Prefeitura de Riversul e Defesa Civil atuam firmes em ação após enchentes

 

Há um mês, quase todas estradas rurais do município estavam em boas condições, porém as fortes chuvas desse inicio de ano provocaram graves estragos em todas elas. Desde então a Prefeitura vem trabalhando firme na recuperação delas.

Como os danos ocorreram em todo o município, nem tudo pode ser feito de uma só vez e por isso também é necessário um tempo maior pra fazer todo o serviço.

 

Já no dia seguinte à enchente as equipes da Prefeitura estiveram presentes em todos os locais que se fizeram necessários. Foram 25 famílias removidas , num total de 84 pessoas atingidas. Somente as pessoas da Olaria foram alojadas na Igrejinha e os demais nas casas de parentes. Desde manhã já havia alimentação disponível na EMEI e doações de roupas, colchões e gêneros alimentícios.

O povo de Riversul e da região mais uma vez deu uma forte demonstração de solidariedade ao próximo.

Na quarta feira com o restabelecimento do abastecimento de água foi possível o retorno da maioria das famílias para as suas casas. Todos receberam da Defesa Civil um Kit contendo balde, rodo, vassoura, panos, sacos para lixo, luvas, água sanitária, sabão necessários para a limpeza das suas casas.

No dia seguinte foram distribuídas cestas básicas, sabonetes, escovas e pasta de dente. Para os locais mais atingidos também foram distribuídas colchões e roupa de cama. Todo esse material foi buscado por um caminhão da Prefeitura no Depósito da Defesa Civil em Apiaí.

Passado esse primeiro momento, a Engenharia da Prefeitura está preparando a documentação necessária como planta, planilha orçamentária , fotos e justificativas para solicitar recursos à Defesa Civil do Estado para a recuperação ou construção de pelo menos 3 casas fora da área de risco.

Desde o primeiro momento a Prefeitura tem mantido contato com o DEER para a recuperação da ponte na entrada da cidade. Na próxima segunda-feira, mais uma vez o engenheiro Paulo do DEER estará em Riversul para tomar as providencias necessárias.

A Prefeitura em momento algum deixou de estar à frente e empenhada para resolver os problemas gerados pela enchente.

Riversul com 62 anos de existência na condição de município, apenas em 2013 criou a sua Defesa Civil pela Lei Municipal nº 1.591/2013, regulamentada pelo Decreto nº 234/2013 e seus membros designados pela Portaria nº 918/2013.

LEI Nº 1.591/2013
De 19 de Novembro de 2013

“Dispõe sobre a criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC do Município de Riversul, e dá outras providências.”

DECRETO Nº 234/2013
De 22 de Novembro de 2013

“Regulamenta a Lei Municipal nº 1.591/2013, que criou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC do Município de Riversul.”
PORTARIA N.º 918/2013
De 29 de Novembro de 2013

“Dispõe sobre a nomeação dos membros da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC para o biênio 2013-2015, e dá outras providências.”

Notícias relacionadas