Prefeita Cristina Ghizzi apresenta Plano de Governo 100 dias

Arquivo_Cristina e Zé eduardo comemoram posse nas escadarias da prefeituraA prefeita de Itararé, Cristina Ghizzi(PT), reuniu a imprensa na tarde desta terça-feira(15) para anunciar seu plano de governo para os primeiros 100 dias de sua administração. O município tem 48.103 habitantes, um renomado estabelecimento de ensino superior(referência na região) com vários cursos,  é um forte produtor agrícola e tem algumas indústrias.

Porém, registra um constraste: tem um IDH de 0,732 e está no grupo 5, entre os municípios paulistas mais desfavorecidos tanto em riqueza como nos indicadores sociais.

Elaborado a partir de reuniões e diálogo com a população, empresários, produtores rurais, entidades sindicais e representantes da sociedade civil, o plano prevê algo novo – inédito na história do município – propondo um jeito moderno, justo e transparente de administração pública, começando por uma melhoria da relação do Executivo com a população, passando também por uma melhor relação com a imprensa em todas as mídias.

O Plano de Governo da prefeita Cristina Ghizzi e vice-prefeito José Eduardo  para o mandato 2013 -2016.
Esse plano foi escrito com base no resultado de reuniões realizadas com membros de diversos setores da sociedade civil, associações e entidades.

O objetivo foi produzir um documento que atenda às necessidades reais do nosso povo, do nosso município. A Administração de Cristina Ghizzi e José Eduardo em Itararé será voltada para o social e de mãos dadas com iniciativas que busquem o progresso, o desenvolvimento econômico, o fortalecimento do comércio, da agricultura e que buscará a instalação de empresas e indústrias que gerem emprego e renda ao itarareense.

Esse governo terá ampla participação popular, será transparente e irá modernizar a atual gestão pública. Estará alinhado com as políticas do Governo Federal, que transformou o Brasil em uma economia forte. Será implantado aqui esse modelo de gestão de sucesso, elogiado em todo o mundo. O compromisso é aplicar corretamente e integralmente os recursos e verbas disponíveis nos respectivos setores a elas destinadas, garantindo ao povo de Itararé transparência, eficiência e lisura na gestão do dinheiro público.

O governo de Cristina Ghizzi e José Eduardo vai realizar a maior transformação que este município já presenciou, e fará com que nossa cidade, nossa querida Itararé, cresça no ritmo do Brasil. Esse documento, o Plano dos 100 Dias, também será orientado pelas diretrizes e prioridades apontadas no Plano de Governo. Diretrizes
1. Democratização da gestão/transparência/Ética
2. Inclusão social e cidadã
3. Desenvolvimento social e econômico sustentável
4. Desenvolvimento (urbano-rural) com qualidade de vida
5. Modernização e eficiência administrativa
Prioridades administrativas
1. Saúde
2. Educação
3. Geração de emprego
4. Habitação
5. Meio Ambiente/Saneamento básico

Introdução

O presente documento tem como objetivo revelar à população de Itararé as principais prioridades em cada uma das Secretarias que compõem o novo governo, nos primeiros cem dias. A escolha das prioridades levou em conta um levantamento da situação em que a nova administração recebeu a prefeitura da gestão anterior. Levantamento este realizado nos primeiros dias de contato dos secretários, prefeita e vice com a atual realidade da administração municipal. Em virtude da precária e delicada situação financeira, do sucateamento dos equipamentos públicos, além de diversas irregularidades apuradas, no processo de levantamento de dados, fizeram-se necessárias ações emergenciais em cada setor, com intuito de garantir o funcionamento das estruturas e departamentos básicos e essenciais da administração. Com o agravante do restrito período disponível para a realização da transição do governo, a elaboração de um detalhado plano de ações foi prejudicado. Porém, a população precisa de uma resposta, de um projeto para enfrentar todos esses desafios, e garantir ao itarareense que a condução do município será realizada com seriedade, foco, planejamento e criatividade. O presente documento atende a este propósito. É importante destacar que as prioridades apresentadas, não resumem e/ou definem as ações de determinada Secretaria para o período, pois outras ações paralelas, pertinentes à pasta, certamente serão executadas. Esse documento não substitui o Plano de Governo dessa Administração, apenas direciona as primeiras ações a serem tomadas. Itararé, Janeiro de 2013. Maria Cristina Carlos Magno Ghizzi –  Prefeita
José Eduardo Ferreira – Vice-prefeito

