantes da sociedade civil.

Notícias relacionadas