Prefeitura de Itaí inaugura Unidade Básica de Saúde no Jardim Planalto

Local oferece consultas de ginecologia, pediatria, pré-natal, clínica geral e de transtornos alimentares – A Prefeitura Municipal de Itaí, que tem como prefeito o Doutor Luiz Antônio Paschoal, entregou à população a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tótilas de Freitas, no Jardim Planalto. A inauguração ocorreu na manhã de quarta-feira (18) na…

presença do prefeito Doutor Paschoal e a Primeira-Dama Laodicéia, vereadores Mauro Amilcar Miranda, Isaias Arruda, Carlos Eduardo Michelin, Sidney Caetano, secretários e coordenadores municipais, familiares de Tótilas de Freitas, conselheiros de saúde e moradores do bairro.


Doutor Paschoal, em seu pronunciamento, registrou que está trabalhando para que o município possa prestar serviços básicos de saúde ao cidadão nas proximidades de sua residência. Lembrou que há 11 meses foi inaugurada a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Monte Alto, construída com verbas do município. 

Já para a edificação da unidade do Planalto, Doutor Paschoal relatou que foi buscada verba federal, através de emenda parlamentar, a fim de somar aos recursos disponíveis no município. Doutor Paschoal disse que novas unidades de saúde devem ser entregues à população em sua gestão. Acrescentou que a prestação de contas existente das obras que estão sendo feitas e a fiscalização de órgãos competentes certificam a idoneidade na gestão dos recursos públicos aplicados nas mesmas.

O médico coordenador da nova UBS, Simon Saikali, esteve na inauguração. Conforme ele, o funcionamento da unidade ocorre das 6h às 17h para oferecimento de consultas agendadas de clínica geral e pediatria todos os dias. Consultas de ginecologia e de pré-natal ocorrem duas vezes por semana. O paciente que precisar de acolhimento imediato e não tiver consulta agendada também pode contar com os serviços da UBS, informa o médico coordenador.

Entre as novidades dessa UBS está o Laboratório de Distúrbios Alimentares, que terá uma psicóloga especializada no tratamento de problemas como bulimia, anorexia, compulsão por alimentos, entre outros. Uma vez por semana, conforme Saikali, haverá cirurgias ambulatoriais, nas quais não há necessidade de internamento hospitalar, sendo a estadia do paciente no local limitada ao tempo do procedimento. 

Encerrada a cerimônia, apresentada por Silvana Gonçalves, da Secretaria de Saúde, todos os presentes visitaram as salas da nova unidade. Moradoras do Jardim Planalto, as irmãs Eideni de Souza e Elisabeth de Moraes, foram algumas das pessoas satisfeitas com o que viram. “Ficou lindo! Quero trazer meu neto para ser o primeiro bebê a ser atendido!”, disse Eideni. As filhas do cidadão homenageado, Auristela e Sheila de Freitas, presentes na solenidade, agradeceram a homenagem e elogiaram as instalações da nova UBS.

Homenageado – A solicitação para que o novo prédio fosse denominado “Tótilas de Freitas” foi do vereador Mauro Amilcar Miranda. Segundo ele, o homenageado foi um dedicado funcionário da UBS Dr. Durval Garcia entre maio de 1950 e janeiro de 1985. Ele também prestava serviços voluntários de treinamento da Banda Municipal, além de ser um dos primeiro funcionários do setor da saúde no município. 
 
 
Familiares do homenageado, Tótilas de Freitas

Quando falou ao público, Miranda enalteceu a pessoa de Tótilas e agradeceu à Prefeitura Municipal pelo investimento na localidade. “Estou feliz como vereador e morador do Jardim Planalto. Tenho minha família aqui e há muito tempo lutamos para o desenvolvimento do nosso bairro. Em nome do Jardim Planalto o nosso muito obrigado!”, disse emocionado.  

O presidente da Câmara de Vereadores de Itaí, Sidney da Silva (Caetano), contou que a indicação do nome de Tótilas Freitas foi aprovada por unanimidade. Ao público ele falou que a nova obra da gestão do Doutor Paschoal é uma forma simples de realizar o sonho do bairro, uma vez que ela abre as portas para a população ser atendida quando precisar. (Da Assessoria de Comunicação)
 

Notícias relacionadas