‘Posso Dançar Pra Você?’ Em Itararé, no dia 1º de maio

Às 16h do dia 1º de maio, a Cia. Domínio Público fará apresentação de dança na Praça São Pedro. Espetáculo imperdível aberto ao público, com classificação etária livre, ele é apresentado em calçadões de praças públicas. Desde sua estreia em 2012, o “Posso Dançar Pra Você” já fez mais de 70 apresentações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

Essa apresentação em Itararé é uma realização com apoio do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC), e da Prefeitura do município de Itararé.
“Posso Dançar Pra Você?” é uma intervenção urbana da Cia. Domínio Público idealizada para espaços públicos com grande fluxo de pessoas. Na fronteira entre a dança contemporânea, o teatro e a performance, a intervenção busca compreender os limites sutis entre o cotidiano e o poético.

O processo de criação do trabalho, iniciado em 2010, transitou entre a estruturação de materiais em sala de ensaio e experimentações em praças e calçadões da cidade de Campinas. Tais materiais, assim como o roteiro e o conteúdo temático do espetáculo, foram criados em função das experiências vividas entre o elenco criador, o espaço e as pessoas que transitavam pelos locais escolhidos. Não se tratava apenas de deslocar um trabalho da sala de ensaio para a rua, mas de incorporar a rua como transformadora real do trabalho, no exato momento em que ele acontece.

A partir de uma estrutura porosa aos acontecimentos da rua, a intervenção interage de modo sutil e delicado com o cotidiano do espaço público e de seus transeuntes, quase que pedindo permissão para se instaurar. Não é à toa que os bailarinos de fato perguntam: “Posso dançar pra você?”. Estabelece-se, dessa forma, uma relação sensível entre os bailarinos, o público e o espaço, promovendo uma reflexão sobre o automatismo das relações humanas, cada vez menos sensíveis e menos percebidas, nos agitados centros urbanos das nossas cidades.

Desde sua estreia em 2012, a intervenção “Posso Dançar Pra Você?” já fez mais de 70 apresentações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. A cada apresentação, o trabalho se reformula e se ressignifica pelas diferenças culturais de cada espaço-tempo, pelas geografias e arquiteturas de cada cidade, pelo cotidiano de cada praça, pela recepção, às vezes calorosa, às vezes desconfiada, às vezes apenas na breve suspensão, daqueles que têm seu caminho momentaneamente interrompido pela intervenção. Isso tudo em sua simplicidade de ser, apenas com seus artistas, suas estruturas e jogos, suas danças pessoais, dois banquinhos, dois megafones e algumas canções.

“Posso Dançar Pra Você?” parece ter nascido para promover encontros sem segregações e separações. É uma constante produção de afetos. Afetos que surgem a cada apresentação, a cada pedido e oferta de uma dança.
Confira aqui matéria da Rede Minas sobre a intervenção:

Serviço

Espetáculo: Posso Dançar Pra Você?
Grupo: Cia. Domínio Público
Local: Praça São Pedro
Horário: 16h
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: livre

Ficha Técnica

Criação: Cia. Domínio Público
Direção: Holly Cavrell
Intérpretes-criadores: Gustavo Valezi, Lineker, Sara Mazon e Talita Florêncio
Produção Executiva: Margarida Sequeira Duarte e Iolanda Sinatra
Figurina: Caio Sanfelice
Design Gráfico: Julio Giacomelli
Fotos e Vídeos: Coronel Mostarda

(Com a assessoria de imprensa da PMI)

Notícias relacionadas