Porta-voz da Presidência fala sobre as ações do governo federal para auxiliar os estados afetados pelas chuvas e sobre a situação do jornalista brasileiro na Líbia

Entrevista coletiva concedida pelo Porta-Voz Rodrigo Baena Soares sobre medidas do governo federal para auxiliar os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Maranhão, afetados por enchentes, e sobre a situação de jornalista brasileiro na Líbia. Palácio do Planalto, 10 de março de 2011.


Porta-Voz: Boa tarde. Vou tratar de dois temas hoje aqui com vocês. A presidenta Dilma Rousseff ligou hoje para os governadores do Mato Grosso, Silval Barbosa; do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; e do Maranhão, Roseana Sarney. O propósito do telefonema era pedir informações mais detalhadas e oferecer ajuda do governo federal para as áreas desses estados afetadas pelas recentes enchentes.

A Presidenta convocou o ministro da Integração Regional [Integração Nacional], Fernando Bezerra, para avaliar a situação e lhe determinou que viaje os estados afetados o mais rapidamente possível para fazer uma verificação in loco dos prejuízos. O ministro Fernando Bezerra já solicitou ao DNOCS verificar a situação das barragens e das pontes das regiões afetadas. O ministro Bezerra acionou, ainda, a Defesa Civil para prestar toda a ajuda necessária às populações atingidas.

Agora eu vou ler uma nota sobre a situação do jornalista brasileiro Andrei Netto: “A Presidenta Dilma Rousseff está acompanhando com atenção a situação do jornalista brasileiro Andrei Netto, do jornal O Estado de S. Paulo, detido na Líbia, e determinou ao Ministro interino das Relações Exteriores, Embaixador Ruy Nogueira, providências urgentes para assegurar sua integridade física e sua libertação. A Presidenta foi informada pelo Itamaraty que o jornalista estaria na localidade de  Sabratha, a 60 km de Trípoli. O Embaixador brasileiro na Líbia, George Ney de Souza Fernandes, está envidando todos os esforços necessários junto às forças que atuam na região para a pronta solução do caso.”
Estou pronto para responder a perguntas.

Jornalista: Boa tarde.

Porta-Voz: Só para esclarecer: a nota será distribuída – sobre a situação do jornalista Andrei Netto – será distribuída a vocês.

Jornalista: Bom dia. Sou Luana, da TV Brasil. Sobre esse primeiro assunto, da Defesa Civil, da ajuda aos estados afetados pelas chuvas, a Presidenta falou em valores que deve liberar para poder ajudar na reconstrução desses estados?

Porta-Voz: Não. O ministro Fernando Bezerra viajará à região… às regiões afetadas amanhã, justamente para ter um quadro completo, um quadro amplo da situação, e depois informará aos jornalistas, à imprensa, questões… detalhes sobre essas operações.
 Bem, ok? Obrigado.

 

 

Notícias relacionadas