Prefeitura de Itapeva investe mais de R$1 milhão na agricultura familiar do município

Prefeito e secretários municipais realizaram reunião com os produtores familiares para definir o investimento – A qualidade da merenda escolar e a valorização dos agricultores locais foram tema de uma reunião do prefeito Roberto Comeron com representantes de Associações dos agricultores familiares realizada nesta segunda-feira, dia 18, no Paço Municipal.

Na pauta, a aquisição de hortaliças para abastecer a merenda nas escolas da rede municipal de Itapeva. A negociação firmada com os produtores locais tem validade de seis meses a um ano e irá injetar R$1.065005,77 em contratos com a agricultura familiar de Itapeva. Participaram da reunião representantes de associações que atenderam à chamada pública, divulgada na Imprensa Oficial do município. Dentre as cooperativas participantes estão: Cooperativa dos Assentados da Reforma Agrária, Cooperorgânica, Associação dos Apicultores de Itapeva (AAMI), Associação do Bairro Avencal, Associação dos quilombolas do Jaó, entre outras.

Prefeito Roberto Comeron
Prefeito Roberto Comeron

O prefeito reforçou a parceria com os agricultores e destacou que os recursos municipais devem ser preferencialmente investidos para beneficiar fornecedores locais para que esses recursos circulem na própria região. “Quando se compra de produtores de outras cidades, o dinheiro da aquisição sai de Itapeva e acaba sendo gasto no comércio de outros municípios. É também por isso que damos preferência para os produtores locais, pois assim os recursos se mantêm em Itapeva”, explicou o prefeito.

Para o secretário municipal da Agricultura e Abastecimento, Rafael Campolim, que trabalhou como interlocutor entre a Prefeitura e os produtores, comprar os hortifrútis da agricultura familiar é muito importante, pois além de agregar mais qualidade à merenda escolar, com a inclusão de produtos orgânicos e livres do uso exagerado de agrotóxicos, a aquisição também estimula as pequenas produções agrícolas da cidade. “A Prefeitura tem uma preocupação grande em valorizar os pequenos produtores rurais da cidade. A partir dessa iniciativa, a vida nas áreas rurais se torna mais digna”, disse o secretário.

A secretária municipal da Educação, Geni Muzel, também acompanhou a reunião e destacou a importância de oferecer produtos de alta qualidade para os alunos da rede municipal. Segundo ela, muitos dos produtores são pais ou parentes dos alunos das escolas municipais, deste modo, a preocupação deles com a qualidade é muito grande, pois sabem que as crianças que irão comer os hortifrútis são membros de suas próprias famílias. “A qualidade dos produtos dos agricultores familiares e Itapeva é indiscutível, mas mesmo assim, temos também nutricionistas e técnicos em nutrição que fazem a seleção dos melhores produtos. Esses profissionais também auxiliam as merendeiras para que o preparo dos alimentos seja realizado da forma mais saudável possível”, ressaltou a secretária. (Da Assessoria de Imprensa de Itapeva-SP)

 

Notícias relacionadas