Presidenta Dilma preside cerimônia comemorativa do 146º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Nesta sexta-feira (10/6), a presidenta da República, Dilma Rousseff, presidirá a cerimônia comemorativa do 146º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha (11 de junho).

O evento acontece às 10h no Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília.


Na cerimônia cerca de 170 personalidades e instituições serão agraciadas com a Medalha da Ordem do Mérito Naval. A Medalha, criada por meio do Decreto nº 24.659/1934, destina-se a premiar militares da Marinha que tenham se destacado no exercício da profissão. Também podem ser homenageadas, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras que tiverem prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

De acordo com a Marinha do Brasil, a data magna faz referência à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida na manhã do dia 11 de junho de 1865, no rio Paraná, e é considerada por historiadores como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. A Batalha representa uma das mais importantes vitórias da história militar brasileira e foi o maior embate militar na América do Sul.  (Da Assessoria de imprensa do Comando da Marinha)
 

Notícias relacionadas