Prevenção: Saúde de Coronel Macedo realiza palestra “Falar é a Melhor Solução”

Em continuidade às ações da Campanha “Setembro Amarelo, Juntos pela Vida em Combate a Depressão e ao Suicídio”, foi realizada na noite de quinta-feira (20/09), no Centro Comunitário João Batista Tonon Sobrinho, uma importante palestra ministrada  pela médica da Estratégia Saúde da Família  Mayara Alexandrina Barbosa Freitas, e pelo bancário aposentado Wilson Macedo de Freitas.

Esse evento, que teve apoio do Sicred, contou com o envolvimento de todos da equipe ESF, foi dirigido ao público em geral e em especial aos servidores municipais, e  contou também com a presença do prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”.

Essa questão de Depressão e Suicídio é assunto muito sério, considerado o “mal do século” pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

De acordo com a Dra. Mayara, há cada 40 minutos no mundo inteiro, uma pessoa acometida de depressão tenta o suicídio.

Nessa palestra, ela citou os vários motivos que levam à Doença que não é detectada em exames laboratoriais ou de imagens, os seus níveis e os eventuais comprometimentos da saúde física, pois é da mente e afeta pensamentos, comportamentos, sentimentos e o bem-estar de uma pessoa.

Ela explicou que normalmente a pessoa nesse estado sente-se triste, ansiosa, vazia, desesperada, preocupada, impotente, se considera inútil, culpada, irritada, magoada ou inquieta.

E a alternativa médica para evitar isso, que tem tratamento e cura, é prevenir, detectando os sintomas, resolvendo as causas e fazendo os tratamentos médicos indicados.

Após a sua fala foi distribuído aos presentes, o “Inventário Beck de Depressão”, um questionário simples com 21 alternativas e 4 respostas para cada uma. Ao responde-lo, a pessoa oferece as informações necessárias para diagnosticar ou não uma possível depressão.

Finalizando a sua participação, a Dra. Mayara pediu a colaboração dos presentes para que abracem esta causa, indiquem e apontem ainda que anonimamente as pessoas no município que estejam com os sintomas, para que a ESF possa ao menos tentar ajudá-las.

Por sua vez, o bancário aposentado Wilson Macedo contou a sua história de vida desde a infância até chegar ao Banespa onde começou na limpeza e terminou se aposentando como gerente.

Porém,  ele contou que passou por uma depressão grave, que durou três anos. Chegou a pontos críticos de não se preocupar mais com a higiene pessoal, de se isolar, de fazer necessidades fisiológicas na pia, no armário, na geladeira, e de ter medo de sair à rua. Comprava bananas e separava as cascas para comê-las depois, para não precisar sair à rua novamente por medo de tudo. Pedia o tempo todo para que Deus o levasse.

Mas, que, com a ajuda da família e de amigos, meio à força, foi levado a um encontro de Terapia de Grupo, onde começou o longo processo de superação daquele estado de sofrimento. Hoje é uma pessoa extremamente positiva e feliz, e viaja muito aproveitando a vida e levando a sua história para todos os cantos, com o objetivo de ajudar as pessoas.

Finalizando, num gesto de humildade e graças à vida, ele faz, em brincadeira uma interpretação (cover) de Roberto Carlos e a canção “O Portão”, música que ele adora, pois encontrou nela o que melhor expressa o que ele passou.

O portão (Roberto Carlos)

Eu cheguei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão
Eu voltei (eu voltei)

Tudo estava igual como era antes
Quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei
E voltei (e voltei)

Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei

Fui abrindo a porta devagar
Mas deixei a luz entrar primeiro
Todo o meu passado iluminei
E entrei (e entrei)

Meu retrato ainda na parede
Meio amarelado pelo tempo
Como a perguntar por onde andei
E eu falei (e eu falei)
Onde andei não deu para ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei

Sem saber depois de tanto tempo
Se havia alguém à minha espera
Passos indecisos caminhei
E parei (e parei)

Quando vi que dois braços abertos
Me abraçaram como antigamente
Tanto quis dizer e não falei
E chorei (chorei)

Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei
Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar

Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei
Eu parei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo

 

Notícias relacionadas