Prefeito de Riversul sai na frente e já inaugura 4 obras importantes no seu município, três destas iniciadas na gestão anterior

 

Contrariando a tradição cultural da política brasileira de prefeitos inaugurarem obras somente em finais de mandatos, o prefeito de Riversul José Guilherme Gomes inovou e neste final do 1º ano de seu mandato, inaugurou quatro obras de uma só vez, sendo três delas iniciadas na gestão anterior, do ex-prefeito Vicente de Paula Garcia e seu vice-prefeito Elias dos Santos.

Em cerimônia conduzida por Ricardo Assis, realizada depois das 17h30 desta terça-feira (12/12) na obra principal que estava sendo inaugurada, a Quadra Poliesportiva E.M.E.F “Dirce Mendes Coluço”, o evento reuniu diretores de departamentos, encarregados e servidores da administração municipal, além de cidadãos e cidadãs locais e visitantes como Paulo Roberto Tarzan (assessor deputado Giriboni), Robson Leite ( assessor deputado Jorge Tadeu) e Carlos Alberto(Giriboni) e o pastor Willian, da Igreja Assembleia de Deus

Compuseram a mesa da solenidade, o prefeito Guilherme Gomes e sua esposa Emília Gomes, o vice-prefeito Marcos Roberto dos Santos “Marcão” e sua esposa Maria Lúcia; a filha da educadora Dirce Mendes Coluço (que dá nome à escola), Ana Coluço Bíglia e seu esposo Luiz Fernando Bíglia; Claudio Batista e sua esposa Ana Maria (representando a família de Adão Batista que doou o terreno para a escola); a educadora Terezinha Bugiani (representando a escola), a diretora Municipal de Educação Marta Batista, os vereadores Osni Corrêa Machado, Amarildo Martilho Quirino, Edson Antonio Ricardo, Israel Mateus de Almeida, Jean Carlos Simões Vieira, Luiz Carlos de Almeida “Nenê”, o ex vice-prefeito Elias dos Santos e os vereadores de Coronel Macedo, Pão e Marcão.

Primeiro a falar, o prefeito Guilherme Gomes agradeceu a presença de cada um e disse que era uma honra poder inaugurar aquela quadra, iniciada e concluída no primeiro ano de seu mandato, com recursos próprios do município, no valor de R$ 358 mil. “É uma satisfação enorme poder contar com o trabalho de cada um de nossa equipe, e com apoio dos vereadores!”

E depois, sobre as outras, cujas as placas estavam na mesma solenidade para descerramento, ele justificou aos presentes que elas estavam lá por logística, pois se fossem percorrer uma por uma haveria uma dispersão dos presentes devido ao sol forte e calor. “Optamos por inaugurar aqui mesmo”, e junto com o seu vice-prefeito Marcão, o ex vice-prefeito Elias e os vereadores presentes fez o descerramento das referidas placas, ou seja, das obras iniciadas na gestão 2013/2016, de Vicente de Paula Garcia e o vice Elias dos Santos e concluídas na atual gestão 2017/2020, de Guilherme Gomes e vice Paulo Roberto dos Santos:

1 – Reforma da Praça Maria Francisca Salvador, no Conjunto Habitacional “Irmã Encarnação”
2 – Reforma do Centro de Convivência do Conjunto Habitacional “Irmã Encarnação”, situado na Rua Justino Brizola, 733, no CDHU.
3 – Construção do Barracão de Reciclagem, situado na Rua Élide Bíglia de Assis, 28, na Vila Nova Riversul

Voltando para a inauguração da quadra, Guilherme disse que estava muito feliz por fazer algo exatamente na escola onde ele iniciou a sua vida escolar, ainda no prézinho. E citou suas ex-professoras Cleonice, Antonina e Ieda. Falou também das cinco filhas de seu avô Adão Batista, que se formaram professoras, dentre elas a sua mãe.

“Só através do ensino é que a gente consegue obter sabedoria para enfrentar o dia a dia”, ressaltou o prefeito.

Nessa oportunidade, Guilherme Gomes leu a biografia da professora Dirce Mendes Coluço.

Nasceu em 27/11/1938 em Itararé-SP e faleceu em Riversul no dia 24/06/1975, deixando três filhos: Fabio, Ana e Paulo.
Formou-se professora normalista pelo Instituto Educacional Epaminondas Ferreira Lobo, em Itararé-SP, no ano de 1957, e em seguida lecionou nas escolas isoladas rurais nos município de Itararé e Riversul.

Em 1964 tornou-se professora da Escola Lázaro Soares, onde exerceu o cargo com grande destaque.
Nesse tempo, visando melhorar os conhecimentos para repassar aos seus alunos, busca um ensino superior e matricula-se na Faculdade de Pedagogia de Itapetininga, porém, infelizmente ela adoece e falece antes de terminar esse curso.

“É muito gratificante! A gente vê que a administração pública demanda trabalhos em equipe e que cada um deixa um legado para o município. Agradecemos a cada um da equipe e os vereadores que apoiam o nosso trabalho que tem como objetivo o de sempre fazer o melhor para a nossa Riversul, e sempre no caminho certo” , finalizou o prefeito Guilherme Gomes.

Em seguida, falaram os vereadores Osni Correia Machado, Luiz Carlos de Almeida “Nenê” e a diretora de Educação, Marta Batista.

Encerrando, a professora Gabriela Biglia narrou o poema escrito com muito carinho por seu pai Luiz Fernando Bíglia à sua avó Dirce Mendes Coluço. “Poema em homenagem a Dirce Mendes Coluço”, no qual, com muita sensibilidade, o autor Nando, descreve a mulher, a mãe carinhosa, a professora dedicada, que teve uma vida curta, mas profícua, que deixou legados de bondade e sabedoria, cuja a vida, “termina num São João”. A professora Dirce Mendes Coluço faleceu em 24 de junho de 1975.

Notícias relacionadas