Polícia Federal faz doação de 58 mil armações de óculos à Oftalmologia da Unesp

Projeto desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) que oferece atendimento oftalmológico a pessoas de baixa renda no interior paulista recebeu, em janeiro, a doação de mais de 58 mil armações de óculos para serem distribuídos a seus pacientes. O material, oriundo de apreensões feitas pela Polícia Federal, foi disponibilizado para a Unesp, que destinou as armações à FMB. 

 

 

Os coordenadores do projeto já fazem a triagem dos produtos que devem ter sua distribuição iniciada este mês. A primeira cidade contemplada será Mineiros do Tietê.

Ainda não há definidos os critérios para a concessão das armações, mas o fator sócio-econômico deve ser o principal fator de classificação, conforme explica a vice-diretora da FMB e coordenadora do projeto, profª Silvana Artioli Schellini. “Estas armações representam um fortalecimento para os projetos de prevenção da cegueira que praticamos em municípios do interior paulista. Todas as vezes que receitamos óculos para pessoas carentes temos dúvidas se as mesmas poderão comprá-los”, declarou. 

Ela ressalta que as doações devem contemplar também a pacientes atendidos no ambulatório de oftalmologia do Hospital das Clínicas (HC). “Devem receber o benefício quem mais dele necessita, que seriam as pessoas de baixa renda. De nada adianta detectar se não tratamos do problema”, complementou profª Silvana. 

O projeto de atendimento oftalmológico a populações carentes existe desde 2006, já tendo contemplado mais de 30 mil pessoas em diversos municípios do interior paulista que não possuem médicos especialistas na área. Atua, com o auxílio de uma unidade móvel, no âmbito da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças oculares.

Após os exames, muitos dos pacientes são encaminhados para o acompanhamento em centros especializados na região. O Hospital das Clínicas/Unesp de Botucatu é uma das unidades mais procuradas para o tratamento de problemas oftalmológicos.

 

Notícias relacionadas