Por que fazer concursos militares?

*Leonardo Chucrute – No Ensino Médio, muitos alunos ainda não sabem se devem prestar concurso militar ou cursar uma faculdade. Vale observar que uma carreira militar não anula o desejo de se formar. Infelizmente, muitos ainda desconhecem as vantagens de seguir no militarismo. Em momentos com grande número de desempregados, essa pode ser uma opção para os jovens.

Na carreira militar, já recebe um auxílio assim que você passa e está estudando. Além disso, a carreira possibilita logo de início estabilidade financeira, bons salários, plano de carreira e aposentadoria com salário integral. Outras vantagens são planos de saúde e odontológico, atividades físicas e intelectuais.

Em relação à preparação, reforço a importância de iniciá-la o quanto antes. Os exames militares são considerados conteudistas. Portanto, conhecer bem o edital é essencial para ter boas notas. Com isso, o candidato vai saber onde focar sua atenção. Dessa forma, pode conseguir um resultado satisfatório e consequente aprovação.

Na preparação, deve-se estudar o conteúdo da prova no geral e não apenas focar em uma matéria que se tenha dificuldade. Ter planejamento e organização na hora de estudar também é muito importante. Além disso, tenha resiliência. Não desanime ao ver a relação candidato/vaga ou quando os estudos tiverem conteúdos mais complexos. Insegurança é normal, mas com uma boa preparação se passa a acreditar.

É essencial que se tenha foco em qual concurso militar se quer, ou seja, o seu sonho de passar. Não adianta fazer vários concursos. Veja os que tem a mesma característica, você pode fazer mais de um, se quiser. Além disso, fique atento à idade e aos testes físicos que terá de fazer. Mantenha-se motivado, preparando-se e acreditando em si, pois assim irá conseguir conquistar uma vaga em um concurso militar.

*Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática e ex-cadete da AFA.

Notícias relacionadas