Prefeito Zé do Nute inaugura obras e entrega máquinas e veículos

Foram inauguradas a nova UBS, entrega de máquinas e veículos, nova quadra poliesportiva, e reforma do estádio municipal – Na noite desta sexta-feira (30), em solenidade realizada no prédio da nova UBS, o prefeito Zé do Nute fez as inaugurações.

Estiveram presentes o seu vice-prefeito Gezuino Rovides, os vereadores Elias Lagos Alves (presidente da Câmara), Má Benck, Reinaldo Oliveira ‘Toco’, Carlinhos Ambulância, e o secretário de Saúde Dario Urbanski, e familiares dos homenageados que emprestaram nomes às obras.

No cerimonial conduzido pela engenheira Franciane Teodoro Perez, ela destacou o perfil da administração municipal, que procurar ser justa, visando sempre o atendimento do maior número de famílias, com obras e ações socialmente justas, que visam o bem da coletividade, embora isso muitas vezes desagrade a alguns que buscam apenas o benefício próprio.

Destacou também que o ano de 2015 será um ano para “andar de lado”, e esta é uma afirmação de vários economistas brasileiros.
Diante das previsões pessimistas para o crescimento econômico do Brasil para este ano, a administração municipal comandada por Zé do Nute e o seu vice-prefeito Gezuino Rovides e por toda a equipe, vem conseguindo manter a Cidade nos trilhos, prova disso são as inaugurações. O ato de inaugurar obras em tempos de crise prova que quando se governa com seriedade e respeito ao dinheiro público os resultados aparecem.

A administração reconhece que tem dificuldades, pois ainda há muito para ser feito e será feito, com responsabilidade financeira, pois é o que pede a atual situação econômica do Brasil para este momento.

Há de se falar da maturidade adquirida pela administração pública municipal. Esta não se preocupa com a popularidade, pois esta ora está lá em cima, ora está lá embaixo, mas, preocupa sempre com a credibilidade, a qual tem de ser uma linha reta, sem altos e baixos.

Nessa oportunidade, fizeram uso da palavra o pastor Leonel (da Igreja Bastista); o presidente da Câmara vereador Elias Lagos Alves; o secretário de Saúde Dario Urbanski e o prefeito Zé do Nute.

Secretário de Saúde Dario Urbansk
Secretário de Saúde Dario Urbansk

Dario Urbanski fez um resumo da importância e atuação da sua secretaria para os munícipes e agradeceu a Câmara Municipal por aprovar todos os projetos na área de Saúde, os colegas da secretaria e os funcionários da Secretaria de Obras pela construção daquela UBS.

Citando números relacionados ao ano de 2014, Urbanski informou dentre outros que foram cerca de 40.000 atendimentos, com 160 cirurgias feitas no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças de Itaporanga.

O prefeito Zé do Nute falou sobre as obras e sobre cada um dos homenageados

Prefeito Zé do Nute
Prefeito Zé do Nute

1 – Reforma do Estádio Municipal Ângelo Volpi, para qual a administração buscou através de parceria com o governo estadual, recursos financeiros para esse importante local de lazer da população. Emenda do deputado Davi Zaia possibilitou a construção de um novo vestiário, reforma nos banheiros e no bar, melhorias no alambrado e principalmente construção de salas para escritórios onde será alocada a Secretaria Municipal de Esportes, a ser anunciada em breve.

Sobre Ângelo Volpi, disse que talvez para os mais novos não seja um nome conhecido, mas para os esportistas mais antigos, sim. Todos se lembram de como este senhor adorava o futebol. Aos domingos, com a sua cadeirinha, sentava-se embaixo das árvores do estádio e só saía quando ouvia o apito final.

2 – Sobre a Quadra Poliesportiva João Carlos Perez Monteiro, falou que se trata de uma obra importante para atender os moradores dos bairros CDHU, Bela Vista e moradores do entorno.

“Na maioria são crianças que não tinham onde praticar esporte e ficavam pelas ruas, ao sol, e hoje têm um lugar adequado, com segurança para a prática esportiva.
Assim, não poderíamos deixar de homenagear esta obra com o nome de um cidadão itaporanguense que dedicou parte de sua vida ao esporte de nossa cidade”

João Carlos Perez Monteiro, filho do saudoso professor Vicente Perez do Amaral e da professora Therezinha Apparecida Monteiro Perez (presente ao evento), nasceu em 09 de outubro de 1958.

