Prefeito de Taquarituba defende em seminário que os municípios façam compra conjunta de medicamentos

A viagem de intercambio para a Alemanha no final de fevereiro e meados de março de 2010 do  prefeito de Taquarituba Miderson Zanello Milléo e demais prefeitos da região, resultou  na vinda para o Brasil, dos avaliadores alemães Dr.Günter Dill e do professor Mikael Linder, da Fundação Conrad Adenauer. Em seminário da Amvapa realizado em Piraju, Milléo defendeu as vantagens de os municípios envolvidos efetuarem compra conjunta dos medicamentos oferecidos pelos municípios à população.  
A viagem se deu por conta, da articulação do Dr.José Mario Brasiliense Carneiro, da Oficina Municipal da Fundação Conrad Adenauer com a Amvapa, (Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema) formada  por 14 municípios, Angatuba, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Fartura, Itaberá, Itaporanga, Itaí, Paranapanema, Piraju, Riversul, Sarutaiá, Taquarituba, Taguaí e Tejupá.

Além de Taquarituba, Günter Dill e o Professor Mikail visitaram os municípios de Tejupá, Piraju e Avaré, conferindo as riquezas naturais da região como também as lavouras de soja e café.


Na quinta – feira, (26) a Amvapa promoveu no salão de convenções de um hotel de Piraju, o Seminário sobre  Iniciativas de Caráter na Região do Vale  do Alto do Paranapanema, cujo objetivo, foi  de solidificar o Consórcio Intermunicipal do Alto do Paranapanema.

O presidente da Amvapa o  prefeito de Sarutaía, Isnar Frateschi Soares falou sobre o histórico da Associação  enfatizando a importância da  parceria dos municípios nesse consórcio intermunicipal.

Dr. José Mario Brasiliense falou da importância  da Lei dos Consórcios Públicos que congrega  vários municípios, lei que dá sustentação  jurídica  aos prefeitos, afirmando que a Fundação Adenauer  está no Brasil a 42 anos e que traz experiências positivas da Alemanha para o nosso País.

O prefeito de Taquarituba foi alvo de muita atenção quando abordou o tema, compra consorciada de medicamentos e a importância da cooperação regional de municípios, como também, a 1ª Dama Betinha relatando sobre a ação articulada de Primeiras Damas em nível regional.

“No Brasil os municípios se consideram concorrentes uns dos outros e isso não é salutar, na Alemanha existe um prefeito regional que trata dos interesses de vários municípios. E neste rico País, o caminho é alavancar o Consórcio Intermunicipal para que os resultados venham”, disse Dr. Günter Dill. (Com Orlando Chamorro, assessor de imprensa da Prefeitura de Taquarituba)

Notícias relacionadas