Ponto de Cultura Jovem de Itapeva reestreia Marias do Brasil

O Ponto de Cultura Jovem “Jovem Cultura em Ação” trouxe ao palco do Itapeva Clube mais uma vez o teatro musical Marias do Brasil. O objetivo foi de apresentar a cultura do teatro musical, incentivar e formar público direcionado a esta área.


Encenado por jovens e crianças, a peça divertiu toda a platéia formada por alunos e professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Itapeva.

Em cena, os alunos se (trans) formaram através de um processo de aprendizagem conseguido através da arte de dançar, cantar e encenar. Querer, buscar e acreditar. Tudo isso junto, mais adolescentes sedentos do aprendizado e professores que se dedicaram a esse trabalho, resultou neste grande espetáculo.

A realização contou com a montagem do diretor geral da Escola de Artes, Andrei Alberto Müzel, direção musical de Fabrício Fávaro, direção coreográfica de Fernanda Lahoud Dias e com uma equipe de produção que colaborou para que toda montagem fosse possível, desde o figurino até a cenografia e sonoplastia da peça.

Uma nova apresentação está prevista para agosto.

“Agradecemos a todos que prestigiaram o nosso trabalho e, em especial, ao apoio da Secretaria Municipal de Educação”, enfatizou a equipe.

O evento também agregou a fase municipal do Mapa Cultural, levando o Ponto de Cultura a representar Itapeva na fase Regional.

Em novembro, o grupo estréia uma nova peça voltada ao público jovem e adulto também de autoria de Andrei Müzel. 

O Ponto de Cultura Jovem “Jovem Cultura em Ação” também apresenta as peças Musical da Paixão de Cristo, Auto do Menino Deus e Qual é o seu valor.

Os Pontos de Cultura – Ponto de Cultura é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura/SP, criado em 2009, nesta dimensão estadual.

A rede de 300 Pontos de Cultura tem como objetivo apoiar entidades e incentivar iniciativas de ação cultural investindo assim 54 milhões em três anos em todos os pontos espalhados pelo estado de São Paulo.

As ações estão valorizadas nas seguintes áreas: Culturas populares, Culturas Digitais, Radiodifusão, Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas entre outras.

No Brasil são mais de dois mil pontos, aproximadamente 500 pontos no Estado de São Paulo, dos quais sete estão em nossa região sendo dois no município de Itapeva.

Ponto de Cultura Jovem – O Projeto “Jovem Cultura em Ação” propõe ações direcionadas a adolescentes e jovens, de 13 a 25 anos, com a proposta de formá-los em arte-educadores-sociais, visando a multiplicação da cultura e ainda colaborar com a valorização desse público no mercado de trabalho, uma vez que esses poderão ainda dar continuidade a esse projeto em suas comunidades locais, disseminando pela cidade, ao longo do tempo, o gosto pela arte. 

Segundo Andrei Müzel, diretor cultural, perceber adolescentes e jovens de forma integral e mobilizar suas capacidades para que possam participar plenamente das culturas, conhecendo, apreciando, criando e pensando sobre a produção humana de seu tempo e de outros tempos, é a finalidade do Projeto Jovem Cultura em Ação.

“Neste sentido, esperamos com o projeto “Jovem Cultura em Ação” contribuir com a ampliação do espaço público cultural, de modo que a condição de igualdade – tanto nos planos econômico e social, como nos planos político e cultural – seja estendida ao segmento juvenil”, afirma Andrei.

“Jovem Cultura em Ação” conta com uma escola de formação artística, social e cultural. Sua estrutura é mantida por componentes curriculares em Dança, ministrada pela professora Fernanda Tereza Macedo Lahoud Dias; Teatro, ministrado pelo professor Andrei Alberto Müzel e Canto, ministrado pelo professor Fabrício Luiz Fávaro. Atende cerca de 50 adolescentes e jovens e tem como seu mantenedor a Fundação Senhora Santana de Itapeva em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura. (Da Assessoria de Imprensa – Secretaria Municipal de Educação)
 

 

Notícias relacionadas