Trabalhou no antigo Banco Bamerindus e por muito tempo na Sabesp, desde 1978 até o seu falecimento em 19 de janeiro de 2014.
Era casado com Jane Maria de Oliveira Monteiro Perez (presente ao evento), com quem teve dois filhos: João Vitor de Oliveira Monteiro Perez e João Alexandre de Oliveira Monteiro Perez.

Foi presidente da Comissão Municipal de Esportes, em trabalho voluntário no período de 1993 a 1996, na gestão do ex-prefeito Toninho Loureiro.

Defendeu seu mandato de presidente da CME com garra e dedicação, promovendo eventos esportivos e proporcionando grandes momentos de lazer para a população itaporanguense.

3 – Sobre a construção da UBS Prefeito Nosor Orlando de Oliveira, informou que a unidade é a porta de entrada para inclusão e início de tratamento no Sistema único de Saúde – SUS

A partir do conceito de Atenção Básica, pode-se considerar que a a missão da unidade, independente da estratégia de sua organização, é desenvolver ações de prevenção, promoção e recuperação de saúde da população, de modo a intervir no processo de saúde da população, respeitando princípios da integridade, equidade e universalidade, ampliando a participação e o controle social com vistas a vigilância à saúde na defesa da qualidade de vida.

Esta nova unidade, com salas mais amplas e melhores acomodações tanto para a equipe do PSF como para a população a ser atendida, receberá o atendimento prestado pela equipe do Programa Saúde da Família, do postinho Prefeito Nosor Orlando de Oliveira.

Os recursos financeiros para a construção deste prédio são oriundos de convênio com o governo federal, através de emenda parlamentar do deputado federal Milton Monti

O homenageado Nosor Orlando de Oliveira, farmacêutico de profissão foi prefeito de Itaporanga no período de 1956 a 1959. Sua administração foi uma das mais brilhantes, com várias obras, entre essas, destaque para a E.E. Epitácio Pessoa.

Deixando a prefeitura, Nosor Orlando recebeu um convite do então governador Abreu Sodré para ocupar um cargo no Governo do Estado, onde chegou a desempenhar a função de subchefe da Casa Civil.

Deixamos aqui nossa homenagem a Nosor Orlando de Oliveira, sua esposa Galiana Abdala de Oliveira e os filhos Sonia Maria Abdala Piras de Oliveira, Selma Maria de Oliveira e Nosor Orlando de Oliveira Filho

MÁQUINAS E VEÍCULOS – Na frente da unidade de saúde inaugurada foram expostas as duas máquinas moto-niveladoras novas e mais um micro-ônibus. Segundo o prefeito, as máquinas foram adquiridas recentemente com financiamento do BNDS para atender com maior eficiência as estradas da zona rural, no escoamento da forte produção agrícola do município.

“Nunca Itaporanga teve três máquinas moto-niveladoras novas como essas. No ano passado Itaporanga foi contemplada com uma nova, através do PAC2 do governo federal. Agora compramos mais duas 0Km. Foram 5 anos de luta e persistência, devido às dificuldades e trâmites burocráticos para renovação de nossa frota. Se diante das dificuldades tivéssemos desistidos, não teríamos renovado a frota e adquirido essas máquinas. Quando assumimos existiam 52 veículos, agora são cerca de 130. Agradeço a Câmara de Vereadores por aprovar os nossos projetos de renovação de frota”, explicou o prefeito.

MAIS DOIS ANOS – Finalizando, Zé do Nute disse que ainda fará mais. “Meu mandato termina em 31/12/2016 e por isso ainda tenho mais 2 anos pela frente. Há muita coisa a ser feita. Nesse tempo vou trabalhar bastante e procurar fazer tudo o que for possível”, encerrou.

Notícias relacionadas

1 Comentário
mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Caio Soares
Caio Soares
4 de fevereiro de 2015 10:50

Com apenas alguns anos de atraso né… Mas eai, e o dinheiro dos professores, alguém viu? E a piscina, quando sai?