Secretaria de Educação, Esportes, Cultura e Turismo
Secretária Maria Aparecida Damázio

Prioridades para os primeiros cem dias de governo

Início da reforma e ampliação da creche Maria de Lourdes e da escola Heitor G. Côrtes  Início da construção da quadra da escola Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Uniformização dos funcionários da merenda escolar atendendo a determinação da Vigilância Sanitária.

Coordenadoria de Esportes
Coordenadora Janaína Oliveira

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Ativar o Ginásio da Praça Gal. Euclides Figueiredo.
Revitalizar o SEMEFER – transformando o local numa praça de lazer que irá agregar e centralizar projetos específicos da Secretaria de Ação Social.
Atuar na revitalização do Complexo Esportivo Lauro Loureiro de Mello (Elefante Branco) com apoio da iniciativa privada.

Coordenadoria de Turismo
Coordenador Edílson Moraes

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Melhorar o acesso à Gruta da Barreira, bem como trabalhar sua legalização e buscar parcerias e recursos para sua revitalização e transformação em parque.
Potencializar o atendimento aos turistas pelo Infotur com a formalização das parcerias com as associações AMAI, Educatur e SEI , além da melhoria da infra-estrutura.
Buscar uma parceria com o SEBRAE e Sindicato Rural (SENAR) para capacitarem profissionais que atuam na área do receptivo, como garçons, atendentes e outros.

Coordenadoria de Cultura
Coordenador Murilo Cleto

Prioridades para os primeiros cem dias de governo

Conferência geral de patrimônio da Coordenadoria, com o objetivo principal de recuperar materiais desaparecidos ou danificados em gestões anteriores. Realocação de todo o acervo bibliotecário hoje depositado no prédio do Centro Cultural, condenado há quase três anos por graves problemas de estrutura. Análise de projetos destinados à Cultura pelo Governo Federal, trâmites burocráticos e adaptação à realidade do município. Atenção especial àqueles que viabilizem a reforma do anfiteatro Sylvio Machado e a construção de uma nova biblioteca.

Secretaria de Desenvolvimento Municipal
Secretário Luis Carlos Colturato

Prioridades para os primeiros cem dias de governo  Garantir a estabilidade da construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Atender as resoluções dos TAC’s (Termo de ajuste de Conduta) um deles referente a acessibilidade dos prédios públicos (TAC 53/10-6-HU) e das rampas de acessibilidade na rua S. Pedro (TAC IC 12/07). Informar o comércio local sobre a decisão da Promotoria Pública, via TAC, da necessidade de adequar os estabelecimentos comerciais as normas ABNT, nos prazos anteriormente fixados, e que serão fiscalizadas pelo Corpo Bombeiros.

Secretaria de Administração
Secretário Antonio Eduardo F. S. Gradin

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Iniciar a modernização e informatização do Paço Municipal, com foco no controle eficaz da Gestão.  Apresentar um projeto para implantação do plano de carreira do funcionalismo público.  Realização da licitação para que seja realizada a auditoria nas contas e nos contratos municipais.

Secretaria de Finanças
Secretário José Carlos de Andrade

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Fazer um levantamento apurado e realizar um diagnóstico da situação financeira em todos os setores.  Regularizar a situação fiscal da prefeitura para obtenção da CND (Certidão Negativa de Débito), liberando o recebimento de verbas nas esferas Estaduais e Federais. Priorizar o pagamento dos compromissos da atual gestão e regularizar as dívidas pendentes.

Secretaria de Defesa Social
Secretário Heron Ferreira

Prioridades para os primeiros cem dias de governo

Aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal, convocando os aprovados em concurso público.
Reorganizar a Defesa Civil no Município.
Viabilizar a transferência das instalações da GCM para um novo local, que apresente condições satisfatórias para o pleno funcionamento.

