Pauta de trabalhadores da cana será discutida na Fetaesp, nesta sexta-feira

Agudos(SP) – Com o intuito de promover uma revisão das reivindicações dos trabalhadores rurais no corte de cana e demais funções relacionadas, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) realiza, em 21 de janeiro, o levantamento de pauta do setor sucroenergético.  O evento, a ser realizado às 9h30 na sede da entidade, em Agudos, espera a participação de 140 Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados. A discussão culmina, anualmente, com a preparação de uma pauta que guiará as negociações coletivas de maio, promovidas para melhorar condições salariais e de benefícios. 

O presidente da entidade, Braz Albertini, considera as ações importantes. “Pois possibilitam benefícios que dificilmente seriam conquistados individualmente”, observa. Ele também comenta que os itens da pauta não extrapolam o que é de direito. “Não é exigido nada que não seja justo para a categoria. O que buscamos é ampliar o valor do salário e dos benefícios, adicionais, auxílios, entre outros, de maneira que sejam mais adequados às necessidades do trabalhador, além de fazer valer direitos. Muitas das conquistas para esses trabalhadores têm origem nesta ação conjunta”, explica.
 
Preparação – Haverá ainda no decorrer dos meses de fevereiro e maio, a aplicação de um curso de capacitação para execução de negociações coletivas, voltado aos dirigentes sindicais e ministrados por técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). 

Serviço 

Quando: 21 de janeiro, às 9h30

Local: na Fetaesp, km 322 da rodovia Marechal Rondon, em Agudos.

Da Assessoria de Comunicação da Fetaesp

 
 

 

Notícias relacionadas