Prefeito, presidente da Câmara e comunidade indígena participam de comemoração de entrega de casas rurais no Sudoeste Paulista

 

Desde 2013 Itaporanga participa do programa e já foi contemplada com 37 casas entregues, 13 em andamento e mais 50 contratadas – Em evento realizado no último dia 2, quinta-feira, em Capão Bonito, o Programa Minha Casa Minha Vida Rural entregou mais 184 unidades habitacionais a agricultores do município de Capão Bonito, no estado de São Paulo.

A cerimônia de entrega das casas, nesta quinta-feira (2/7), contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e da presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF), Miriam Belchior, Deputado Estadual Edson Giriboni, Prefeitos, Vice-Prefeitos, vereadores e autoridades da região.

Em seu discurso, o ministro destacou a importância do programa. “Ele é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar porque a casa própria, em condições dignas, é essencial para manter a família unida, preservar os vínculos familiares e comunitários”, disse.

Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento, entre elas, famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, trabalhadores da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Federação da Agricultura Familiar do estado de São Paulo (FAF), além de quilombolas e indígenas da região do Sudoeste Paulista.

Os recursos para construção das moradias são repassadas pelo Governo Federal R$ 28,5 mil/unidades e pelo Governo Estadual através do Programa CASA Paulista da Secretaria da Habitação do Estado, no valor de R$ 10 mil/unidade.

O município de Itaporanga esteve representada no evento pelo prefeito Zé do Nute, pelo presidente da Câmara Elias Lagos Alves e pela comunidade indígena da Aldeia Tekoa Porã.

Conforme Faf/Cut-SP/Cooperhat-SP, o município de Itaporanga foi contemplada com o programa, conforme abaixo:
– Unidades contratadas no município:
Itaporanga (empreendimento 1)- 13 unidades – contratado em outubro de 2013. Obra finalizada em setembro de 2014.
Itaporanga (empreendimento 2)- 24 unidades – contratado em dezembro de 2013. Obra finalizada em março de 2015.
Itaporanga / Aldeia Tekoa Porã – 13 unidades – contratado em Outubro de 2014. Obra em andamento.
Itaporanga (empreendimento 3) – previsão para contratar esse ano – 29 unidades
Itaporanga já formalizou contrato para 50 unidades, com mais 29 unidades em fase de contratação.

“A Prefeitura de Itaporanga tem dado total apoio ao programa, que além de firmar convênio com a Caixa Econômica Federal, tem colaborado com a preparação dos terrenos para as construções, além de auxiliar os proponentes na preparação da documentação necessária para ingressar no programa”, disse Zé do Nute.Também enaltece a parceria e o trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf) através do Presidente Marcos Pimentel para o sucesso do Programa.

 

Zé do Nute é recebido por Rubens Cury, subchefe da Casa Civil

No dia 1º, o prefeito Zé do Nute esteve no Palácio dos Bandeirantes em audiência com o Rubens Cury, subchefe da Casa Civil.

Nessa oportunidade, Zé Nute tratou de diversos assuntos relevantes para o município, principalmente com referência a convênios referentes a emendas parlamentares do exercício de 2014, destinados a infraestrutura urbana (recapeamento asfáltico) em diversas ruas do município.

Rubens Cury ressaltou que o atraso é em virtude da queda de arrecadação, que tem afetado bruscamente o orçamento do Estado.

Notícias relacionadas