Prevenção: Itaporanga realiza dia 19 exame Papanicolau

ppnicA Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga realizará no próximo dia 19 de outubro a Campanha de Coleta de Papanicolau. AGENDE seu exame na Unidade de Saúde mais próxima a sua residência para participar da Campanha. A Secretaria alerta que este exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher.

O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

O que é o colo do útero?
Colo do útero é à parte do útero que fica dentro da vagina.

E o exame preventivo de câncer, o que é?
Este exame é a coleta de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear.

Quais são os possíveis resultados ?

O resultado pode ser fornecido em Classes de Papanicolau que variam de I a V ou em descrição das lesões. Estes resultados devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Se tiver dúvidas pergunte.

Mas este exame só serve para isto?

Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, e doenças da vagina e doenças do colo do útero. Por isto é importante que seja o seu médico quem interprete o exame e lhe dê medicamentos específicos para estas alterações. O exame ginecológico é uma excelente oportunidade para você conversar com seu médico a respeito de sua saúde e de temas como câncer de mama, menopausa, e osteoporose.
Confira os locais onde será realizada a Campanha de Coleta de Papanicolau:
Dia 19 de outubro das 17 horas as 19 horas

Quais os cuidados que devem ser tomados antes de fazer o Papanicolau?
– não manter relações sexuais TRÊS dias antes do exame;
– não usar duchas, cremes ou medicações vaginais por três dias antes do exame;
– não estar menstruada.
– Toda mulher que teve ou tem atividade sexual e aquelas que apresentam alteração no ciclo menstrual, qualquer que seja a idade (mas, principalmente, as que têm entre 25 e 60 anos) deve fazer o Papanicolau periodicamente.

Locais para realização do exame:

PSF – Nosor Orlando de Oliveira e

Centro de Saúde “Dr. Nelson Lamos Oliveira”

Notícias relacionadas