Previsão de mais chuva forte nesta quinta-feira (19); e onda de frio provocará geadas no Sul em plena primavera

(Do Climatempo) – As áreas de instabilidade provocaram chuva forte em São Paulo e causaram alagamentos na Grande São Paulo. Uma área de baixa pressão atmosférica que se desenvolve entre o Paraná, São Paulo e o Mato Grosso do Sul intensifica as áreas de instabilidade nesta quarta-feira, 18 de novembro.

A chuva prossegue no decorrer da noite desta quarta-feira por toda a Grande São Paulo e também no litoral e no interior, com momentos de chuva de moderada a forte intensidade. Houve queda de granizo pela manhã em bairros da capital e isso pode voltar acontecer ainda hoje.

Mais chuva forte em SP nesta quinta-feira

Essas áreas de instabilidade permanecem sobre o estado de São Paulo nesta quinta-feira, 19 de novembro, com a baixa pressão atmosférica se deslocando sobre o estado e indo em direção ao mar.

A previsão é de que chova em todas as regiões paulistas, mas já com expectativa de alguns períodos com a presença do sol no centro-oeste e norte do estado.

Todo o sul e o centro-leste de São Paulo, incluindo a região de Campinas, Sorocaba, a Grande São Paulo, todo o litoral, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira vão permanecer com predomínio de céu nublado nesta quinta-feira, com chuva frequente, que pode cair moderada a forte em vários momentos. Permanece o alerta para alagamentos e inundações repentinas causadas pela chuva forte em SP.

Onda de frio vai provocar geada no Sul em plena primavera

A temperatura vai baixar nos próximos dias com previsão de frio em áreas do Sul e do Sudeste do Brasil. Há indicação de geada fraca nos trechos de serra da Região Sul.

Após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil com moderada a forte intensidade. Este sistema já provocou diminuição da temperatura no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 18 de novembro, a temperatura diminui também no Paraná e em áreas do Sudeste.

Na capital paulista, por exemplo, o fim de semana foi marcado por máximas em torno entre 30 e 33°C. Nesta quarta, a máxima já não passa dos 21°C.

A previsão até o próximo final de semana é de temperatura baixa e madrugadas frias no Sul e Sudeste, especialmente nos trechos de serra destas regiões.

A queda de temperatura favorece a formação de geada fraca ao amanhecer nas serras gaúchas e catarinenses entre os dias 19 e 21 de novembro. No Sudeste as temperaturas mais baixas vão ser observadas no sul e leste de São Paulo e de Minas Gerais e no Rio De Janeiro.

A partir do domingo, dia 22 de novembro, a temperatura volta a subir de forma gradativa nestas áreas

Notícias relacionadas