Secretaria de Habitação e Meio Ambiente
Secretário Antonio Robson Ferreira

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Regularização do aterro Municipal
Reativação do estabelecimento dos contatos para a construção de 50 casas populares via CDHU.  Continuidade do projeto de construção das fossas sépticas na área rural.

Secretaria da Saúde
Secretária Juliana L. Tagliatela

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Melhoraria na condição de transportes de nossos pacientes, com proposta de licitar a linha Jaú e Sorocaba, com o objetivo de proporcionar o conforto e segurança aos usuários.
Auxiliar e apoiar a Santa Casa no sentido de reestruturar um Plano Operativo que atenda as necessidades da população, além de rever a situação financeira da instituição visando o fim da intervenção.
Atuar na reorganização dos Postos de Saúde, com foco na melhoria da qualidade e na humanização do atendimento.

Secretaria de Indústria e Comércio
Secretário Dirceu Vieira

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Recuperação de trechos do asfalto que faz a ligação da SP 258 com o Distrito Industrial
Construção das galerias de águas pluviais e perenização das ruas do Distrito.
Promover a realização de cursos junto ao SEBRAE, SENAC E SENAI para a capacitação de mão – de – obra com o objetivo de atender as demandas do Comércio e do Distrito Industrial.

Secretaria de Agricultura e Pecuária
Secretário Roberto Cogo

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Renovação e manutenção da frota de apoio da Secretaria.
Renovação dos Implementos e da patrulha agrícola
Formalização da parceria entre Secretaria de Agricultura e a COAFAI

Secretaria de Ação Social
Secretária Sueli de Souza Moraes

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Promover cursos de qualificação para aqueles que não se enquadram nas condicionalidades dos projetos sociais em andamento.
Estímulo e orientação técnica para a organização de Associações de Bairros em todo o Município.
Criar equipes da Secretaria, que em visita aos bairros, divulgarão os programas e projetos sociais em curso no Município.

Secretaria de Serviços Municipais
Secretário Carlos Roberto Demétrio

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Limpeza urbana.
Colocar em funcionamento (consertar) máquinas, veículos e equipamentos que se encontram fora de operação na garagem da prefeitura.
Manutenção das estradas e pontes em estado precário na zona rural.

Secretaria de Governo
Secretário Antonio Jose de Souza

Prioridades para os primeiros cem dias de governo
Atuar como facilitador no cumprimento das metas de cada uma das Secretarias
Promover a interação entre Executivo e Legislativo, agilizando processos e promovendo o diálogo constante e produtivo.
Melhorar a qualidade da comunicação do Executivo com a população, e sua relação para com a imprensa, em todas as mídias, garantindo a divulgação da evolução dos trabalhos de cada Secretaria nesse período.

Considerações Finais
O desafio de administrar o município de Itararé é algo fascinante. A oportunidade de transformar essa cidade em um lugar com muito mais justiça social e desenvolvimento sustentável sempre foi nosso objetivo. Agora, temos uma grande chance de melhorar as condições de vida do itarareense. Acreditamos que o trabalho, a gestão séria e o compromisso da nossa equipe de governo, irão promover as mudanças que nossa cidade tanto almeja. É importante nesse momento difícil em que a Prefeitura se encontra, em sérias dificuldades financeiras e com equipamentos sucateados, que toda a população acredite nessa mudança, e que ela virá para melhorar o seu dia-a-dia no Município. Vamos caminhar juntos, vencer os medos, os preconceitos, pensar uma Itararé que pode muito mais. É hora de austeridade na gestão, respeitando o dinheiro público, com criatividade e dedicação na execução do planejamento das ações. É o momento da grande parceria, do povo com o progresso. Contamos com cada um dos itarareenses nessa luta, que é de todos nós!
Muito obrigado!
Maria Cristina Carlos Magno Ghizzi Prefeita José Eduardo Ferreira Vice – prefeito

Notícias relacionadas