Prefeitura de Itaí contrata novos médicos

Atendendo determinação do prefeito de Itaí, Luiz Antonio Paschoal, a Secretaria Municipal de Saúde contratou mais médicos para melhoria no atendimento à população. A recém-inaugurada UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Planalto, denominada Tótilas de Freitas, é onde fica a maioria deles. Há profissionais para pronto-atendimento

 e  consultas com hora marcada, não só do bairro, mas de toda a cidade e zona rural. 

 


No Planalto o agendamento pode ser feito pessoalmente ou pelo telefone (14) 3761-2382. Os médicos da unidade são João Alberto Siqueira, Francisco Correa, Simon Saikali, André Vinicius Pereira Tavares, Vladimir Lopes Fernandes e Francisco Novaes. Há também a psicóloga,  Carolina Jabur Saikali, que atua no tratamento de transtornos alimentares como bulimia, anorexia e compulsão por alimentos. 

No Posto do Jardim Planalto também estão sendo realizadas pequenas cirurgias, feitas às quintas feiras, somente através de encaminhamento médico. Ao lado dos novos contratados, atende também no Planalto, às segundas-feiras, a partir das 9h, e quartas-feiras, após as 10h, o ginecologista Paulo Massud, que já atendia na UBS Dr. Durval Garcia. 

Formado há mais de 40 anos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Massud tem grande experiência na área de Ginecologia e Obstetrícia. Ele elogia a estrutura do novo posto de saúde e parabeniza o prefeito, Doutor Paschoal, por tal iniciativa. “Quem ganha com isso é a população”, diz.

Às quartas, quintas e sextas atende no Planalto o médico Francisco Correa, na área de clínica médica. Ele tem especialização em Ginecologia, Mastologia, Cirurgia e Medicina do Trabalho. Formou-se há 29 anos no Rio de Janeiro. Ele nota que a intenção do executivo municipal é favorecer o bom funcionamento da unidade. 

Terças e quartas, das 8h às 17h, os pacientes que procuram a unidade de saúde do Planalto contam com o plantão de pronto-atendimento o médico generalista André Vinicius Pereira Tavares.  Formado há quatro anos, na Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, ele tem ainda especialização em Otorrinolaringologia. Segundo Tavares, a expectativa no local é  dar mais uma opção de atendimento à população de Itaí, desafogando a demanda no Centro de Saúde (UBS Dr. Durval Garcia) e Santa Casa.

São dois os pediatras disponíveis. Segundas e quintas-feiras, das 8h30 às 15h, atendimento das crianças fica por conta do pediatra  Vladimir Lopes Fernandes. Ele é formado desde  1985 pela Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto. Ele enaltece o ambiente da nova unidade de saúde e conta que a preocupação  da equipe tem sido a de agradar ao povo. O pediatra Simon Saikali, de Avaré, atende às terças, das 12h às 17h, quartas das 15h às 17h, e nas sextas das 13h às 17h. 

Saikali formou-se médico há 35 anos na Unesp e fez residência em Pediatria na Unicamp. Trabalhou muitos anos em UTI Pediátrica, tendo experiência também em Pronto Socorro, unidades de saúde do SUS e consultório próprio. Ele informa que no Planalto ele trabalha com consultas agendadas e atendimento contínuo, tanto de Pediatria quanto de Clínica Geral.

Os médicos Francisco Novaes e João Alberto Siqueira fazem atendimento de clínica médica na nova unidade, mas possuem especialização em Cardiologia. Formado na Faculdade de Medicina de Lisboa, antes de vir para a região Novaes trabalhou em Portugal e em São Paulo. É encontrado às segundas-feiras no novo posto. Siqueira atua há 37 anos e presta atendimento no Planalto segundas e terças, a partir das 13h30. Ambos elogiam a nova unidade, a receptividade da população e a iniciativa do prefeito municipal em ampliar o número de médicos.

A psicóloga Carolina Jabur Saikali é formada há 9 anos e desde então trabalha no tratamento de pessoas com transtornos alimentares. Entre os locais que atuou estão o ambulatório alusivo no Hospital das Clínicas e em consultório particular. Ela orienta as pessoas com problemas de excesso peso, crianças e adultos que não se alimentam bem a procurar um médico. O atendimento psicológico, conforme a psicóloga, serve para completar o trabalho do médico e outros profissionais como o nutricionista. O tratamento, conforme ela, dura em média 12 semanas. As consultas ocorrem às terças e quartas, das 9h às 12h30.

Jardim Brasil

Na unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) Jardim Brasil também há médicos novos. O ginecologista e obstetra Decio Feola Júnior atende pacientes de toda a cidade nas quintas e sextas-feiras,  o dia todo. Já o generalista Dionisio Gobbi de Mello Cordova faz o atendimento específico dos moradores da área de abrangência do ESF durante o horário de funcionamento da unidade, de segunda a sexta.

Formado há 29 anos, Feola Júnior, o novo ginecologista, já trabalhou em cidades da Bahia e no interior de São Paulo. Além de consultas, ele faz procedimentos como a implantação de DIU (Dispositivo Intrauterino), cauterizações de colo uterino e colposcopia. É plantonista na Santa Casa, onde realiza partos.

Doutor Dionísio vem do Rio de Janeiro, da Universidade do Grande Rio, onde formou-se em 2006. Atualmente faz especialização em Psiquiatria e em Medicina do Trabalho.  Ele conta que trabalhou desde o segundo período de faculdade na unidade mista de atendimento da Prefeitura de Mangaratiba, atuando também em clínicas particulares, entre elas a de Medicina Estética. Também trabalhou como médico concursado em unidade de Saúde da Família de Praia Grande, e em setores de Saúde Ocupacional de empresas como a atual Vale do Rio Doce, Michelin e Gerdau. Passou pelo SESI Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), e antes de Itaí trabalhou em unidades de Saúde do SUS no interior de São Paulo.

Em Itaí, ele conta que procura trabalhar de acordo com os preceitos do ESF, que preza pelo atendimento  através de agendamento, separando os pacientes para em grupos de diabéticos, hipertensos, crianças e adolescentes. Um dia da semana também é reservado para atendimento de queixas em geral, avaliação de resultados de exames e trocas de receitas. O médico conta que ele e sua família estão gostando de Itaí, que oferece, em sua opinião, excelentes condições de qualidade de vida. O telefone do ESF Jardim Brasil para mais informações é o (14) 3761-2248
 
 
 

Notícias relacionadas