PNAE gera renda e diversifica agricultura familiar em Itaí

Itaí_morango1O Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE, implantado há dois anos no município, impulsionou a agricultura familiar em Itaí. Hoje o Serviço de Alimentação (cozinha piloto) coordenado pela nutricionista Marisa Miranda, oferece um cardápio balanceado e diversificado servido aos alunos das escolas da Rede de Ensino.

Itaí_morango2

Com a implantação do programa novas oportunidades de produção surgiram para os pequenos produtores rurais, e o aumento de variedades de frutas, verduras e legumes no cardápio dos alunos pode ser notado todos os dias nos horários de refeição das escolas.

No mês de agosto (2012), a prefeitura começou a servir no cardápio dos alunos uma das frutas mais saborosas, nutritivas e desejadas por todos, que é o morango. Produzindo através do processo artesanal, o produtor familiar Jair Crespo possui sua propriedade no assentamento do Bairro dos Boavas. Acreditando na oportunidade de gerar renda na sua propriedade, Jair investiu na produção e seus frutos estão sendo colhidos agora, iniciando-se a entrega da sua produção nas escolas.

Sempre respeitando todas as técnicas de produção repassadas pela orientação da Casa da Agricultura de Itai através do diretor Maurício Medeiros, Jair usou mudas de morangos comprovadamente sadias e certificadas, fez o emprego de técnicas adequadas de irrigação, adubação, limpeza no entorno das áreas de produção, eliminação de folhas, talos e frutos doentes da lavoura, bem como, a exclusão do lixo plástico e a adoção de técnicas conservacionistas do solo, práticas que reduzem o uso de agrotóxicos.

Os tratamentos fitossanitários devem ser feitos somente com produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e recomendados por instituições de pesquisa, atendendo as indicações do rótulo e o prazo de carência dos produtos, na quantidade mínima exigida e somente quando tecnicamente justificada.

Já para o mês de outubro a rede municipal de ensino estará servindo melancia no cardápio dos alunos, que somadas as outras frutas enriquecerão o poder nutritivo e saboroso da alimentação escolar. Neste ano de 2012 os alunos consomem frutas como banana, laranja, mexerica, morango e melancia no cardápio, todas produzidas pelo pequeno produtor rural itaiense.

As mudanças no cardápio da merenda escolar dos alunos são elogiadas por todos os pais, os esforços são concentrados na qualidade de vida, na alimentação enriquecida e na geração de renda aos pequenos e médios produtores rurais. (Com a Assessoria de Imprensa do município)

Notícias relacionadas