Piraju sedia reunião do CBH-ALPA

Reuniao CBH Alpa- Ze do Nute, Marco e David

Nesta terça-feira(17) o município de Piraju foi sede da 35ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema – CBH-ALPA. O evento contou com a …

 participação do presidente do comitê, o prefeito de Itaporanga José Carlos do Nute Rodrigues, do vice-presidente Marco André, do secretário Executivo David Ayub, além de vários prefeitos participantes da associação, representantes da Sociedade Civil e de diversos órgãos públicos.

A Pauta da reunião foi a seguinte: Abertura, aprovação da ata anterior; informes da Secretaria Executiva, Deliberação CBH-ALPA nº 120, de 17.12.13, que aprova diretrizes para fins de hierarquização e seleção dos investimentos  a serem indicados ao FEHIDRO, visando à distribuição dos recursos financeiros destinados à área do CBH-Alpa, UGRH 14, exercício 2014; Deliberação CBH-Alpa nº 121, de 17.12.13, que aprova o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema de 2013; assuntos gerais e o local da próxima reunião.

O relatório de situação  dos Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo – Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema – UGRHI 14, exercício 2013, ano base 2012 foi explanado pelo Engenheiro Fernando Mazzini, que após intenso debate foi aprovado com pequenas alterações.

A apresentação da deliberação  CBH-ALPA coube ao senhor Mauro Nalesso, coordenador da Câmara Técnica de Planejamento, Gerenciamento e Avaliações, ficando decidido a data de 10.03.2014, como prazo final para apresentação das propostas para 2014.

Técnico do consórcio Malbertec, empresa vencedora da licitação realizada pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, para elaboração dos Planos de Saneamento Ambiental, explanou sobre a programação e estágio atual dos trabalhos, informando que o prazo para conclusão é agosto de 2014.

Os prefeitos Miderson Zanello Milléo, de Taquarituba, e Zé do Nute, de Itaporanga aproveitaram a oportunidade para tecer comentários sobre o Programa Municipio VerdeAzul, que penalizaram os municípios que não apresentaram o Plano de Saneamento Ambiental. Também comentaram que a classificação deveria ter critérios, de acordo com a população dos municípios, pois os maiores e melhores em condições financeiras acabam levando vantagens.

A próxima reunião em data a ser definida será realizada no município de Itapeva.

Notícias relacionadas