Presidenta Dilma participa da missa de beatificação da Irmã Dulce

Neste domingo (22/5), a partir das 17h, a presidenta Dilma Rousseff participa da missa de beatificação da Irmã Dulce, no Parque de Exposições de Salvador (BA). A programação festiva do processo de beatificação começa em 21/5 e vai até o dia 28/5, quando ocorrerá uma missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce. A cerimônia será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, representando o papa Bento XVI.


A beatificação de Irmã Dulce é parte do processo de canonização, iniciado em janeiro de 2000, pela Igreja Católica. Após beatificada, Irmã Dulce passará a se chamar a “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

Irmã Dulce – A missionária nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, com o nome de Maria Rita d Souza Brito Lopes Pontes. Faleceu aos 77 anos, em 13 de março de 1992, em Salvador. 

Indicada para lecionar em colégio no bairro da Massaranduba, na Cidade Baixa, iniciou, em 1935, a assistência à comunidade pobre de Alagados, conjunto de palafitas no bairro de Itapagipe. Por esse trabalho a imprensa passou a chamá-la de Anjo dos Alagados.
 
 
 

Em 1959, fundou a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), entidade cujo trabalho a tornou conhecida nacionalmente. Esta associação nasceu em torno do Hospital Santo Antônio, criado em 1949 como um albergue, quando Irmã Dulce improvisou um abrigo no seu convento para 70 doentes que estavam nas ruas de Salvador. Hoje a entidade tem cerca de 2.300 colaboradores e 600 voluntários e é considerada uma das instituições filantrópicas mais importantes do mundo.  (Obras Sociais Irmã Dulce – tel. (71) 3310-1100)
 

 
Compartilhar

Notícias relacionadas