Piraju (SP):Escola Estadual Ataliba Leonel completa 115 anos

Unidade escolar é patrimônio e referência do município de Piraju, interior de SP – Tombada em 2010 na categoria de bem cultural, junto com outras 125 edificações escolares paulistas, a EE Ataliba Leonel é um marco para o município de Piraju, no interior do estado de São Paulo. Atualmente atende alunos da zona rural de Piraju e de bairros próximos, com 320 estudantes matriculados no total. A escola oferece ensino fundamental anos finais e ensino médio em dois turnos: manhã e tarde.

O atual diretor da escola, João Benedito de Almeida Lolico, 54 anos, conta sobre sua chegada: “Sempre gostei de prédios antigos e tombados, aprecio a arquitetura. Quando cheguei a esta unidade escolar, no ano de 2004, vindo removido de São Paulo (capital), tive uma grande surpresa em conhecer a escola, que em maio deste ano completará 115 anos de existência.”Após 16 anos como diretor, Lolico compartilha as preciosidades históricas que acabou achando na unidade. “Andando pelos espaços da escola, encontrei no porão uma vasta documentação sobre todos esses anos de existência, com papéis datados a partir de 1904, desde regras pedagógicas, de funcionamento, nomes de professores, e até um livro que traz registros da indisciplina por parte dos alunos. Embora muitos desses documentos estivessem em situação bastante precária, consegui salvar alguns, os quais estão guardados na escola.”

Ele também esclarece a relação entre a escola e seus alunos: “Todos esses anos trabalhando na mesma escola possibilitou conhecer muito a comunidade extraescolar e intraescolar, o processo de cada aluno referente a sua aprendizagem desde que chegam no sexto ano até saírem do ensino médio. Percebe-se o quanto eles gostam da escola e são participativos em todos os eventos oferecidos pela unidade de ensino.”

A escola é um marco na educação pirajuense, é uma referência na cidade. “Um fato muito curioso é que em feriados e no final do ano muitos antigos moradores, que residem há muito tempo fora, quando vêm para a cidade procuram a escola para mostrar a seus filhos, seus netos, entram na sala de aula e contam histórias de sua época; e em período eleitoral acontece a mesma coisa, você ouve muitas histórias interessantes, não tem para quem você pergunte onde fica a escola Ataliba Leonel que a pessoa não saiba dizer, é um ponto de referência.” Em suma, é uma instituição com importância histórica e arquitetônica, pela localização e qualidade de ensino.

História

A EE Ataliba Leonel, na época chamada Grupo Escolar de Piraju, foi criada por decreto de 29 de novembro de 1904. A Câmara Municipal, por escritura pública, doou para o funcionamento da escola o prédio número 11, localizado no Largo da Matriz. A inauguração solene aconteceu em 3 de maio de 1906. Já a construção do novo prédio data de 1909.

“O projeto de construção da escola é de autoria do arquiteto José Van Humbeeck, as escolas projetadas por ele sempre têm a mesma simetria”, explica Lolico. O diretor também pontua que algumas informações sobre os trabalhos do arquiteto e a própria escola são citados nos livros “Arquitetura Escolar Paulista – Restauro” e “Arquitetura Escolar Paulista”, ambos da FDE, disponíveis para download no site http://www.fde.sp.gov.br/PagePublic/Interna.aspx?codigoMenu=255&AspxAutoDetectCookieSupport=1.

Arquitetura Escolar

A EE Ataliba Leonel é uma das 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 com relevância histórica, arquitetônica e cultural.

De acordo com o Condephaat, “essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico, dito primário, e a formação de professores bem preparados para tal função.”

Com técnica construtiva simples e uso de alvenaria de tijolos, a organização espacial dos prédios escolares era concebida incorporando preceitos e recomendações de higiene e ventilação previstos na cultura arquitetônica que vinha se firmando desde o século XIX. Com o tempo, projetos arquitetônicos padronizados foram se espalhando pelos municípios paulistas.

Além da obra de restauro realizada nos anos 1990, na qual, entre outras ações, foram resgatadas características originais da escola, como o retorno das janelas de madeira, a EE Ataliba Leonel passou por algumas reformas pontuais dos anos 2000 para cá, respeitadas as regras de preservação exigidas para a manter as características do tombamento como patrimônio histórico e cultural.

Notícias relacionadas